Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de novembro de 2017


ENCERRAMENTO DA PRAÇA DO MUNICÍPIO

SERÁ QUE A PRAÇA VAI FICAR ASSIM?



Miguel Costa

Gosto muito de esplanadas. Gosto de muito de motas. Gosto ainda mais de viajar, passear pelas ruas encerradas das grandes cidades europeias e sentar-me numa esplanada agradável.
Esta é uma realidade que Paulo Cafôfo quer transpor para a cidade do Funchal, no entanto esquece-se da dimensão territorial da ilha, da cidade. E há que ter em conta a proporcionalidade dos territórios.
Concordo que a Praça do Município seja encerrada. Mas espero que seja encerrada para livre utilização das pessoas, para a realização de eventos. Espero que não seja mais um daqueles projetos para encher chouriço, com esplanadas de um lado a outro, em que as receitas dos licenciamentos das esplanadas revertem a favor dos cofres da autarquia.
Veja-se o excesso de esplanadas licenciadas na Zona Velha. Com tanto licenciamento acontece algo gravíssimo, que a maioria não se apercebe.
A Câmara Municipal não respeita as dimensões mínimas da protecção civil e as normas de acessibilidade para todos. Isto a juntar o incumprimento da lei do ruído que deixa os moradores de cabelos em pé. Nem uma ambulância nem um carro de bombeiros conseguem passar pelas ruas daquela zona histórica do Funchal. 
Com tantas queixas, o presidente da Câmara, que quer uma cidade moderna como a de Barcelona, continua a fazer ouvidos mocos para aquilo que corre mal na Zona Velha.
Esperemos que o mesmo não aconteça no Largo do Colégio, que deve ser tratado com excelência. Deve ser bem tratado arquitectonicamente, com rampas para aqueles que têm mobilidade reduzida, com dignidade para que aí decorram apenas eventos, e que se pense bem como serão feitas as cargas e descargas devido aos estabelecimentos ai existentes.
Há outra questão, não menos importante. A eliminação gradual dos estacionamentos ao ar livre em toda a cidade. A Câmara não apresenta alternativas, simplesmente vai eliminando, ficando espaço apenas para as motas e já agora para as bikes (afinal queremos mais um galardão fictício da Cidade Mais Verde da Europa).
As alternativas são as que já existiam. Estacionamentos municipais fora de mão e os estacionamentos em Centros Comerciais. Ora quem estaciona no La Vie já não se desloca ao exterior, até porque há espaços infantis, onde os mais pequenos podem ficar enquanto os pais vão às compras. 
Esperemos que esta política de encerramento de estradas, de eliminação de estacionamentos e do aumento desmesurado de esplanadas não leve à desertificação do centro da cidade, nem leve ao esmorecimento das lojas tradicionais.
Gosto muito de esplanadas. Gosto de muito de motas. Gosto ainda mais de viajar, passear pelas ruas encerradas das GRANDES cidades europeias e sentar-me numa esplanada agradável. Gosto especialmente de Barcelona.

28 comentários:

Anónimo disse...

Faltou colocar mesas frente e se calhar dentro da igreja, desde que paguem!

Anónimo disse...

homem , acorda, vai a lisboa e vê a diferença , não temos condições para baboseiras

Anónimo disse...

Plano arrojado e corajoso, seria fazer um parque de estacionamento subterraneo servindo o comercio local.

Anónimo disse...

Finalmente uma medida condigna para aquela Praça, coisa que os Governos do PSD durante 40 anos nunca fizeram nem deram dignidade a mesma.
Um Bem Haja Paulo Cafofo que é o único que coloca o Funchal na vanguarda e no desenvolvimento.
Aguardemos ansiosamente para que no ano de 2019 faça o mesmo pela Madeira Inteira.

Totalmente ao contrário do Governo Regional e da Administração de Portos que se está a prostituir com a realização da Feira na Praça do Povo com Circo, Carroceis e Carros Elétricos, uma autentica Chungarada e Rafeirise que vai dar uma imagem de 4 Mundo da Cidade.
Quero ver como vai ficar aquele nobre espaço após a utilização deste evento com os Jardins e a Relva totalmente desfigurados.
Em vez de darem dignidade a mesma com a construção de FONTES LUMINOSAS (TIPO EXPO 98) e espaços para circulação, NÃO!! Fazem é esta pouca vergonha.
O Autor e Responsáveis desta medida deveriam ser demitidos de imediato e chamados a justiça, pois estão a estragar e danificar um bem público.

Anónimo disse...

Espero bem que não continue a ser Parque de Estacionamento da Igreja do Colégio.
Gostaria que o Novo Comandante da PSP ao contrário desta Senhora que vai embora e não deixou nenhumas saudades, Tenha a hombridade de atuar, multar, bloquear e rebocar todos aqueles veículos que nos fins de semana e feriados fazem de lá o seu estacionamento, vergonha este povo dito Superior.
Neste momento parece que a PSP encerra diariamente as 19h e ao fim de semana nem vê-la, terá de haver SEMPRE um piqué a atuar para estes desvarios constantes.

Anónimo disse...

Das 14,59h
Acho uma medida totalmente sensata, de grande utilidade e forte desenvolvimento para o comércio local com futuro, seria uma coisa para perdurar com orgulho pelas gerações vindouras que deixaríamos aos nossos descendentes.
TAL COMO EM RELAÇÃO AO HOSPITAL QUE O GOVERNO REGIONAL QUER QUE O GOVERNO CENTRAL COMPARTICIPE COM METADE.... TAMBÉM ESTE PARQUE DE ESTACIONAMENTO DEVERIA SER COMPARTICIPADO PELO GOVERNO REGIONAL pois é uma medida de beneficio para toda a Cidade.
FORÇA FUNCHALENSES NESTA AMBIÇÃO E FAZER JÁ UMA PETIÇÃO PARA A MESMA.
Não podemos deixar de perder esta oportunidade histórica que irá acontecer.

Anónimo disse...

Espero que chamem o grande especialista Sem Abrigo para dar um contributo à nova praça.

Anónimo disse...

Toda esta zona se irá transformar para melhor e com muito mais movimento de pessoas durante o dia beneficiando com isso todo o comercio nas redondezas.
Desejoso de ver o movimento que esta zona terá brevemente com o Alargamento desta Praça, a abertura dentro em breve de uma Pastelaria da OPAN, a Confeitaria Felisberta em funcionamento.
Vai trazer todo o desenvolvimento e evolução a esta zona e limítrofes.
Trazer a Baixa do Funchal mais para Norte e alarga-la pois a Baixa não é só a Avenida do Mar.
O Funchal com o aumento do Turismo tem de crescer e exercer a sua zona de influencia.

Anónimo disse...

Gosto especialmente do barracão arrojado que montaram em frente à CMF. Hoje vi uma turista a tirar fotografias da Igreja do Colégio. Estava impossível tirar uma boa imagem da fachada da Câmara. O barracão tapava tudo. Isso sim é bastante arrojado hahahahahahahaha

Anónimo disse...

A viloada que votou no cafôfo não merece outra coisa! Deviam também poder colocar uns bidões para fazer uns churrascos e umas espetadas!

Anónimo disse...

Vão estragar a bonita Praça do Município.....

Anónimo disse...

Ó anónimo das 17:21 está a ofender o povo? Tenha atenção e respeito por todos.
Cada um é livre de votar em quem quiser.

Anónimo disse...

Com tantos problemas na saúde, educação e na habitação, os governantes desta terra continuam a gastar dinheiro em baboseiradas que em nada ajudam a população.

A Praça do Município não precisa de planos modernos arrojados, só precisa de manutenção e respeito.

Mas a vaidade e ganancia de querer mostrar obra e fomentar a industria do betão falam mais alto e toca a estragar.

Mas como alguém disse e bem, nós temos aquilo que merecemos, e tenho a certeza que a factura para tanta incompetência será bem pesada.

Aliás aqueles que infelizmente têm o infortúnio de cair na doença e precisarem de cuidados, já estão a sentir e bem essa factura.

Mas siga a banda com festas e bolos...

Anónimo disse...

16.32.
O parque de estacionamento subterrâneo a exemplo de outros em Lisboa no Camões e outros, è responsabilidade da Câmara e em 4 anos fica pronto.
O Governo devia era arranjar a entrada da cidade junto à Lota, com doca para táxis e passageiros. Em vez disso o restaurante Design Center conquistou 10 lugares que deviam ser para os ferry. Mas uma reformulação daquele terceiro mundo ali à entrada de cruzeiros, é urgente , pois o atual estado é uma vergonha.

Anónimo disse...

Eu só vou descansar quando o Cafofo licenciar uma esplanada à frente da Sé daquelas bem grandes e três o quatro lambretas de comida rápida. Grande Cafofo saíste cá um artista!

Anónimo disse...

Pelo amor da Santa....!!! Mais pessoas a circular!!! Mais movimento nas lojas!!! Vai dinamizar o comercio!!!
Claro que isto não vai acontecer,por acaso vai atrair mais pessoas ao centro? Não temos poder económico, o nosso turismo é o que se vê passeia nas ruas mas não compra nada, isto é, compra no pingo doce uma água, uma banana e uma carcaça para levar para o hotel, à espera do jantar.
O que dirão os comerciantes, já se fez algum levantamento sobre os impactos positivos desta alteração, caso venha a acontecer? Como agora fazem estudos para tudo....
Aguardemos.

Anónimo disse...

Uma grande medida de reabilitação do sr. Presidente Paulo Cafofo foi o licenciamento de 80 galerias comerciais no novo Savoy. Ainda bem porque os lojistas do Funchal têm as montras mal arranjadas, velhas e pedem balúrdios por meia duzia de trapos. A concorrência vai fazer esses maus comerciantes se mexerem!

Anónimo disse...

Excelente medida, já agora um Grande Obrigado ao Sr Cafofo por aquilo que fez na Avenida Zarco. Aquilo está um Brinquinho, uma coisa 5 Estrelas, alegra-me muito ver aquilo até parece que estou noutra grande cidade, dá outra imagem de modernidade a nossa urbe.
Com isto vemos a visão global de certos estadistas que com pouco dinheiro fazem pequenas obras que transformam por completo uma Cidade.

Anónimo disse...

Das 20,41h
Existe sempre alguém com mentalidade retrograda que deseja manter sempre as coisas no seu estado atrasado, é alérgica a informática, tipo Salazar que não gostava que os seus súbditos evoluíssem e frequentassem as Universidades, são pessoas tipo Velhos do Restelo que embora poucos mas sempre os há!

Atualmente naquela Praça os veículos que circulam nas redondezas são de itinerário necessário e importante? Não!
Existe alternativas? Sim!
Porque não aproveitar esta grande oportunidade e única, fazendo um Parque de Estacionamento Subterraneo que iria beneficiar todos, tanto Comerciantes como as Pessoas e ao contrário daquele visual ridiculo que nos deixaram que foi aquilo que espatifaram nas Ribeiras, aqui a Industria do Betão era necessária e ficaria totalmente escondida.

Quanto a Doença e aos Hospitais, acho que o mais importante seria pedir ao Governo Central que nos envie e urgente Equipas de Direção Hospitalar porque as que temos não tem capacidade para administrar.
Como é que querem um Novo Hospital se não sabem e não teem capacidade para administrar este. Isto sim é o Loby a Fomentar a Industria do Betão para seu proveito próprio.


Anónimo disse...

Excelente tomada de decisão e medida que vem valorizar todo aquele meio envolvente, foi para isso que votei em si Cafofo e estou a ver que o meu voto foi bem empregue.
Já agora e uma medida urgente seria para logo na segunda quinzena de Janeiro proibir todo o estacionamento na Rua do Aljube que aquilo deverão talvez nem chegar a uma dezena de veículos e alargar todo o passeio transformando a mesma como hoje está a Fernão Ornelas.
Os passeios e a cidade tem de ser para as pessoas e quanto menos carros na zona envolvente da Catedral melhor para a dignificar e preservar.

Anónimo disse...

Força Sr Presidente da Camara e ir para a frente com um Parque Estacionamento Subterraneo na Praça, dinheiro para a construção ir buscar a divida que o Governo Regional tem para com a Camara, se o Governo não tem dinheiro para pagar aquilo que deve, a Camara deverá pedir um empréstimo nesse montante com o aval do Governo Regional.
O Municipio terá de fazer a mesma coisa que o Governo Regional quer fazer com o Governo de Lisboa que é um empréstimo no montante de divida que eles inventaram ser de cerca de 140 Milhões mas com o aval do Governo Central... tipo Castros no Porto Santo.
Uma medida destas até a oposição do PSD da Rubina Leal votaria a favor, pois terá de haver equidade ou não???

Anónimo disse...

Comentário das 21,35h
Porque não? Vai a Veneza na Praça S. Marcos e ver como funciona.
Madeirense só olha para o seu umbigo e quer continuar a circular de carro de bois, não?

Anónimo disse...

Acho que tudo isto se englobará num plano vasto para todo aquele quarteirão que fará reviver e renascer toda esta zona.

Aproveitar com as futuras obras na Rua Bom Jesus em que vão ser alargados os passeios, reviver o empedrado e somente com um faixa de rodagem para:
A partir da Rua 5 Outubro junto ao Palácio da Justiça, toda aquela zona oeste ser de apenas uma faixa de rodagem até a Rotunda do Infante com alargamento dos passeios circundantes, assim como:
Partindo do Banco Portugal toda aquela zona para leste até o Mercado dos Lavradores deveria ser totalmente encerrada ao transito incluindo a Rua Fernão Ornelas apenas permitindo cargas/descargas a horas programadas.
Como atrás li e concordo perfeitamente, é incomprensivel existir circulação junto a Catedral do Funchal, coisa que seremos acusados de destruição pelas gerações vindouras.

Também tenho viaturas, mas existem muitos parques estacionamento na redondezas e o Funchal não é tão grande para deixarmos o carro mesmo a porta do estabelecimento, esta mentalidade terá de ser ultrapassada.

Anónimo disse...

Ó das 12.04, mas que raio de comparação há a fazer entre a Praça de S. Marcos e a nossa Praça do Município ?

Anónimo disse...

Agora o Governo Central tem de fazer a sua parte, que é acabar com o Estacionamento dos Autocarros no Final da Avenida do Mar, criar um plano rodoviário e Construir uma Central de Camionagem indispensável nos tempos de hoje e existe local para a sua construção, haja é força de vontade politica e deixar de esbanjar o dinheiro a torto e a direito.

Anónimo disse...

A barraca em frente à Câmara é um fiasco... mais um do Cafofo!

Anónimo disse...

18,15h
Aquela barraca já é para a montagem do equipamento para as obras do parque estacionamento comparticipado em 50 por cento pelo Governo Regional, será?

Anónimo disse...

Otima opção, coisa que o PSD esteve lá durante 40 anos e nunca executou, força Cafofo grande dinamizador da modernidade e da sua cidade.
Aquela Avenida Zarco ficou excelente, um Obrigado.
Agora falta entre outras a Rua Bela S Tiago e reformular todos os Candeeiros da Marginal criando uma coisa total, única, escultural e só nossa, com embelezamento próprio.