Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de outubro de 2017



Nas Regionais de 2019 o vencedor é …

Em dezembro de 2014, Miguel Albuquerque ganhou as eleições internas do PSD Madeira, tendo vencido a 1ª volta com 47,2% dos votos face a 5 concorrentes (Cunha e Silva, Sérgio Marques, Miguel de Sousa, Jaime Ramos e Manuel António), e a 2ª volta com 64,06% dos votos contra 35,94% de Manuel António. Na altura, Miguel Albuquerque garantia que “Quem disse que o PSD/Madeira ia sair enfraquecido destas eleições, enganou-se redondamente.“ ¹


Na verdade, passados 2 anos, Miguel Albuquerque venceu as eleições internas que se realizaram em dezembro de 2016, nas quais foi reeleito com 98,2% dos votos, sem qualquer opositor, o que parecia indiciar um apoio esmagador dos militantes ao seu líder e que PSD Madeira se tinha fortalecido.

No entanto, entre os madeirenses, o apoio ao PSD Madeira e a Miguel Albuquerque continuou a descer. De facto, passados três meses da sua eleição, em março de 2015, o PSD Madeira venceu as eleições regionais tendo conseguido obter 44,3% dos votos, um resultado inferior aos 48,5% obtidos em 2011 (menos 14.991 votos), mas que, mesmo assim, lhe permitiu eleger 24 deputados para a Assembleia Legislativa Regional, ou seja, conseguiu manter a maioria absoluta, por apenas um deputado.

Contudo, a descida tornou-se mais evidente nas últimas eleições autárquicas, realizadas em 1 de outubro de 2017, onde o PSD Madeira conseguiu o pior resultado de sempre. Depois de ter perdido 7 municípios em 2013, perdeu mais um município e sofreu uma pesada derrota no Funchal (maioria absoluta da coligação vencedora), apesar de ter apostado o seu trunfo mais forte.

Se recordarmos que, na sua moção de estratégia global apresentada ao congresso realizado em janeiro de 2017, Miguel Albuquerque prometeu solenemente “Recuperar este ano os sete dos onze municípios” ² que o PSD/M perdeu nas eleições autárquicas de 2013, ficamos com uma ideia clara da humilhante derrota que Miguel Albuquerque sofreu nas autárquicas de 2017. Depois de tantas promessas feitas aos madeirenses que Miguel Albuquerque não cumpriu, agora é a vez de falhar a principal promessa feita aos militantes do PSD Madeira.

Em síntese, depois da tomada de posse, em abril de 2015, Miguel Albuquerque conseguiu, em dezembro de 2016, a unanimidade dos militantes do PSD Madeira, mas, logo de seguida, nas autárquicas de 2017, recebeu o cartão vermelho de milhares de madeirenses.

Perante este cenário, será que Miguel Albuquerque será capaz de ganhar as eleições regionais de 2019? Muito provavelmente, NÃO.

Na sua ascensão ao poder Miguel Albuquerque beneficiou de um fenómeno que os economistas comportamentais chamam “efeito chamariz”. Ao ganhar as eleições internas no PSD Madeira, ficou em vantagem para disputar as eleições regionais, pois tendo derrotado 5 candidatos e, em especial Manuel António, passou aos madeirenses a mensagem que era a melhor escolha. Daí que, 3 meses depois, quando os madeirenses foram chamados a votar nas eleições regionais deram a vitória a Miguel Albuquerque, pois se ele tinha sido a melhor escolha entre os candidatos do PSD Madeira, também seria melhor escolha que os candidatos dos outros partidos.

Segundo os economistas comportamentais, a generalidade das pessoas tem muita dificuldade em fazer comparações para tomar decisões racionais. Por esta razão, se tiverem de escolher entre 2 políticos, basta proporcionar às pessoas a possibilidade de comparar um dos políticos com outro ou outros mais fracos do mesmo partido, para as pessoas tenderem a escolher este político na comparação com políticos de outros partidos. Foi o que aconteceu quando Miguel Albuquerque foi comparado com candidatos “chamariz” no PSD Madeira, acabando por sair beneficiado na comparação com os candidatos dos outros partidos nas eleições regionais.

Acontece que, após a derrota nas autárquicas de 2017, o efeito chamariz deixa de beneficiar Miguel Albuquerque, para passar a beneficiar Paulo Cafôfo que obteve uma primeira vitória, nas autárquicas de 2013, e uma segunda vitória, nas autárquicas de 2017, por maioria absoluta, no confronto com os candidatos dos outros partidos.

Assim, se os madeirenses tiverem de escolher entre Miguel Albuquerque e Paulo Cafôfo, a imagem de vencedor deste dar-lhe-á uma vantagem decisiva. Segundo a economia comportamental, “A regra é não sermos racionais” ³. De uma forma inconsciente, os eleitores são influenciados pelas emoções na comparação dos candidatos e levadas a escolher quem tem imagem de vencedor.

Neste contexto, nas Eleições Regionais de 2019 o vencedor é … (escolha o leitor)


A. Lima


¹ Miguel Albuquerque é o novo líder do PSD/Madeira. “Jardinismo” chega ao fim

³ Richard Thaler, o pai da economia comportamental, laureado com o Nobel da Economia de 2017

29 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto estiver no poder local este presidente o PSD continuará sempre a descer. Rapidamente com um congresso extraordinário para eleger novo líder e assim conseguir uma maioria absoluta em 2019.

Anónimo disse...

Lógico o VENCEDOR É: PROFESSOR CAFOFOOOOOOOOOOOO.

Anónimo disse...

Espero mesmo que o meu PSD consiga dar a volta por cima... Se não, estamos entregues à bicharada!!!
O Cafofo apenas ganhou, porque o PSD está desunido! Só por isso! Não foi pelos "lindos" dentes...

Anónimo disse...

O candidato que vai reunir o PSD em torno de um projecto ganhador para fazer frente a Cafôfo em 2019 é Pedro Coelho, o autarca de Câmara de Lobos!

Anónimo disse...

O psd não está só desunido, está também desacreditado! O psd já ultrapassou o prazo de validade, há muito tempo!

Anónimo disse...

Pelas atitudes e comportamentos do Dr. Miguel Albuquwerque, esteve devia sair imediatamente do Governo, ou seja, deve demitir-se e surgirem eleições antecipadas. o Dr. Miguel Albuquerque tem atitudes de arrogância e fala demasiado sem ter o conhecimento das situações. Fez uma remodelação no Governo, mas as pessoas que foi buscar para ocupar as devidas pastas não têm perfil político nem conhecimentos de causa, exemplo: Rita Andrade, não tem perfil para ocupar a pasta de inclusão, o Pedro Calado, vai ocupar duas pastas, ou seja, vai fiscalizar os pagamentos que vai mandar fazer, com a agravante de sair do AFA para o Governo. Só com o Dr. Miguel Albuquerque é que isto pode acontecer. Vamos aguardar mas este Governo vai estar por pouco tempo.

Anónimo disse...

O fenómeno «chamariz» é, no caso de Albuquerque, um caso paradigmático de uma forma legítima de ascensão ao poder, sem o mínimo de competência e até – diria – de idoneidade para o exercício de funções governativas. Acrescentaria ainda que beneficiou da dita «ousadia» de afrontar o líder (afronta, sem o mínimo de consistência ideológico-partidária). Esse também (e desde há muito), um fenómeno de estudo por parte das ciências sociais nos mais diversos universos. E, não menos, da ciência política.
Em termos práticos. O que é que acho da situação:
Não duvido que Albuquerque está «agarrado à cadeira». Motivos? Só o próprio os pode revelar, mas é indesmentível que há muita capitulação. Mas não esqueçamos o desafio que ele mesmo lançou para a corrida autárquica: 11-0. Apenas um palhaço o faria, ou os palhaços que o assessoram. Uma tragédia para quem é militante social-democrata…..
As mudanças após a hecatombe para um simples «refresh» – e assim também mandam os compêndios de ciência política de outros tempos – perdem credibilidade quando a «Renovação» em apenas 2 ANOS, já foi sucessivamente renovada por mais que uma vez.
E mais poderia ser dito…. Enfim, SENHOR PRESIDENTE DEMITA-SE!
P.S.: com alguma malícia, não consigo deixar de disfarçar a minha estupefação quando hoje soube que Eduardo de Jesus não compareceu para presidir a uma cerimónia já previamente agendada, ainda na qualidade de Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura. O menino amuou e fez birra…. Diz bem da qualidade e do sentido de Estado desta governação. JÁ CHEGA!

Anónimo disse...

O secretário da economia não compareceu nessa cerimónia porque reuniu todos os colaboradores para se despedir e explicar-lhes a saída.

Anónimo disse...

E com tanta mexida, não aproveitou para mudar a "dondoca" que foi substituir a Rubina Leal ? O PSD não tem nada melhor ?

Anónimo disse...

Eduardo Jesus foi vítima dos devaneios do Albuquerque que prometeu o que não podia (Ferry por expl.), vangloriou-se do subsidio de mobilidade (acordado entre ele e Passos Coelho) e quem teve de se aguentar com estas trapalhadas foi o Ej que agora vai de vela.

Anónimo disse...

DESTES 64%, NA REALIDADE QUANTOS AINDA ESTÃO COM O PRESIDENTE DO PARTIDO? ONDE ANDAM OS MILITANTES QUE O APOIARAM EM 2012 E 2014? ONDE ANDAM AS CARAS QUE DERAM TUDO POR ESTE PRESIDENTE? SOBRAM MUITO POUCOS E OS QUE RESTAM SÃO OS MENOS POPULARES!!

Anónimo disse...

Isto está tudo a ficar muito bonitinho, está! A novela ainda agora começou! 🤐

Anónimo disse...

Exatamente. Que tiro nos pés, numa área tão importante. Ela nem deu conta do Instituto de Emprego. Saiu de lá com aquilo de pantanas, e alguma vez ia dar conta da Srias...
Pior Secretária de todos os tempos. Por estas e por outras é que perderam. Não se esqueçam que os funcionários públicos também votam.

Anónimo disse...

Ainda sobra alguém das tertúlias que não tenha sido secretário, presidente de um instituto ou conselho de administração de empresa pública?

Anónimo disse...

O Rui Marques da Ponta do Sol, será o que conseguirá.

Anónimo disse...

Hahaha
Estes PS estão a ficar engraçados.

Anónimo disse...

Eduardo Jesus estava a enfrentar os interesses instalados nos transportes marítimos e nos portos, mas também outro lobi de que ninguém fala. O dos transportes publicos terrestres. Eduardo Jesus estava frontalmente contra os preços praticados ao consumidor final, e preparava-se para lançar concursos publicos nas carreiras dos autocarros, permitindo assim uma concorrência que levasse à diminuição dos preços, e das vergonhosas indemnizações compensatórias que SAM, Rodoeste, Carros do Caniço e HF recebem.
Ninguém fala disto, mas era um cavalo de batalha do secretário.
E, como em todo o lado, quem mexe em interesses instalados precisa de grande cobertura política.
As medidas que Eduardo Jesus defendia estão no programa de governo. Mas sabemos qual a relação de Albuquerque com os grupos económicos. E assim roeu a corda a um secretário que trabalhou em prol do bem comum, que teve também os seus erros, como no subsídio de mobilidade, mas que era alguém empenhado e que acreditava naquilo que fazia.
Veremos agora todas estas questões dos transportes e dos portos como ficarão com Pedro Calado.
Quase que adivinho.

Anónimo disse...

.. o homem vinha com vontade , mas , perdeu o folgo, e, só vamos a meio,...esperem para ver,..., passar para a oposição também será bom,...

Anónimo disse...

Vencedor contra vencedor Pedro Coelho contra Cafofo! O edil de Câmara de Lobos é o único que tem condições e qualidade para derrotar o Cafofo, resta saber se estará interessado. Se o estilo governativo que exerce em Câmara de Lobos puder ser, na devida escala, transposto para a realidade regional a Madeira só tem a ganhar, com Cafofo teremos um fantoche da ambição desmedida do Vitor Freitas. Pedro Coelho não tem rabos de palha nem é refem de interesses do partido nacional. Isso ou deixar o PS-Madeira se consumir na autofagia que já começou. Os próximos dois anos não serão nada simpáticos para o Cafofo! Pedro Coelho os madeirenses precisam de si!

Anónimo disse...

Eu apoio o Rui

Anónimo disse...

Rui Marques da Ponta do Sol seria o ideal para o partido e para a Madeira. Competente, sério e trabalhador. Grande homem.

Anónimo disse...

Como o PSD Madeira consegue este resultado? Simples, temos pessoas dentro do partido a pedir votos na oposição. Um elemento pertencente a junta de freguesia da Ponta do Sol e que faz parte do secretário do partido pediu a boca cheia o voto no PS. Este tipo de pessoas deveriam ser expulsas do partido.

Anónimo disse...

Alguém conhece o Rui Marques, da Ponta do Sol ou o Pedro Coelho, de Câmara de Lobos? Então, porquê propô-los para candidatos a Presidente do Governo Regional?

Anónimo disse...

E não foi só o homem do secretáriado, foi também os seus amigos conselheiro regional, e o deputado, bem como a velha raposa, tudo expulso.

Anónimo disse...

Portanto está visto quem são as pessoas credíveis!! Por isso perderam! É preciso respeita-los. E mais, quando não temos credibilidade é preferível não ir a votos, está derrota é de todos os candidatos do PSD na Ponta do Sol, não podemos apontar o dedo só ao Virgílio, são todos culpados, incluindo candidatos às juntas, e o actual presidente o RM. Paciência!!!

Anónimo disse...

Rui Marques e o Lino são os principais culpados desta derrota do PSD na Ponta do Sol. Vamos lá ver as negociatas que para ali vai com a Sra. Presidente eleita, vamos ver quem na verdade respeita o PSD?!

Anónimo disse...

"Alguém conhece o Rui Marques, da Ponta do Sol", apartir de sexta-feira dia 20 já ninguém o conhece!

Anónimo disse...

O Virgílio apanha por tabela! Vamos lá ver como foram as coisas: nos Canhas votaram no PS porque não podem com o Lino, na Lombada votaram no PS mandados pelo actual presidente (RM), nem ele, nem a família votou no PSD, até no Lugar de Baixo a família do café ( vereador em fim de mandato) não votou PSD a pedido deste, mandou votar PS! Meus amigos uma salada russa que não se percebe. "E o burro sou eu"!!! Tenho pena do Virgílio que acaba sozinho, porque o n. 2 já se vendeu ao PS, o Lino e a sua famosa fome e sede de poder.

Anónimo disse...

O Nico fez o mesmo. Tristeza.