Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Pós-Autárquicas




Derrota do CDS-PP exige debate
de militantes, ex-militantes e simpatizantes


João Catanho


As eleições do passado dia 1 de Outubro, foram o primeiro grande teste à atual Direção do CDS/PP-Madeira. O exame é composto por duas partes: eleições Autárquicas (2017) e Regionais (2019). 
O resultado foi um claro chumbo e cartão amarelo mostrado pelos eleitores e militantes deste Partido. 

Os números e os factos falam por si. Os números mostram, na globalidade, uma perda acentuada de votos, especialmente no Funchal e no ex-«baluarte» Calheta.  Passou de 13 para 9% e perdeu na Região 5.133 votos em relação às autárquicas de 2013. Na maioria dos Concelhos, além de ter uma pesada derrota, quase desapareceu do «mapa partidário» no Porto Moniz, São Vicente, Ribeira Brava (com coligações pseudo-independentes), Porto Santo, Machico e Santa Cruz . As excepções foram a Ponta do Sol e a esperada vitória em Santana.
   No Funchal houve um decréscimo de 3009 votos (6%) na Câmara,  num universo de mais 3000 votantes,  perdendo 2 membros na Assembleia Municipal e 7 nas Assembleias de Freguesia. O candidato à Câmara do Funchal obteve menos 385 votos comparativamente aos «cabeças-de-lista» às Assembleias de Freguesia, e menos 639 votos para a Assembleia Municipal. Baixou a sua representação na Assembleia Municipal em cerca de 40%  e 37% nas Assembleias de Freguesia.
   Olhei, com preocupação, para a reacção dos dois principais dirigentes na noite eleitoral, e só me veio à cabeça a analogia feita pelo meu amigo Gilberto Teles - quando um General Iraquiano, na fase final do cerco e derrota do seu regime, ouvindo-se o rebentamento de bombas que faziam estremecer a sala da sua conferência de imprensa, este “cegamente” falava numa vitória sua e derrota expressiva das “forças aliadas”.                      
   Os factos estão aí, o presente está aí, e esta foi uma clara derrota do candidato ao Funchal, comprometendo o Partido. Foi o culminar de uma táctica individualizada e pessoalista, onde o narcisismo ultrapassou os reais objetivos do CDS. Uma táctica, que depois dos factos sobejamente conhecidos no último congresso passou pelo controlo da inscrição de novos militantes, expulsões  de vozes incómodas, violação de normas estatutárias, bloqueio do debate interno. 
O Partido fechou-se e centralizou-se ainda mais, em vez de aproveitar um claro «desnorte» do PSD. Cristalizou-se à volta de duas pessoas e não soube caminhar ao encontro da sociedade civil criando um clima de proximidade ao eleitorado e, sobretudo, devolvendo-o à suas bases.
    Pessoalmente, continuo com a mesma determinação em fazer acontecer CDS, quero contribuir humildemente para a construção, mudança, solução, e não ser o problema, como insistentemente e por força da «censura» me têm feito passar.
    Aproveito esta oportunidade, não para falar do futuro próximo (2019 está aí ao virar da esquina), mas, apenas e só, para fazer um apelo a todos os militantes, ex-militantes e simpatizantes, para não se deixarem «adormecer» na politiquice interna do «chutar para a frente». Reflictam, debatam e sobretudo exijam responsabilidades a esta liderança a dois. Não se conformem apenas com «operações de cosmética» da liderança do Grupo Parlamentar. Façam acender a chama, identidade e doutrina deste grande partido que já foi o CDS – o maior partido da oposição na Madeira. 

25 comentários:

Anónimo disse...

O meu amigo Rafael da Ribeira Brava, eleito vice presidente na Ribeira Brava, um dia confidenciou-me, que não ia trabalhar para os senhores do Funchal, são sempre os mesmos e estão sempre no mesmo lugar, na Assembleia Regional, e de lá não querem sair...Por isso fez tudo por tudo para convencer o Lopes Fonseca a apoiar o Movimento Pseudo-independente na Ribeira Brava... Um claro exemplo onde o interesse pessoal esteve acima dos interesses colectivos...Agora trabalhem para 2019

Anónimo disse...

O CDS tornou-se num não-assunto meu caro. Vá à sua vida e deixe lá essa gente morrer por si

Anónimo disse...

Então o ilustre Sr. Lopes da Fonseca andou na noite das eleições a apregoar VITÓRIA porque elegeu um Vice-Presidente de câmara (Ribeira Brava) e uma vereadora na Ponta do Sol mais o município de Santana.
O engomadinho do Barreto nada de novo.
De facto o partido está bem e recomenda-se.

Anónimo disse...

Rui Barreto mostrou que se alguma vez teve capital político no eleitorado perdeu o comboio. Quis ser conivente com os vicios e imoralidades do seu partido, não teve coragem política para se assumir no último congresso, negociou uma liderança bicéfala, revela hipocrisia ao sair de líder da bancada parlamentar com o regresso de Lino Abreu, é um situacionista conservador, até na derrota.

João Sousa disse...

Bonito mesmo é ver o ricardo vieira sair a fingir que está tudo mau, que é para salvar o coiro ao Lino. neste momento o cds vale zero

Anónimo disse...

O Lino já tinha o coiro salvo. Quem está com sorte é o Roberto Rodrigues que ia sair pela entrada do Lino e agora lá fica...

Anónimo disse...

Barreto em vez de atacar cafofo atacava a Rubina queria o que ?

Anónimo disse...

Enquanto houver Rui Barreto, a história do CDS será negra.

Anónimo disse...

Agora vamos ver se o deputado Roberto Rodrigues é coerente e mantém a postura crítica que teve inicialmente em relação ao regresso do Lino Abreu.. desconfio. Mas aguardemos.

Anónimo disse...

Do CDS, nada esperar...

Anónimo disse...

A loura pepsodente julga que fez um grande feito na Ponta do Sol .... o cds é um partido sem futuro ... até já se comenta que quer ser Vice-presidente santa ignorancia se a dita cuja se apanha no poder é só vinganças.. vais ser oposição 4 anos depois desapareces!!

Anónimo disse...

Rui Barreto (deputado regional desde 2011) ainda vai continuar a gravitar com tachos e tachinhos mais uns anos na nossa sociedade, é mais um que vive da politica e não para ela. Já todos vimos que a rebeldia na Assembleia da República, foi uma reacção ao lume da "fogueira" de José Manuel Rodrigues, e não uma convicção.

Anónimo disse...

Você deve ser um PPD ressabiado pela derrota inesperada (por voces). Estão com medo da Dra. Sara? Tenho a certeza que fará uma boa vereação em prol do povo pontassolense! Melhor que os "carneirinhos" laranjas! Esses sim estão com sede de vingança pela derrota sofrida e a azia durará 4 anos no mínimo, porque acho que depois de 01/10/2017 vão ficar muitas decadas sem colocar lá as "patas"

Anónimo disse...

Por acaso sou laranja de coração sim senhor(a)
Agora o Vergílio como candidato estavam à espera de que.
Quanto a sra.dra. Pepsodent outra que quer tachinho igual ao sogro (Ppd) que esteve pelo menos oito anos na ALM e nunca abriu o bico, vai fazer moça a menina Pecegueiro.
Outro que aguarda pelo coice ao líder é o barbas da ribeira brava, que segundo consta tem sede de poder e de visibilidade.
A seguir assim o CDS e PPD dão vantagem aos independentes, porque o PS também com o líder que tem não será de esperar outra coisa.

Anónimo disse...

Que desapareça de uma vez, é mais um partido de gente que só fazem pela vidinha deles. Não são diferentes de muitos outros partidos que fazem o mesmo mas o fim desta partidocracia podre que trabalha para os seus benéficios pessoais e para os oligarcas locais tem de começar por algum lado. Que seja o CDS-M então, só se têm a queixar mesmo é de quem têm lá dentro, a maioria são uns laranjas rejeitados que só querem o tacho que não conseguiram noutro partido.

Anónimo disse...

Quem sera esse barbas da Ribeira Brava?
Quando à Sra. Pepspdent há pouco ou nada a dizer. Alguns já esqueceram do tempo das vacas gordas do PSD.... chuparam chuparam !!!

Anónimo disse...

o barbas da Ribeira Brava
é um que deu o lugar de líder para um ex presidente da Câmara

Anónimo disse...

Ninguém deu o lugar a ninguém porque o Rafael ia concorrer pelo CDS .
O barbas é a pedra no sapato que o Ricardo Nascimento vai ter durante 4 anos e nem para atender telefones vai servir.
Que eu saiba na Ribeira Brava o CDS ganhou tanto como o PSD, pois seguindo a mesma linha de pensamento do Lopes da Fonseca, como o Ricardo Nascimento é militante do PSD, o PSD ganhou a câmara.

O emplastro da Vigia disse...

Sr. Calisto explique-me por favor o seguinte: como é que a senhora que perdeu as eleições pelo PSD na CMF, vai para a Assembleia ocupar o lugar dela - tudo bem - mas exige ser vice-lider dos deputados obrigando-os a uma votação idiota de promoção de derrotados? Será que isto prestigia o parlamento e o PSD? Ou é tudo uma questão de tachos e de dinheiro? Ajude-me a entender isto por favor porque não entendo esta vergonha. Ou a senhora só se dá com tachos de topo e resolver vingar-se acumulando-os? Por este andar o Bispo do Funchal que se cuide....

Anónimo disse...

Principais derrotados nestas eleições foram CDU e cds, apoiaram cafofo e lixaram-se, claro que o PSD teve derrotas em Machico, santa cruz, Porto Moniz, tal como o ps teve em São Vicente, santa cruz, Ribeira brava, calheta, enfim houve derrotados e derrotados, mas CDU e CDs excederam expetativas

Anónimo disse...

O presidente do CDS Madeira é um incompetente. Rui Barreto, se quer ser ainda alguém no CDS tem que começar a sanear o os actuais deputados. Caso contrário vai ser acusado de cumplice de todos os actos desde 2008, por parte da maioria destes deputados e direcção. Convidaram a Cristas para a tomada de posse no dia 20 em Santana para acalmar as hostes que se preparam para dar um golpe. Tenham vergonha e assumam as vossas responsabilidades. José Manuel Rodrigues, faz um favor os militantes e simpatizantes do teu partido, não penses em candidatar à liderança do partido. Tu és um dos culpados da actual situação do partido. São todos uns eucaliptos que secam todos os que rodeiam. tenham vergonha e demitam-se.

Anónimo disse...

O Rui Barreto e os seus fieis abonados são os únicos culpados disto tudo. Andam a boicotar o partido desde sempre e os abonados não conseguem convencer o destomatado a se candidatar. Entretanto, a jogada de descolar do Lino Abreu não vai pegar pois toda a gente abe que os dois são irmãos na maçonaria.

Anónimo disse...

Anónimo 11/10/2017 das 15h04.

Você é muito ingénuo. Só pode. O Rui Barreto tem que "começar a sanear os actuais deputados"??! Ó homem, você ainda não percebeu que o Rui Barreto é o actual culpado da crise do partido??!
Em vez de recusar, na qualidade de líder da bancada, o regresso do amigo Lino Abreu, o Rui Barreto optou fazer uma jogada fingindo nada ter a ver com o assunto. O que é mentira. Rui Barreto sempre foi o maior apoiante do amigo Lino Abreu.
Quando se devia ter candidatado a presidente, não se candidatou. Quando se candidatou (à Câmara) teve um resultado desastroso e, pior, não o assumiu!
Você por acaso sabe a quantidade e quem são os avençados do partido?? pois bem, foram todos metidos no partido pela mesma pessoa e são todos amigos chegados à mesma pessoa: Rui Barreto!
Ó homem, informe-se antes de fazer figuras tristes!

Anónimo disse...

Mas será que ninguém vê que quem manda no CDS há tempos que já é o Rui Barreto e que o Lopes da Fonseca é apenas uma marioneta?

Anónimo disse...

Desde que o esse rapazito chamado Rui Barreto apareceu no partido pedi a minha demissão de militante. Não me arrependo