Powered By Blogger

domingo, 24 de setembro de 2017

Notícia CM



CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Dívida da fundação de Joe Berardo ultrapassa os 990 milhões de euros



A FUNDAÇÃO DE JOE BERARDO, EMPRESÁRIO MADEIRENSE CONHECIDO PELA SUA COLEÇÃO DE ARTE, TEM UMA DÍVIDA À BANCA QUE PODE ASCENDER A 998 MILHÕES DE EUROS.

A Fundação Berardo tem uma dívida de 998 milhões de euros, quase toda proveniente de financiamentos pedidos à banca, escreve o Correio da Manhã, que teve acesso às contas da Fundação.
“Quase todo este endividamento, que diz respeito ao final de 2016, está concentrado em empréstimos de médio e longo prazo, cuja duração temporal é superior a um ano. Como a despesa com ‘juros e gastos similares suportados’ ultrapassou os 17 milhões de euros, tudo indica que esses financiamentos dizem respeito a empréstimos bancários e obrigacionistas”, lê-se no artigo do jornal.

A Fundação Berardo foi criada em 1988 pelo empresário madeirense Joe Berardo mas desde há vários anos que o seu nível de endividamente é bastante elevado. As contas a que o CM teve acesso revelam que em 2008, as “dívidas a instituições de crédito” ascendiam a 790,1 milhões de euros, dos quais 93% eram de médio e longo prazo, mas, no final de 2016, o endividamento atingiu 998,9 milhões de euros, dos quais 99,7% são créditos com mais de um ano.
No final de 2016, a Fundação Berardo tinha um ativo total de 737,6 milhões de euros. O passivo total (todas as dívidas) superava os mil milhões de euros.
Joe Berardo detém 862 obras de arte moderna e contemporânea e o acervo está avaliado pela leiloeira Christie’s em 316 milhões de euros. A coleção está em exposição no Centro Cultural de Belém.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu assim também era um falso rico! E nós a pagar os desvarios da banca, que emprestava dinheiro, como quem plantava milho. Pobre país que permite estes desvarios, e ninguém vai preso! Deveria ser na Inglaterra ou Estados Unidos para ver onde estes artolas iam bater com os costados!

Anónimo disse...

Chatice estou cheio de pena, coitados são dos trabalhadores, espero que não sejamos nós a pagar estas merdas. BPN, BES, Caixa Geral, Banif, etc, etc...

Anónimo disse...

Já estamos a pagar esta brincadeirinha há muito tempo. Já pagamos mais de 20 mil milhões de euros pela chulice de Oliveiras e Costas, Dias Loureiros, Salgados, Berardos,Varas e outras poucas vergonhas. Mas como eles sabem que a justiça está a favor da ladroagem, nada lhes acontece! Tudo na paz do senhor!

Anónimo disse...

Muita gente na Madeira recebeu bolsas de educação da Fundação dele e mesmo assim diz mal dele

eu cá estou agradecido

Anónimo disse...

Como vê, a Fundação é dele, mas o dinheiro NÃO!

Anónimo disse...

Esta família é sempre a mesma coisa, mania que são mais espertos que todos e no entanto é isto que vê e o Banif e o savoy... e agora também têm uma familiar que é deputada e que provoca problemas diplomáticos... no Azerbeijao, procurem no Google.

Anónimo disse...

Não foi este que denegriu e enxovalhou um grande Madeirense que foi o Eng Jardim Gonçalves e não foi este berardo que começou com o declínio do MBCP provocando o descalabro e mandando empregados para a rua afim de começarem a reduzir agencias?