Powered By Blogger

terça-feira, 7 de novembro de 2017


IMPORTA LEMBRAR


Roberto Rodrigues



Desde a sua fundação o CDS é um Partido democrático inspirado pela democracia-cristã e que alberga também princípios conservadores e do liberalismo dito clássico, que o tornam num Partido de centro-direita no espectro político português.
Dito isto, importa lembrar que o CDS sempre combateu politicamente outros modelos governativos de cariz socialista, comunista e/ ou trotskista sejam eles revolucionários ou não e ditos de esquerda, que são diametralmente opostos a aquilo que ideologicamente representa o CDS e a sua doutrina política.

Assim sendo, os cidadãos não podem esperar que o CDS enquanto Partido Político, aceite ou facilite uma mudança governativa em Portugal ou mesmo cá na Madeira, formada ou apoiada por Partidos ou Movimentos que tenham como matriz ideológica as políticas ditas de esquerda, sejam eles moderados ou radicais. Não só por não se identificar com elas, mas porque não acredita que estas venham de alguma forma melhorar a governação seja ela de qualquer nível (Nacional, Regional ou mesmo Autárquica).
E mais, o CDS é um Partido que tem também o seu projeto político alternativo, alicerçado não só na sua matriz ideológica, mas também em propostas claras e em pessoas preparadas para assumir essas funções. Basta ver onde somos poder para se aferir isto.
Por tudo isto, não compreendo algumas posições e opiniões expressas recentemente dentro e fora do CDS, de quem esperava posição diferente à aquela que se tomou, de negociação de acordos pontuais com vista a viabilização de órgãos municipais, onde quem ganhou não tinha maioria para eleger quem presidir esses mesmos órgãos. Obviamente o CDS e tendo em conta o seu posicionamento ideológico, só deve viabilizar o que lhe seja mais próximo e não ou que lhe é mais distante, mesmo que na Madeira e nestas particulares circunstâncias seja na área política do PSD, que lembro é social-democrata, também ideologicamente situado ao centro do espectro político. Isto também não esquecendo que foram os Partidos da esquerda que em 2015 deram cabo de uma prática até esse momento respeitada, de deixar mesmo que em minoria quem ganhou governar, pelo que não podem queixar-se de lhes ser aplicada a mesma “receita”.
O CDS, tem provado ao longo de décadas na Madeira que não é muleta de ninguém e muito menos do PSD. Partido este que até hoje combate na Assembleia Regional e nos Municípios onde é também poder, pela simples razão de acreditar que tem um projeto político alternativo melhor de centro-direita como já expressei e que sendo ainda o segundo Partido Político mais votado nas últimas eleições regionais, almeja também ser poder e colocar em prática as suas propostas em resposta aos problemas e anseios dos Madeirenses, que julgo muito claramente compreendem este querer, que não pode passar por derrubar um poder que não gostemos, apenas porque sim, por outro dito e apoiado pelas Esquerdas mesmo que nada tenha a ver com o que acreditamos, porque o PSD esteja anos a mais no poder. Isso considero não faz sentido nenhum.
Queremos sim a saída do PSD do poder na Região, mas queremos ser também nós os que por vontade do Povo, venham a assumir esse poder, sem subterfúgios, sem interpostas pessoas e assumindo claramente a nossa matriz política e não no meio de uma “Geringonça” que tal como outros exemplos que já conhecemos acabam sempre por prejudicar e enganar os eleitores.

12 comentários:

Anónimo disse...

Mas o Povo não quer saber do CDS..

Anónimo disse...

Este escrito, para além de estar redigido num português macarronico é contraditório e falso. O CDS ao longo da sua vida regional fez alianças com partidos de esquerda, a saber, PS, JPP e muito recentemente na Assembleia Municipal do Funchal com vários partidos incluindo o PTP, por isso este senhor Robertinho que de vez em enquanto vai substituir os deputados que se ausentam por suspensão de mandato, como foi o caso do cadastrado Lino Abreu, fazia melhor figura se tivesse calado.

Anónimo disse...

Quem é este Roberto? Que influencia tem no partido?

Anónimo disse...

Este anónimo não sabe ler e pior confunde acordos do passado entre partidos no âmbito da Assembleia Regional para restabelecer a normalidade democrática num tempo em que o PPD de Jardim de forma antidemocrática tornava aquela casa numa espécie de albergue espanhol, com acordos de um tempo bem diferente, desta para eleger presidentes de Assembleias, numa circunstância que nada tem à ver com as do passado. O CDS fez sim muito bem em ajudar a eleger estes novos presidentes, coerente com a sua ideologia e se outros que nesta eleição se juntaram não sendo dessa área política é já uma situação que nada tem à ver com o CDS, só quem não quer ver é que não vê o que distinto e óbvio..

Anónimo disse...

É verdade o CDS-PP fez acordos pré-eleitorais com o PS e sempre que os fez levou castigo do eleitorado e em particular do seu. O deputado Roberto Rodrigues tem razão. O CDS-PP só terá futuro se avançar sem acordos com à esquerda.

Anónimo disse...

Esta é boa! Há gente que pensa que todos somos burros e confunde um movimento da sociedade civil que juntou gente de vários quadrantes políticos e sem passado partidário com partidos. No tempo em que o cds apoiou o movimento da jpg estes eram tudo menos um partido e muito menos de esquerda. E mesmo hoje que se saiba não se consideram partido de esquerda.

Anónimo disse...

O Nelson Ferreira esta em vias de ter o que quer.. ser expulso do CDS para se tornar independente e poder ser convidado do Cafôfo, que entretanto já lhe deu um tacho pelo seu voto a favor da gerigonca em Santo António.. viva ao centralismo "católico"!

Anónimo disse...

Informação: O Nelson Ferreira aceitou um tacho na Frente Mar, da mesma forma que a malta do PSD aceitou um tacho na Frente Mar prometido pela Rubina Leal, caso essa vencesse as eleições. Já agora perguntem aos familiares do Rui Santos porque mandaram o Massagista Albino Leça (eleito pelo CDS para Assembleia de Freguesia) embora do C.F.Andorinha no dia 29/09/2017, último dia de campanha eleitoral.

Cidadão de Santo António

Anónimo disse...

O Sr.Roberto Rodrigues é dos tais que está com todos e não está com ninguém. Resumindo começa a pensar na tua vidinha porque o teu tempo na politica chegou ao fim.

Anónimo disse...

O que foi feito em Santo António foi simplesmente a democracia a funcionar! Temos pena ninguémmerece!

Anónimo disse...

pode ser plágio

Anónimo disse...

Ainda ninguém reparou que a malta da Junta de freguesia do PSD anda muito calma!? Porquê será? Porque perderam a mesa da Assembleia de freguesia para a mudança!? O CDS já não apoia o PSD em Santo António? Teremos novidades até o final do ano!?