Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Historiadores a gerir bibliotecas...



Denúncia anónima contra Natércia Xavier depositada no DCIAP

O denunciante acusa a directiora regional de Cultura de abrir concurso "desenhado" especificamente para um elemento da casa


A queixa visa o procedimento concursal destinado ao preenchimento de um lugar de cargo de direcção intermédia de 2.º grau da Direcção Regional de Cultura, procedimento esse apontado na denúncia como "viciado e desenhado para alguém específico no mapa de pessoal" daquela Direcção Regional.

O texto enviado ao Ministério Público escalpeliza o assunto referindo a desadequação do nível de licenciatura (História) à função (formação graduada ou pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação) e que impossibilita o acesso de profissionais ao concurso.
Fundamenta o texto que os concursos para cargos dirigentes têm recebido forte contestação na Madeira, reflectida em várias reportagens na imprensa. Acrescenta que esta é uma reincidência da acção da actual directora regional, Natércia Xavier.
A denúncia indica testemunhas e fontes de documentação relacionadas com o caso.

21 comentários:

pravdaolheu disse...

Entregar essa queixa ao DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal) tal como é sugerido pelo título desta notícia; será a mesma coisa que colocar as galinhas ao cuidado da raposa.Esses senhores e senhoras do DCIAP (que se alapam a vencimentos chorudos) apenas estão interessados em punir e investigar quem denuncia os corruptos.Já agora desafiamos a dar a cara e a sair do anonimato o Sr.(a)Denunciante deste caso de cunha e compadrio.Verá logo aquilo que lhe acontece:Um processo em tribunal por difamação apoiado logo por esses senhores e senhoras do MP que outra coisa não fazem senão proteger as elites do sistema e perseguir e acusar os democratas e autonomistas que ousam colocar a boca no trombone denunciando irregularidades.

Anónimo disse...

A questão é: será que o concurso não terá sido feito à medida da atual diretora do arquivo e biblioteca pública, e a diretora regional – Natércia Xavier – “engolida” pelos seus diretores de serviço, foi obrigada a validar. Aliás, aproveite-se e vejam-se outros concursos no passado. Já alguém dizia nestes comentários a propósito da remodelação no governo: que elas se apliquem também às chefias intermédias. É muito ego e pouco saber. Já agora, alguém sabe qual o desfecho da barraca do museólogo de serviço quando usou sem respeitar direitos de autor, uma foto para inauguração do museu de arte contemporânea na Casa das Mudas?

Anónimo disse...

Cultura na DRC toda minada... Natércia sem pulso :/

Anónimo disse...

Agora que o Secretário se foi embora, não podiam deslindar onde está o processo disciplinar que foi movido a esse museólogo? ou também é preciso mandar isso para o DCIAP? A rataria anda a sair disparada em várias direcções...

Anónimo disse...

Existem umas criaturas que sempre viveram na DRAC. Há décadas que lá viveram de lá viveram e por lá viveram. Como retorno, em trabalho, pouco mais que zero. Há gente competente sem dúvida. Podemos pôr em causa e gostar ou não das tais personalidades mas isso não lhes tira nunca mérito nem pertinência. Agora que aquele "sítio", à imagem do que era também a câmara municipal, era um ninho de "dolce fare niente". A Natércia Xavier, digam o que disserem, recuperou o espólio do Museu Vicentes que estava a apodrecer numa cave fechada e húmida. Recuperou o património das capelas, recuperou os orgãos das igrejas e deu importância e enquadramento histórico e cultural a cidade. Se efectivamente não o concretizou totalmente, temos que admitir que, pela primeira vez em décadas foram dados passos na direcção certa. A cultura deixou de ser uma "jarra" no centro da mesa do Turismo para ter vida própria naquilo que é a área que deve ser ocupada pela Cultura. Estes anónimos denunciantes serão porventura os mesmos que sempre boicotaram esse trabalho, que nunca perceberam nada para além da filosofa do tacho e da posição para usar como um penacho. Podem acusar a Natércia Xavier de tanta coisa. Mas de incompetente não, de inércia não, de falta de frontalidade não, de falta de seriedade também não me parece. O PSD que deixe de fazer política para acalmar as fomes do aparelho partidário e que faça para as pessoas do tal povo. Pode ser que comece a perceber o que lhe falta e comece também a ter melhores resultados eleitorais.

Anónimo disse...

Essa DRC é um ninho de víboras. Fosga-se.

Anónimo disse...

pensava que a campanha já tinha acabado.

Anónimo disse...

Entretanto o óbvio
http://www.dnoticias.pt/madeira/natercia-xavier-devera-deixar-a-drc-BL2195407

Anónimo disse...

O DN on-line já escreve que a Teresa Brasão vai para o lugar da Natércia.
Até fico com pena da Cabaço, nem sabe a rifa que lhe estão a impingir. Nós aqui na casa conhecemos de ginjeira a Teresa.
Cruzes credo.

Anónimo disse...

Adivinham-se largas dezenas de milhare para concertos de regime e para agradar umbigos e egozinhos. Adeus Cultura, Vem aí o showbizz e o populucho entertainment. Não se esqueçam de passar as facturas. Cabaço, estamos contigo quando quiseres espernear. Natércia, mesmo com o mau feitio srª Ex-directora, vamos ter saudades. Ai se vamos.<

Anónimo disse...

Que o apuramento do DCIAP seja feito e se descubram os que passam pelos pingos da chuva na concepção destes concursos viciados que só promovem nulidades.

Anónimo disse...

Ainda não é desta que o Clode vai a director ?
Caramba, o amigo Miguel não o quer mesmo no poleiro.
Por outro lado é preciso ajudar a Teresa, que está quase na reforma, e assim, sai com reforma de directora regional.
Por outro lado a Paz pode ir para assessora, e ainda dá para a Teresa arranjar uns tachinhos para as filhas.
É agora ou nunca.
Esta casa nunca muda.

Anónimo disse...

Quem comenta às 15:03, deve saber melhor que ninguém o que é viver dentro da DRAC.Já agora até devia gabar-se da sorte que tem, pois vai para o trabalhinho diáriamente, aquecer a cadeira, com tempo de sobra para vomitar veneno em blogues e redes sociais, ou vomitá-lo mesmo dentro da DRAC.

Anónimo disse...

Vomita-se na DRAC. Sem problemas.
Mas eu gosto é de rir, porque sempre é melhor do que chorar.
Isto vai ser uma regressão de 30 anos.

Anónimo disse...

Se regridem 30 na DRC vão sincronizar com a regressão existente no ABM lá das zonas altas. O embrutecimento salta a vista e é a gosto da dirigente que muito tem sido mal falada aqui por artimanhas burocráticas e outras maldades.

Anónimo disse...

Não percebem que vai ser restaurada a "cultura" dos tempos da CMF? Era aquela equipa do Teatro que fazia a cultura light dos bons velhos tempos do Albuquerque. Só que o tempo passou e não volta para trás e o desastre vem a caminho...Para ser perfeito, a fechar o ciclo renovadinho, terá que ser mesmo o supermuseólogo promovido a DRC!

Anónimo disse...

É para acabar de vez com a cultura !

Anónimo disse...

Muito bem, Woody Allen da Tabanca!
Com este mulherio danado ao poder, é o triunfo do gineceu...

Anónimo disse...

Há uns dias ouvi uma conversa de café entre trabalhadores desse serviço e a opinião unânime era que a Teresa seria uma opção porreira, não levanta onda, não persegue ninguém , ê mais cervejolas e dolce fare niente, à semelhança do que foram os tempos da direção cultural da CMF do tempo de Albuquerque. Faziam uns concertozinhos, o Funchal Jazz e a feira do livro já era entregue a profissionais e aquilo era um regabofe com meses de férias em S.vicente. E pensei cá com os meus botões- ao que isto chegou!

Anónimo disse...

Vejo subsidiodependentes a saírem em defesa da Natércia Xavier. Ora bem: que fez ela de novo senão reutilizar os dossiês deixados por João Henrique Silva? Assim qualquer um seria diretor da DRC! Que fez ela por trazer profissionais altamente qualificados para as Direções de Serviços e Chefias de Divisão de forma equitativa? Promoveu a mesma prata da casa, não porque era boazinha, mas porque tinha tanta insegurança sobre como gerir serviços especializados para evitar divisões internas e amuos. Duvido que a experienciazinha que teve na Casa das Mudas quando era técnica nas Sociedades de Desenvolvimento a façam expert em museologia, arquivística ou biblioteconomia!! Pelo que vejo, espero que a denúncia ao DCIAP não caia sem efeito, porque há material a analisar como os processos concursais, documentos não registados, tráfico de influências etc etc de que é pratica corrente neste PSD-M pós-j, um autêntico contubérnio endogâmico incestuoso. Que fez Natércia Xavier em prol da regulação do património cultural da RAM? Nada. Continua-se com atentados ao património religioso de forma descarada e negligente.
Natércia Xavier conspirou contra Carina Bento e contra a promoção de Teresa Brasão para diretora de serviços, mas acabou por ser politicamente defenestrada (imagino o quanto implorou... não não "fui convidada"!). Como tem estado em torno de dossiês importantes com o Museu Nacional de Arte Antiga e com os 600 anos no Castelo do Pico, não seria opção deixá-la fazer fila no Instituto de Emprego da Madeira (sim, ela não tem vínculo à função pública).
A escolha de Teresa Brasão é mais um tiro no pé. Mais valia convidar João Henrique Silva que sempre é melhor um jardinista original que as cópias baratas pós-j's. Estas criaturas que andam a bajular na comunicação social e por aqui e por ali, que mérito tem? Querem uma política cultural de subsidiodependência? Da cultura de pão e circo ao luar?
Em suma: estou a habituar-me a ver dirigentes a entrar pelo arco do triunfo e a saírem por uma porta muito pequeniiiiiina. Alta a ascensão grande a queda. E não têm um ano e meio! Tem um ano, porque meio ano é para distribuir tachos e o resto para rebentar com tudo isto até 2019. Registe-se isto para memória futura.

Anónimo disse...

Não vejo mal nisso.
Pior é uma licenciada em História ir gerir o Instituto da Habitação. Isso sim, é péssimo. Com tanta gente lá competente, foram buscar aquela inexperiente para o final do mandato.
Diz que os técnicos que lá andam há anos, já estão com os cabelos em pé de tanto a historiadora meter água.