Powered By Blogger

domingo, 24 de setembro de 2017



Sinais de uma vitória anunciada...


Deolinda Ferreira


Estava eu algures numa esplanada próxima da minha casa, a tomar o meu café domingueiro, numa cota muito mais acima das luxuriantes esplanadas do centro da cidade, e ouço esta conversa  entre duas senhoras:
Senhora 1 - “Cafofe já ganhou as elheições, as pessoas queriam lhe culpar da árvore do monte, mas a culpa é do Governe, e quando passaram na minha casa explicaram me isse…”

Senhora 2  - “É verdade, Cafofe explica a verdade e não mente como o PPD que anda a dizer que a cidade esta suja, Cafofe explicou que a cidade está mais suja porque há mais turistas, e a culpa de haver mais turistas é do Governe, que culpa tem Cafofe? O Governe que limpe a cidade….”
Fiquei atónita com esta conversa, pois como nunca estou em casa, nunca abri a porta ao Cafofe, nem a ele, nem a Rubina, nem ao Gil, nem aos outros, mas fiquei seriamente a pensar sobres esta campanha de Paulo Cafofo nas zonas altas, que não é mais nem menos como o BE consegue votos na margem sul de Lisboa, não tivesse eu lá vivido uns anos. A Estratégia é simples, usar as minorias (neste caso as da zonas altas), não para lhes resolver os problemas, mas sim para os fazer ficar revoltadas, simples, quanto mais a revolta cresce, mais votos eles têm. 
Paulo Cafofo sabe bem quais são as responsabilidades da CMF e as do Governo, mas as pessoas, coitadas, não o sabem, e ele joga perfeitamente com isso, atira tudo para o Governo e depois remata dizendo que é “pelas pessoas”.
Este logro que deixou marcas graves na cidade do Funchal nestes quatro anos parece estar a tomar proporções inimagináveis, pois como é obvio Paulo Cafofo está-se marinbando para a cidade, e o  seu grande masterplan é o governo regional, não andasse cafofo e as suas tropas, a culpar constantemente o mesmo governo, sobre responsabilidades que são do município.
Isto é de uma gravidade absurda, e o próprio PSD, principal força oponente, ao invés de alimentar jogadas palacianas sobre o poder interno do partido, como se isso interessasse à maioria do povo, tem de se unir na reta final, contra o princípio do caos que se começa a anunciar. Cafofo não tem nada para dar à população, assim como não fez nada na CMF, tem apenas a mensagem da revolta sobre um mal maior, o Governo, e que as pessoas gostam de ouvir.
Quem diz o PSD, diz os restantes partidos, Gil Canha no seu "Funchal Forte" também ainda não passou a mensagem às pessoas. Já Rui Barreto e o CDS, antes com poder na Igreja e nos valores cristãos, usam uma linguagem demasiado técnica e erudita para este povo perceber alguma coisa. Cafofe é mais claro, manda as culpas todas para o governo e está feita a campanha.
Por fim, e mais surreal ainda, dizia-me um dos meus filhos, o mais velho que já sai à noite, que Cafofe já tem uma festa programada na Praça do Município, para o próximo domingo, idêntica à mesma festa que deu, quando o Marítimo foi apurado para as provas europeias, com o mesmo empresário protegido a fazer barracas de cerveja e tudo. Viva a vitória, dizem já eles!
Fica tambem a nota das celebrações de Duarte Caldeira, candidato à junta de Freguesia, sobre a vitoria das sondagens.

Esta tudo louco?

16 comentários:

Anónimo disse...

O discurso da unidade por parte de alguém desesperado pela mensagem da sua candidata não estar a passar, após tantas promessas e acusações...vá pregar para a facção do seu partido que não se revê neste governo e candidatos. Esses são os mais interessados numa derrota deste PSD.
Para memória futura, nos velhos tempos, os candidatos do seu partido iam pela ilha fora a apontar as conquistas da autonomia, segundo eles: saneamento básico, estradas e electricidade. E alertavam para o "perigo" de não obter maiorias absolutas, como se as estradas e esgotos fossem desaparecer como magia.

Anónimo disse...

Está tudo louco sim senhora, pela desLeal ainda ter 31,8% das intenções de voto.
Estes renovadinhos mereciam ZERO!!!

Anónimo disse...

O Diário bem enganou as pessoas em favor de Cafofo populista e favorecedor de negócios.

Anónimo disse...

Duarte Caldeira escreveu no seu facebook, " para a semana volta tudo ao normal", celebrando as sondagens...

Anónimo disse...

dizem que igelsias hoje em conversa, diz que amanha ja vai mandar redocorar o gabinete...

Anónimo disse...

Ja esta marcada na praça do municipio uma grande festa, parece que estao a mandar mensagens a convidar e tudo...

Anónimo disse...

Cafofo vai perder e será desterrado pra campanário, coitado desse mentiroso, dou-lhe 15% e muito é

Anónimo disse...

Está tudo louco está.Após 40 anos a serem enganados, ainda há povo a ir na conversa dos laranjas desesperados.Os que ajudaram a fazer a dívida de milhões e milhões, mais a dívida oculta e mais as dívidas das Câmaras, que só a do Funchal foi uma rica prenda de mais de 100 milhões.Ó senhora Deolinda não venha também enganar nem ajudar a baralhar.A candidata Rubina baralha mais do que ninguém as competências do governo e as da câmara, e com tantos milhões que promete, até se pensa que se confunde com o secretário das finanças. Cafôfe? Quer ofender o Paulo Cafôfo ou está a gozar com o povo?

Anónimo disse...

É com artigos de militantes e apoiantes como este que a candidatura de Rubina Leal não chega lá. Mas vamos por partes que esta prosa é de brandar aos céus:

- as "minorias" como lhe chama das zonas altas são incultas, abrutalhadas e acreditam piamente no que os senhores da política lhes vão dizer no porta a porta? É que se tentou fazer uma graça com o "Cafofe" "elheições" e "Governe" saiu-lhe o tiro pela culatra. A isso chama-se discriminação, a vivência na capital não ensinou-lhe? Já agora, essas "minorias" são as mais afectadas no dia a dia (acessos; saneamento) e nas intempérides como os incêndios e inundações. E se os intentos dos senhores da política na revolta valessem votos, a CDU já tinha conquistado mais eleitorado, tantas vezes que vão lá acima.


- fugiu-lhe a boca para a verdade e escarrapachou que o principal medo do seu PSD (sim, pois essa conversa de jogadas palacianas internas é mais uma constatação de um partido a duas velocidades) é a ambição de Cafôfo: primeiro o segundo mandato na câmara, depois o governo regional. Basicamente, "se não ganhamos a CMF, o papão Cafôfo engole-nos em 2019." Eu preocupava-me mais com os militantes do PSD que fazem oposição silenciosa a Albuquerque, pois parece-me que dia 2 vão fazer-se ouvir e questionar a actual direcção e exigir congresso antecipado e eleições.

Antes que acusem-me de cafofiano ou algo pior, considero que este presidente, em quem votei em 2013, foi um flop e não merece uma segunda oportunidade minha. Mas nunca irei depositar o meu voto neste PSD, com esta campanha suja que alguns dos seus militantes fazem, que contrasta com a minha anterior impressão de seriedade de Rubina Leal.
Por fim, sugiro que publique-se este artigo em panfletos partidários e que a sra. Deolinda Ferreira os vá entregar em mão às mesmas "minorias", a ver se traduzem-se em votos

Anónimo disse...

Política barata a desse Cafofo. Aquela gente não presta para nada... Ouçam o que vos digo. Se aqueles gajos ganham, isto fica pior do que a Venezuela...

Anónimo disse...

Eu por acaso não foi contatatado pela sondagem, mas se fosse dizia que ia votar no Cafofo! Mas no dia das eleições já decidi que vou votar no Dr Gil Canha, porque eu nunca sei quem está no outro lado da linha, e tenho familiares que foram perseguidos no tempo do Alberto João, e quem está no poder tem sempre muita força.

Anónimo disse...

A ser verdade, que o sr. prof. faz campanha a meter as culpas nos outros, espelha bem o tipo de ser invertebrado que é, um ser que dorme bem com a morte de 13 pessoas, que só por acaso, por muito mero acaso, ocorreu numa festa que o próprio licenciou e num jardim que era de manutenção camarária! Acho que sim, acho que devem votar neste monstro, e demonstrar que não têm escrúpulos, tal como ele.

Anónimo disse...

Minha cara senhora, e ouviu isso no Colégio do Marítimo, quando todos os pais foram chamados para um comício da Rubina Leal?

Calisto, tanta pancadaria no Cafofo, e nada pa Rubina? Nem uma palavra sobre a convocatória dos pais para uma reunião onde, afinal, em vez de se discutir o futuro dos miúdos, se discute promessas de uma candidatura? Numa escola, que apesar de privada, recebe mundos e fundos do governo?

Anónimo disse...

O Cafofo prometeu uma Mudança e afinal foi só a mamarem viagens de luxo, contratos à roda da pedra e ordenados de marajás na Frente Mar. Mas qual Mudança?

Anónimo disse...

Que vergonha tudo aquilo que se passou no Colégio do Maritimo que é subsidiado pelos nossos impostos e que julgo que ainda não foi pago ao AFA.
Usarem as Criancinhas e fazerem com que os seus pais tenham de assistir a um Comicio Partidário.
Pelos vistos isto está pior do que quando era a Mocidade Portuguesa, Salazar ao pé desta gente era um aprendiz.

Anónimo disse...

Comentário das 15,51h
Calisto não é ferranho do Maritimo? Portanto aqui cartão amarelo só para os outros.