Powered By Blogger

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Análise



A VERDADE SOBRE OS RESULTADOS DO CDS


Nestas eleições, o CDS passou de 13 para 9% e perdeu na Região 5.133 votos em relação às autárquicas de 2013, dos quais 3 mil no Funchal.
Desceu em 6 concelhos e cresceu em 2: Santana e Ponta do Sol. Teve menos votos em 8 concelhos do que o JPP que só concorreu em 3. O partido passou para quarta força política em eleições autárquicas.
O CDS tinha 125 mandatos nas autarquias (Câmaras, Assembleias Municipais e Assembleia de Freguesia) e agora elegeu 92, ou seja perdeu 33 mandatos. Aqui não se conta com o apoio a grupos de cidadãos quer em 2013 quer em 2017. 
O partido deixou de ter representação autárquica no Porto Santo e em Machico, concelhos onde tinha 3 mandatos em cada um dos Municípios.
No Funchal, perdeu 6% e 3.000 votos apesar de terem votado mais eleitores neste Domingo. Manteve o vereador, sem evitar a maioria absoluta da Confiança, mas perdeu dois representantes na Assembleia Municipal e 7 representantes nas Assembleias de Freguesia. O resultado para a Câmara (8,59% - 4.819 votos) é inferior em 639 votos ao resultado da Assembleia Municipal (9,73% - 5.458 votos) e inferior em 345 votos ao resultado das Assembleias de Freguesia (9,25% - 5.204 votos) e fica abaixo da média regional (9,2%).
O CDS é o partido que mais desce, em votos e percentagem, no Funchal, incluso mais que os comunistas da CDU, quando comparamos com as eleições autárquicas de 2013. 
O partido obtém um excelente resultado em Santana (60,46%), mais 9 pontos que em 2013, mantém as Juntas de São Jorge e Santana e ganha, pela primeira vez, a Junta da Ilha. Consegue um bom
 resultado na Ponta do Sol onde teve 14,28%, mais 6 pontos que em 2013 e conquista um vereador. Na Calheta dá-se a situação curiosa do partido ter uma descida de 10 pontos mas ter vencido três Juntas (renovou Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo e conquistou Paul do Mar). Na Região, apesar da quebra, de ter menos percentagem, menos votos, menos mandatos, o CDS tem mais Juntas, passou de 4 para 6. Esta é a realidade de uma análise isenta. Não se entrou em linha de conta com os resultados dos movimentos de cidadãos apoiados pelo partido, como Ribeira Brava e São Vicente, pois devem ser repartidos com outras forças políticas, se bem que existam militantes do CDS eleitos nessas listas tal como aconteceu em 2013 em São Vicente e Santa Cruz.
Estes são os números e factos objectivos, o resto é conversa de mau perdedor de quem não foi merecedor do voto do povo.

Colaborador oficial do Fénix

13 comentários:

Anónimo disse...

Quase 15 para pouco mais de 8 por cento. Menos 3000 votos no Funchal, uma queda para quase metade.

Anónimo disse...

O CDS teve uma derrota estrondosa nestas eleições, em particular no Funchal onde o resultado foi catastrófico.
RUI BARRETO deve assumir a derrota.
ANTÓNIO LOPES DA FONSECA deve assumir a derrota.

Anónimo disse...

É de uma grande desonestidade intelectual, dizer o que disse o líder do CDS ao considerar que o segundo mandato atribuído à lista do Ricardo Nascimento é um mandato do CDS. O mesmo para o novo presidente da junta de freguesia da Ribeira Brava.
A sorte desses militantes do CDS foi aparecerem numa altura em que o Ricardo estava com alguma dificuldade em montar a candidatura.

Anónimo disse...

Rui Barreto é apontado há anos como o melhor quadro do partido. Nestas eleições não o provou. Aliás, tal como no último congresso não o provou, porque teve medo de assumir a liderança do partido. Meus amigos acordem. O Rui Barreto é um flop. Enquanto os militantes do partido popular o mantiverem à frente, o partido não cresce.

Anónimo disse...

Vai acontecer ao CDS na Ribeira Brava o mesmo que aconteceu ao PS em São Vicente! Ricardo é PSD e vai voltar e aí o CDS vai morrer na Ribeira Brava!!!

Anónimo disse...

O problema é que esta gente só lê o que interessa e festejam o quê? Este partido não passa dum grupo de gente revoltada e à procura de poleiro fácil só que disfarçados de preocupados com a democracia. Que partido mais tonto!

Anónimo disse...

Eles ainda não perceberam que acabaram de sacrificar todos os votos o CDS em troca de umas posições interessantes nas listas do Ricardo Nascimento, e grande parte desses votos, que já não eram muitos, não vão regressar.

Anónimo disse...

E alguém sabe se o Lino Abreu já foi absolvido?

Anónimo disse...

Despacharam o mira-xamo do Roberto Rodrigues e entra o corrupto do Lino Abreu? Este CDS caminha rapidamente para a extinção.

Anónimo disse...

Amigo Calisto, não se esqueça de indagar o que justifica o regresso do Lino Abreu. Acha que já saiu uma decisão judicial em favor do homem? Os leitores aguardam por este esclarecimento.

Anónimo disse...

O Barreto só pede a demissão de lider dos deputados do PP porque não quer ser associado ao regresso do Lino Abreu e assim manter as portas abertas para chegar a presidente do PP.
A verdade meus amigos é que o Barreto é amigo do Lino Abreu e o tem defendido e protegido internamente em todo este processo em que foi condenado por corrupção. A verdade é que esta é uma jogada do Barreto para atirar areia para os olhos dos militantes. Não se deixem enganar! Não há nada de honroso naquela decisão,apenas tenta proteger-se para se candidatar a presidente do PP.
Mais... se quisesse ter dignidade ficava em lider dos deputados e recusava o regresso do seu amigo Lino Abreu ao cargo de deputado!!!!!!

Anónimo disse...

O CDS-M caminha a passos largos para a morte. Já se encontrava nesse estado há anos, mas a entrada em cena do ganancioso Rui Barreto só veio acelerar esse processo. É urgente que se encontre gente capaz se libertar o partido das pessoas que o "sequestraram" para servir interesses pessoais (o flop Barretes, o Rosas e a mulher, o Gonchulo de Lisboa, o cheira-c** que veio do PS, o engenheiro banana das pontes e aquedutos, o Tó jô Pintos, a maralha de independentes incompetentes das listas, o deputado feijão da maçonaria mais a sua mulher do saco azul, os funcionários que prestam vassalagem ao flop barretes, a professora que desabrocheou após anos de desaparecida, o mira de Câmara de Lobos que vendeu o corpo ao diabo e já está arrependido, o pedrinho que se vendeu, o parte-ossos que vomita odio/frustação ao SESARAM......... entre muitos outros).

Anónimo disse...

As piranhas do Ricardo Vieira e do sr.Rodrigues devem estar a limar dentes.