Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de novembro de 2017



Escândalo nos 600 anos 
dos Descobrimentos



Comissão das comemorações 
sem um único representante
da primeira ilha  descoberta 


O Porto Santo está em polvorosa. Como se compreende. Nomeada uma Comissão Executiva para as comemorações dos 600 anos do Descobrimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo, presidida por Guilherme Silva, não existe um único elemento da pequena ilha, a primeira da lista de descobertas, a incorporar a referida comissão.
Além do presidente, Guilherme Silva, deputado social-democrata em S. Bento durante vários mandatos, integram a comissão, divulgada em Joram, Natércia Xavier, adjunta na Secretaria da Cultura, Teresa Brazão, directora regional de Cultura, Roberto Santa Clara Gomes, da Associação de Promoção, Carmo Fontes, técnica do Turismo, e Dorita Mendonça, directora regional de Turismo. Do Porto Santo, ninguém. 
"Queiram ou não queiram, o Porto Santo é o nome da primeira terra na gesta das Descobertas portuguesas", protesta um porto-santense de prestígio na sua terra e não apenas. "É inadmissível organizarem uma comissão de comemorações de descobrimentos desprezando a terra descoberta em 1418, a primeira da lista."
Sem deixar bater a bola: "O actual presidente do governo regional, na altura em que procurava os votos de que precisava, prometeu tomar nas suas mãos a defesa do Porto Santo, chamando a ilha para as suas competências. Olha lá se não chamava!"
Depois de uns tempos de férias, as trapalhadas do laranjal estão de volta.

15 comentários:

Anónimo disse...

No Porto Santo nada se passa.
Qual Polvorosa qual quê? Isto só pode ser do cubano Carlos Silva ex do Diário de Notícias da Madeira. Como levou uns patins do DN, agora entretem-se a fazer queixinhas ao Fénix e a querer armar confusões na Política local.
Nem castro, nem menezes estão preocupados com a não representação do Porto Santo nas comemorações dos 600 anos.
O Presidente Idalino e Jocelino da DRAPS já têm entendimento com o Governo Regional sobre este assunto.
Nada se passa em Porto Santo.

Anónimo disse...

Bem feito! Não votaram no PPD? É o pagamento das autoridades regionais e a consideração que têm pelos portossantenses! Vota PPD!

Anónimo disse...

Não está errado, porque se trata dos Descobrimentos.
Quando fôr do Achamento, então os profetas terão lugar de honra, a desempenhar pelo Jocelindo. Sempre dá umas senhas de presença e uma viagens ao Funchal.
Viva o Achamento. Abaixo os Descobrimentos.

Anónimo disse...


O Idalino e o Jocelino tem entendimento sobre os 600 Anos ?
Aí Elvio Elvio estas cada vez Pior .
Agora também acreditas no Pai Natal.

Anónimo disse...

Descobrimentos 600 Anos-
PORTO SANTO, Ilha Dourada que bronzeia corpos e bilharda da vida alheia!
Voltei!
Ressuscitei dos mortos. com tamanha ofensa fiquei alcançada!
Atão o Achamento nãn foi Porto Santo primeiro?
Tenham um pingo de vergonha nas ventas,indecentes!
Ca sou do PPD! O Sr.Guilhermo Silvas vai mas é indireitar isto tudo e repõr a digna homenagem à Ilha Dourada!Ele vai virar tudo do avesso, vai lhe dar umas ãnsias e vem para o Porto Santo de malas e bagagens para festejar aqui com as gentes da minha terra os Portosantenses.Tou com uma mania que o Sr. Guilhermo Silvas vai dar um Banquete de Ranchões, Saramagos Pencas e Sarralhas!
E se a Madeira quiser dar uma " Esmolinha" á gente como segundo prato , pode ser mesmo uma singela sopinha de "Cagarras"...
Ah Estepilha que só de me lembrar até me levantei dos Mortos.
Oubriádo!

Anónimo disse...

Então Idalino não dizes Nada ?
Ah Homem mostra que os tens no Sítio .
Pede Autorização ao Jocelino,faz-lhe Ver que tens de dizer alguma coisa nem que seja a fingir.
Vai lá Idalino ,"Um Homem uma Palavra ".
Paz a Sua Alma.
Já foste.

Anónimo disse...

Mais depressa faz sentido ser o Governo da República a organizar organizar as comemorações do achamento (como agora se diz) do Porto Santo do que o Governo Regional. Afinal de contas foi o primeiro marco da epopeia das descobertas.
E de certeza que a promoção internacional seria maior e melhor.

Anónimo disse...

E porque havia de ter? O Porto Santo pertence ao Arquipélago da Madeira e o Arquipélago está representado.

Anónimo disse...

Penso que o governo da república está-se borrifando para o achamento ou descobertas.
Servem é para sacar dinheiro.

Anónimo disse...

Oh senhor das 16.44
Sem dúvida que o porto Santo devia estar representado, talvez por um Professor de História da comissão que já esteve a participar nos eventos do Festival Colombo. Se o Guilherme Silva está na comissão que não percebe de história, mas só representa o Jardinismo, Se a Carmo Fontes está lá , que só arma confusões e nada percebe da poda, porque não estar um representante da primeira Ilha descoberta/povoada pelos Portugueses?
Não sejam masoquistas.

Anónimo disse...

Descobrimentos descobrimentos descobrimentos descobrimentos. Por amor de Deus não falem em achamento, parece que acharam um objecto qualquer. DESCOBRIMENTOS.

Anónimo disse...

Votar PS era a mesma coisa, qual foi a influência a nível regional do Menezes nos últimos 4 anos, Nada, zero

A Bilhardeira disse...

Deixem de atacar os " meus felhinhes" ldalésio e Jocefino!
Eles à que mandem e vão fazer ver so Sr. Guilhermo Sivas que a gente tem razão...
Ninguém tem o Direito de mudar o decurso da História...

Anónimo disse...

O único profeta que poderia fazer parte desta comissão é o Filipe Menezes de Oliveira, que agora tem muito tempo disponível, mas é socialista e o Governo é PSD.

Anónimo disse...

Já olharam para o facebrokas de hoje.
O menezes o tal dos ajustes directos, então não é que veio ofender a brilhante jornalista Dra Tânia Spínola, porque disse ontem no telejornal das 51 horas, que o tal dos ajustes directos tinha escondido mais de 800 mil euros, vamos lá saber porquê, de acordo com o Tribunal de Contas, mas referente à boa e esquisita contabilidade de 2014.
menezes, não desesperes, porque o Tribunal de Contas vai trazer a público as contas de 2015 e 2016. Aí sim, vamos ter a referência aos famosos ajustes directos, em foste um expert.
Agora sabemos que tens todo o tempo do mundo, porque passaste de cavalo para burro, e então começas a escrivinhar no facebrokas, como se as pessoas acreditassem nas tuas belas prosas. O que vimos, ´são os gostos de D Rosalina e mais um.