Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de novembro de 2017


Exmo. Senhor Secretário Regional da Agricultura e Pescas

Escrevo para o felicitar pela notícia de que a Empresa de Gestão do Sector da Banana Lda (GesBa) vai passar a comercializar anona, maracujá e pêra-abacate. Estes agricultores passam a ter mais uma possibilidade para comercializar os seus produtos e nós, produtores de banana, passamos a contar com mais uns colaboradores para ajudar a pagar os 17 milhões de euros de dívida assumidos pela empresa aquando da sua constituição.

Quando me tornei produtor a GesBa já existia a operar em regime de monopólio. Por isso, fui obrigado a contribuir para o pagamento de uma dívida criada antes de eu ser produtor! Aliás, este foi um dos motivos pelo qual entreguei no dia 23-04-2015 uma carta na Secretaria regida por Vossa Exa., onde o questionava se era legal obrigar-me a pagar tamanha dívida (17 milhões representavam à altura um ano e meio do total das vendas de banana da RAM!). Até hoje aguardo resposta.
Assim, agradeço que explique a todos nós, produtores de banana, como tenciona agir em relação à amortização desta dívida após a integração dos produtores de anona, maracujá e pêra-abacate.
Rufino Nascimento

22 comentários:

Anónimo disse...

Muita política se faz com o novo hospital n terreno de bananeiras. Diz o vendido do PC que não pode lançar o concurso põrk lhe falta os 50 % de Lisboa e pergunto já há os 50% da região tb?? E já tem o terreno?? Deixem de atirar areia p olhos das pessoas que já não pega não apreenderam nada com a derrota nas autárquicas? Claro que a fenix renascida não vai publicar este comentário

Anónimo disse...

Será que o senhor de S. Vicente vai plantar maracujás no projeto das muralhas?

Anónimo disse...

Espero que o PC poupe alguns milhões de euros e lance um concurso público e não um concurso por prévia qualificação.

Anónimo disse...

Pedro C é mais um como aqueles que vendiam Banha de Cobra no Largo do Pelourinho nos tempos do meu Avó.

Anónimo disse...

Alguém já se questionou sobre a quantidade de dinheiro que será necessário injetar na GesBa até que a primeira caixa de anona chegue a Lisboa. Com a pouca quantidade que temos, os custos para manter esta operação serão insuportáveis.
No passado, cheguei a mandar anona pela cooperativa e o negócio não foi bom nem para mim nem para a cooperativa. Foi Sol de pouca dura.
Doutor Rufino, creio que os produtores de anona vão aumentar a dívida que o senhor e os outros produtores de banana estão a pagar.
Este ano os administradores da Gesba mal conseguiram vender a banana, que teve ao preço da chuva, em Lisboa, quanto mais anona e pêra-abacate
Mau negócio. Muito Mau.

Anónimo disse...

Ah ah, não lança o concurso porque lhe falta os 50% de Lisboa!Essa é a anedota do ano. Como se o povo acreditasse. Ainda nem os terrenos estão todos expropriados! Vamos ver se no orçamento regional estão lá os 50% para o hospital. PC não está a convencer e isso é muito mau.

Anónimo disse...

o Sr , agricultor, Vasconcelos, já sabe que somos minúsculos , vendemos realmente maracujás , a mais de €20 kg, no mercado, é uma boa aposta, este homem vem enganar quem???????????
as uvas , ficam nas parreiras , as bananas nos contentores no caniçal, ...e os maracujás ?????? a mãe do sr secretario tirou um curso agrícola(ELA QUE PLANTE OS MARACUJAJEIROS E ELE QUE FAÇA O NEGOCIO COM OS MARACUJÁS , O Humberto tem muito jeito para os negócios ,. Vejam a escola agrícola de São Vicente , que ele , mandou remodelar e custou mais do dobro do que o concurso inicial, .....

Raghnar disse...

Vamos ter também anona e maracujá madeirenses nos supermercados continentais a preços inferiores aos quais estes produtos são comercializados na sua origem?

Eu sinceramente não percebo estas negociatas...

Anónimo disse...

Ao contrário de todas as opiniões, acho boa ideia a venda desses frutos tropicais juntamente com a banana. Se a Gesba já tem uma estrutura e uma rede de contactos porque não tentar escoar esses produtos. Não custa nada experimentar... não é broquilhas?!

Anónimo disse...

Esclareço que por PC não me referia ao Pedro Calado quem acho que vai fazer um bom trabalho mas ao infiltrado do Partifo Comunista no hospital o eng

Anónimo disse...

Se a banana não é viável e já deu este buraco... não se trata de "aproveitar a estrutura" mas sim de torná-la ainda mas ineficiente com mais produtos, mais custos para essa operação com contrapartidas muito duvidosas... é uma regra básica comercial, quantos mais SKUs pior, especialmente em operações que só têm dado prejuízo.
Feche-se a Gesba. Os privados fazem melhor.

Anónimo disse...

A quantidade de luminárias que por aqui anda.
Sabendo que o grande problemas dos nossos produtores é a comercialização dos seus produtos, o governo toma uma medida correta aproveitando uma rede de comercialização já existente. Caiem em cima.
Santa ignorância!

Anónimo disse...

Ainda bem que este artigo é assinado. Todos sabem quem é e o que fez este senhor Rufino. Já agora. Alguém é obrigado a ficar na gesba?

Anónimo disse...

A Gesba está transformada numa empresa de empreitadas e o resto é conversa para entreter. No dia em que a ajuda comunitária diminuir a Gesba entra em insolvencia (ou melhor o contribuinte chega à frente) e os agricultores estão entalados pq não há dinheiro para pagar a banana a preços viáveis.
Quanto aos maracujás, tenham juizo, a madeira não produz para consumo interno, quanto mais para exportar. já agora o Guru do Sec Agricultura que diga que vai enviar fruta para a China e Africa do Sul porque tá de moda!!!

Anónimo disse...

Gosto de ver estes comentadores que querem encerrar tudo o que seja estatal!
São os mesmos que depois se vão lamentar contra os monopólios privados dos Sousa, Pestana, AFAS e outros!

Anónimo disse...

Anónimo das 1249. o seu comentário peca igualmente pela ignorância. Desconheces a realidade da agricultura regional.
Se a GesBa este ano no verão deixou mais do que 40 contentors por semana de banana em cima do porto do Caniçal -eu vi, com os meus próprios olhos, e tenho familiares a trabalhar lá que confirmaram, como podem os administradores ambicionar vender outros produtos da agricultura madeirense.
Uns bons administradores que tão deitando abaixo a empresa a mando de um secretário que não tem boa fama (fama que acaba em ão e não é aldrabão).
Por vezes tenho vergonha de dizer ser agricultor.

Anónimo disse...

A porca vai ser a mesma, os leitões é que são outros.

Anónimo disse...

Não sou o Rufino, mas respondo à sua ressabiada pergunta. Numa terra de monopólios, o governo não descansou enquanto não colocou uma só empresa a gerir o setor da banana.
Se todos fossem como o Rufino, o setor estava com melhor saúde. Um abraço colega Rufino

Anónimo disse...

Uma parte desse dinheiro está na vigia em são vicente.

Anónimo disse...

Continuo a não encontrar uma, uma única razão para este secretário não ser incluído naquele rol de saídas de secretários. É que não fez, nem faz nada pelos agricultores. Fez uma escola agrária no norte para fazer cursos mas nâo vejo ninguém a fazer uso dessa formação. Que a este senhor seja feito um convite para sair, porque o que dizem é que se não for por convite ele continuará na senda do enriquecimento pessoal e empobrecimento dos agricultores.

Anónimo disse...

Vigiem bem esse projeto! Que trapalhada. Como é possível? Só vindo da secretaria da Agricultura.

Anónimo disse...

Outra rede de contactos? Assim não.