Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Pressa de Cafôfo pode sair pela culatra




Socialistas indignados: 
Ainda nem tomaram posse 
e já trocam as câmaras 
pelo assalto ao governo












Em política é errado deixar fugir o comboio, mas também há certas atitudes que caem mal nos eleitores. Neste preciso momento há desencanto em alguns socialistas reconhecidamente sensatos que não escondem a sua revolta pelo assalto ao poder interno e ao governo regional apregoado por autarcas vitoriosos a 1 de Outubro. "Ainda nem tomaram posse e já não falam das câmaras, para se atirarem ao poder no partido e no governo", diz-nos um antigo e prestigiado dirigente do PS, não aceitando comentar mais nada para além deste desabafo magoado.


Outros socialistas perfilham a mesma desilusão com "a falta de envergadura de uns quantos que beneficiaram do cansaço dos votantes laranja para chegarem lá acima". Que os apressados "não se esqueçam que se não concorressem a coberto do Partido Socialista nunca chegariam aonde chegaram", acabámos de ouvir, numa referência sem dúvida dirigida a Paulo Cafôfo e a Emanuel Câmara.
O congresso do PS está perto e os interessados precisam de se movimentar. Mas sem necessidade de provocar desestabilização num processo que devia proporcionar um clima ameno para os militantes fazerem serenamente as suas escolhas.
Até há pouco, aconteceu assim. A preparação do esperado avanço de Paulo Cafôfo em direcção a 2019 corria com discrição. Victor Freitas, que 'inventou' o Mayor para o Funchal em 2013, colocou-se em campo a medir o pulso aos votantes internos a ver se devia ser ele, Victor, a candidatar-se à liderança do partido e nesse papel indicar depois Cafôfo para candidato às Angústias. Não deu muito certo. Assim como a diligência de Cafôfo virada para leste, prometendo a Ricardo Franco a posição de presidente da Amram em troca de apoio no projecto de governo. O projecto Cafôfo-DN, como dizem alguns socialistas nos bastidores. Ricardo Franco não terá estado pelos ajustes. 
Era preciso mostrar a Lisboa e a António Costa, por intermédio dos 'comissários cubanos' destacados no Funchal, que a parte da Madeira estava a correr bem. Então, toca de acelerar o processo e considerar chegada a hora de cobrar a Emanuel Câmara "certas amizades" proporcionadas por Cafôfo nestes 4 anos - como dizem os autores desta versão dos acontecimentos. Assim, o reeleito presidente do Porto Moniz foi apontado como solução para a fórmula engendrada. Aquela que aqui aventámos há dois dias: Emanuel Câmara candidato a presidente do PS, Victor Freitas para secretário-geral e Bernardo Trindade para presidente da comissão regional. Todos orientados para indicar Cafôfo às Angústias na hora certa. Há quem nos diga, entretanto, que foi Emanuel Câmara quem se propôs a Cafôfo para participar no negócio das Angústias.
De um modo ou de outro, com este nome ou com aquele, a estratégia era conhecida, ou pelo menos previsível. O importante estava na candidatura do edil funchalense, o resto logo se via.
Acontece que Emanuel Câmara apareceu a confirmar em público a sua candidatura, que anunciámos recentemente. Confessando claramente o nome a candidatar ao governo em 2019. Só que o timing desagradou solenemente a vários socialistas ponderados. Assim como a "equipa" proposta. Uma pressa que saiu pela culatra tanto a Emanuel como ao próprio Cafôfo. 
Carlos Pereira não quis cortar com Cafôfo nas oportunidades que teve para o fazer, o que lhe permitiria, apesar da provável derrota do PS nas urnas, continuar com o partido na mão, podendo então candidatar-se em 2019. Mas, mesmo assim, a teoria de que a linha Cafôfo-DN-Emanuel-Victor conta com várias concelhias para uma vitória interna tem muito que se lhe diga. As eleições são directas. As estruturas concelhias, mesmo com alguma influência sobre os seus militantes, não têm toda a influência. O Funchal é evidentemente Cafôfo. Mas os eleitores socialistas do Funchal podem não obedecer em maioria às indicações do presidente local Bruno Ferreira. As outras duas concelhias que contam com o número de votos decisivo no resultado interno, Machico e Câmara de Lobos, podem não ser favas contadas para Cafôfo. Nem ao nível de dirigentes locais nem junto dos militantes que vão votar para escolher o líder.
Os favoritos podem estar a ser traídos pelos nervos de quem "nunca se viu e se vê" - como dizem os seus críticos. Porque o congresso e as eleições internas têm prazos a respeitar. É preciso levar em conta que os militantes têm de apresentar as quotas pagas até um mês antes, e é preciso conceder esse prazo para cumprimento do dever. A COC (comissão organizadora do congresso) também precisa de preparar cadernos eleitorais e arredondar regulamentos. Não era preciso ferver em água fria.O que parecia um passeio pode transformar-se numa escalada prenhe de obstáculos.
Serenidade, pois. O apoio de Costa à linha municipal é decisivo. Ele sabe como se faz. No seu caso, impediu que Seguro, com mandato a correr na liderança nacional do PS, tivesse oportunidade de disputar umas eleições para o governo de Portugal. Hoje em dia, é primeiro-ministro tendo perdido as eleições. E até está a sair-se bem. Portanto, vão com calma. Por que raio vão falar do assalto ao governo sem sequer terem tomado posse das câmaras a que durante alguns meses andaram a jurar amor eterno... pelas Pessoas?! 

31 comentários:

Anónimo disse...

Os socialistas, os verdadeiros, estão indignados é com o atual PS madeira.

Anónimo disse...

Pereira, já foste!

Anónimo disse...

..NÃO DEVE SER VERDADEIRO, nem prestigiado, ..porque , não fez o PS, partido do poder, talvez um oportunista,
deixem os homens trabalhar, e, de certeza daqui a 2 anos , serão o poder , na MADEIRA, ...TEM DE HAVER MUDANÇA TAMBÉM NA R.A.M.

Anónimo disse...

o cafofo é a peça chave em 2019

Anónimo disse...

emanuel candidato para por cafofo no governo

Anónimo disse...

vamos lá, ...são bons, camara /outros , vejam só, como conseguiu o Porto Moniz, e, agora solidifico, Boa Sr Presidente, ...boa sorte!!!!!!!

Anónimo disse...

...já vimos que és capaz, ...FORÇA EMANUEL

Anónimo disse...

VERGONHA!!!!!

Anónimo disse...

O PS/M é um ninho de víboras, é por isso que é o partido na mamadeira que mais espeta facas na "costa(s)" dos líderes!

Anónimo disse...

Ainda bem que ha alternativas
Diz o Sr Pereira que é cobardia?
Quem é frontal e disputa o poder é cobarde?
Mas que democracia é esta?
Se o Cafofo nao quer ser lider partidario e apenas se reserva para uma hipotese de governo, qual é o,problema?
Ele ganhou duas vezes no FX sem ser militante. Foi, o PS que foi atras dele.
Agora se o Emanuel Câmara e o Vitor disputarem o,poder ao Pereira e ganharem, quaal é drama?
É democracia
E se escolherem o Cafofo,para candidato qual é o'problema?

Anónimo disse...

Ao contrário de Carlos Pereira e da maioria do seu grupo eu sou socialista e digo que quero Cafôfo a candidatar-se e a ganhar a presidência do governo regional.

Anónimo disse...

A ambição desmesurada de Cafôfo, vai-lhe sair cara. Está hoje a cometer erros que só os dará conta quando for tarde. Está-se a tornar no político que o Povo mais repudia: O Político Interesseiro! Os Madeirenses mereciam outros políticos!

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha, o Cafofo mais o tipo do Porto Moniz e os Caldeiras parecem piratas. Nunca vi vergonha igual no PS.

Anónimo disse...

Credo, alguma vez o Carlos Pereira é homem de esquerda?

Anónimo disse...

no mesmo dia que perdem a presidência da Associação de Municípios e a Presidencia da Assembleia Municipal do Funchal

Anónimo disse...

Não foi este ex apitadeiro do apito dourado que nas eleições anteriores pagou viagens a emigrantes para virem ao Porto Moniz votar ? Desta forma é uma eleição garantida. O PSD local anda a dormir....

Anónimo disse...

Força Emanuel Câmara!
Está na hora do partido voltar a ser comandado por socialistas!

Anónimo disse...

PS na habitual autodestruição. PSD dividido como nunca... tou a ver o JPP a ganhar cadeiras na assembleia legislativa regional!!!.... ou se vai
LoL

Anónimo disse...

Crónica de uma sucessão anunciada.

Anónimo disse...

Este Câmara é cá um interesseiro.
Serve de ponta de lança de Cafofo a troco de uns tachos que o Cafofo arranjou para a família...
E mais não digo

Anónimo disse...

Essa peça pode em 2019 estar a ganhar ferrugem atrás das grades. Muitas investigações do MP em curso, Monte, Pagamentos a Luís Paixão Martins e/ou associadas, Frente Mar... Vai por milagre safar-se de todas?

Anónimo disse...

Salteadores

Anónimo disse...

FORÇA EMANUEL! PRECISAMOS DE MAIS TACHOS!

Anónimo disse...

Quanto é que ganha o filho do Emanuel na Frente Mar? Cafofo falta comprar o outro irmão...

Anónimo disse...

É só más línguas do PPD

Anónimo disse...

Esta jogada de Cafofo e Vítor Freitas é muito simples de ver Eleições para presidente do governo como Carlos Pereira nao apoia Cafofo mete-se o Emanuel que e para apoiar a merda das coligações para o Cafofo ir para presidente e encher a frente mar com tachos como o filho do Emanuel ja esta la

Anónimo disse...

Além de ter pago tal como em 2013 viagens aos "migras" que estão na Inglaterra, também andou a pagar gente para mudar de morada para puderem votar no Porto Moniz, é óbvio que o dinheiro não sai do bolso dele. Assim se ganha eleições no Porto Moniz. Este estrela de apito dourado tem uma sede de poder que o pessoal lá da cidade não conhece. Isto para não falar que os seus queridos filhinhos andam também a mamar a grande e a francesa.

Anónimo disse...

Meu Deus! Pior que o AJJ esta escumalha de gentinha do PS. Pior que os mamoes do PPD. Já repararam nos tachos destes socialistas ? Emanuel Câmara? Um autêntico chulo dos dinheiros públicos.Andou uma vida profissional a chular as Finanças(seu serviço profissional) com dispensas a torto e a direito.Por tdo e por nada.Ainda que dentro de lei, passou mais de 70%! fora das Finanças a sua atividade. Não descansou sem meter o filho como deputado (mais mamanço) Comprou votos há 4 anos como se sabe na Câmara do Porto Moniz.nem sabia do tacho da Frente Mar...podridão autêntica . Como ele estão muitos mamoes como Vitor Freitas. outro chulo .rapidamente se colocou ao lado para ter direito a mais 4 anos de mamice em vez de ir trabalhar como continuo na Universidade da Madeira .

Anónimo disse...

O problema foi o timing! Ficaram mal na fotografia

Anónimo disse...

Cafofo o próximo Sócrates!!! Presinto desgraça a caminho....

Anónimo disse...

PIRATAS!!