Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de setembro de 2017




Hoje, a coligação Funchal Forte vai marcar presença pelas 16 horas, em frente à empresa dos Horários do Funchal, onde irá prestar a sua solidariedade a todos os trabalhadores pelo sério problema de não virem a receber os seus salários dos próximos meses de OUTUBRO e NOVEMBRO, já que a empresa está em quase ruptura financeira, pois não recebe há meses as indemnizações compensatórias. É que o Presidente da Câmara, Paulo Cafofo, anda entretido na campanha para a sua reeleição e nunca mais se sentou com o Governo na mesa de negociações, e pior ainda, anda há mais dum ano a arrastar-os-pés num assunto de vital importância para a mobilidade dos funchalenses.

Como a Câmara não delegou no Governo Regional a responsabilidade que actual lei confere às autarquias pelo transporte público, o Governo não pode meter um tostão na empresa, o que está a criar graves problemas de tesouraria, e, consequentemente, a falta de dinheiro para pagar salários já para o próximo mês. 
Relembramos, que há mais de um ano que Paulo Cafofo anda a “marinar irresponsavelmente” este assunto, o que já levou ao desespero o próprio Vereador Domingues Rodrigues, que se vê impotente para resolver esta situação gravíssima - que são os transportes públicos da cidade!
Sabemos que a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura insistiu no final do ano passado para se chegar a um acordo com a Câmara Municipal do Funchal, só que Paulo Cafofo marimbou-se para as negociações, não dá respostas, nem transmite qualquer posição clara e objectiva sobre o assunto. Aliás, essas preocupações foram transmitidas para a Comunicação Social, em Novembro de 2016, onde a SRETC avisa que “está em causa o futuro da empresa, dos trabalhadores e do serviço que esta presta (…) e que pode mesmo colocar em causa o transporte de passageiros a prestar na cidade do Funchal”.
Todas as autarquias da região já delegaram no governo esta responsabilidade, porque não têm meios financeiros nem técnicos para assumirem o que o novo Regime Jurídico do Serviço de Transporte de Passageiros exige, só que a CMF não se resolve, não delega a sua competência legal como Autoridade dos Transportes, nem se parece preocupar com um assunto de vital importância para a cidade nem para os sustento das quase 500 famílias dos trabalhadores dos Horários do Funchal.
E o mais surpreendente, é que legalmente, desde 1 de Janeiro de 2017, o Município do Funchal é a entidade responsável pelos transportes públicos e pelas carreiras de âmbito municipal, designadamente o seu planeamento, organização, operacionalização, fiscalização, investimento e financiamento, que passa pelas indemnizações compensatórias. Mas mesmo com esta responsabilidade em cima-dos-ombros, nada lhe importa, e tudo lhe passa ao lado.  
Mas esta inercia irresponsável não é nova, aquando da reabilitação do Palácio da Justiça, a falta de resposta de Paulo Cafôfo nas negociações para as obras de beneficiação deste prédio camarário, levaram um Secretário de Estado a desabafar o seguinte: “Mas o que é isto, ninguém me atende o telefone?! Isto já é demais!.. Não me digam que querem que seja o sr. Ministro da Justiça a ligar para o sr. Presidente da Câmara a pedir de joelhos autorização para fazer obras num prédio que é da própria autarquia?!
Repórter FUNCHAL FORTE

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal para que serve este Desgoverno? Mesmo que a Camara nao atue deve o Governo faze.lo noa existe autonomia? Pahhh isto tera mesmo caminho das viagens com valores pornograficos, barco ferry a marinar, vocidade na via rápida

Anónimo disse...

Os vereadores do Cafofo foram em viagens de luxo para a Argentina e nunca decidem isto. Onde anda a mobilidade desta gente?

Anónimo disse...

Na minha casa vamos todos votar contra o Paulo Cafofo porque esse senhor quer é alimentar os grandes senhores, é um traidor!

Anónimo disse...

Será que o Governo Regional já pagou até nem digo o serviço deste ano, mas os dos anos anteriores do aluguer dos autocarros na festa do PSD???

Anónimo disse...

Um grande traidor, mentiroso sem vergonha

Anónimo disse...

A lei diz que a Câmara é a autoridade nos transportes públicos, só que o Cafofo não quer os horários para nada... mas como não delega no Governo, não entra dinheiro das ajudas e vai tudo passar fome por culpa do Cafofo.

Anónimo disse...

Esta gente da Cmf muito gosta de gozar quem nunca se viu e se vê,Sao 500 familias,eu nem quero imaginar se esta coligação de Cafofo ganha eleicoes ou a maioria o que vai ser do Funchal. Funchal forte voces tem que conseguir eleger pessoas para a CMF. Lutem porque muita gente está atenta ao que se a passa.Força Gil Canha e Força Rubina

Anónimo disse...

Ao ignorante das 16.30 fica apenas o esclarecimento que, enquanto a câmara não delegar essa competência no governo, este não pode intervir. O Tribunal de Contas não autoriza.

Anónimo disse...

Até que enfim que alguém se lembrou dos hora´rios e da malta que anda preocupada com as contas para pagar no fim do mês.