Powered By Blogger

sábado, 4 de novembro de 2017

Inacreditável RTP-Madeira



7 minutos de TJ em directo
numa reunião de quadros 
do Grupo Sousa!




Se o Leitor não acreditar no que vamos contar, faça como fizemos: pegue se faz favor no comando do televisor e ande atrás com os programas até chegar ao minuto 6, mais coisa menos coisa, do telejornal da RTP-M deste sábado. Uma recomendação: avance para esse expediente depois do jantar digerido, porque vai assistir a 7 minutos de escatologia da mais nauseabunda tratando-se de "comunicação social". Os consumidores de informação da Madeira apanham doses parecidas diariamente, noutros órgãos, mas neste caso é um 'serviço público' a usar os nossos dinheiros para interesses privados, de uma forma até hoje inimaginável.
Que se passou então nesses cerca de 7 minutos de televisão em directo e num espaço informativo?

Vimos que a RTP Martim/Miguel, dupla colocada na Levada do Cavalo pelo Grupo Sousa, despachou uma equipa de enviados-especiais ao Porto Santo para relatar - em directo - um acontecimento que de jornalístico não tem nada, muito menos de serviço ou interesse público: uma reunião de quadros das empresas do mesmíssimo Grupo Sousa realizada para, dizia o pobre do jornalista rasteirado para fazer o frete, abordarem o trabalho dessas empresas.
Ou seja: o grupo económico em causa resolve fazer um brainstorming lá com os seus quadros e vai daí os madeirenses apanham com um directo de 7 minutos, numa arengada inconsequente e sem qualquer nexo a tentar 'vender' aquela estopada que só pode interessar à tripulação do Lobo Marinho, empregados de escritório e colaboradores das agências de viagens Sousa!
De há uns tempos a esta parte, os madeirenses sofrem a tentar perceber o que hoje em dia seja jornalismo, política, partidarite, comércio, máfia, aldrabices em rede tipo telexfree, notícia, jornalista-notícia. Mas esta do directo num Tj, a propósito da vida interna de um grupo económico, só permitiu falar várias vezes, para encher chouriço, da facturação anual de 150 milhões que bafeja o famigerado grupo. Dali não saiu nada de noticiável, nem podia sair - a não ser que anunciassem uma impensável extinção do grupo ou que o Luís Miguel iria deixar de mandar na RTP-M.
Os mandantes deste crime informativo, sem dúvida merecedor de despedimento por justa causa dos seus responsáveis, não deviam fazer tamanha partida aos telespectadores, ainda por cima obrigados a pagar aquela coisa. Não deviam enveredar por aí em respeito pelos competentes trabalhadores do Centro Regional, que de mãos atadas assistem a mais um ultraje à Casa onde sonham fazer boa televisão. 
Será que, para justificar esta peça de 'economia', a RTP-Madeira fará um directo quando houver brainstorming de quadros no 'Pingo Doce' ou grupo afim?  

25 comentários:

Anónimo disse...

Vergonha !!! Demissao já !!

Anónimo disse...

Não acha estranho que um grupo que até há pouco tempo fugia de ser notícia agora se ponha debaixo dos holofotes da RTP? Veja as coisas do seguinte modo: o Luís Miguel está a chegar à terceira idade, não tem filhos com vontade para continuar a "obra", quer vender o grupo aos chineses e por isso está a pôr-se na montra. Para quem aqui vive a cena é ridícula mas para um emissário do governo chinês com carta branca para comprar empresas estratégicas na UE é um sinal importante do poderio do grupo, até na comunicação social.
P.S.1- A cereja em cima do bolo será ver Luís Miguel com umas centenas de milhões de euros (vindos da China) depositados no UBS (Suíça) a vir dar uma entrevista à "sua" RTP a lamentar-se de que não foi bem tratado na sua própria terra e que essa foi a principal razão por que vendeu os negócios, isto em jeito de p. ofendida.
P.S.2 - Em terra de cegos...

Anónimo disse...

é a nossa terra , os nossos interlocutores, é, uma miséria , miserável, nesta terrinha, amos continuar assim , quase todos infelizmente pensam desta maneira, reparem no norte , também a vergonha, mandam sós sem oposição, é o que se passa nesse grupo também , está a vista de todos, ...vai continuar assim, ...estamos condenados a nascença ,....

Anónimo disse...

INACREDITÁVEL !

Nem a SIC (privada) se atreveria a fazer tal coisa a propósito de uma qualquer reunião interna das empresas do Balsemão.

Alguém tem que intervir. O Miguel Cunha ainda não conseguiu desligar-se do Grupo Sousa para quem trabalhou ?

Anónimo disse...

Infelizmente já não há volta a dar, nesta terra não há jornalismo nem esperança que as coisas mudem, pois se algo mudar serão só as moscas, resta-nos boicotar.

Há muito tempo que deixei de ligar à rtp-m/jm/dn. De mim só levam o dinheiro dos impostos que sou obrigado a pagar.

Felizmente temos o seu blogue e mais alguns sítios na internet onde podemos ir estando a par do que passa nesta terra de mais importante e relevante.


Anónimo disse...

Por acaso vi essa desgraça na RTP-Merdeira. Não compreendi qual o motivo e que interesse tinha para o cidadão comum essa vassalagem da RTP-M a um grupo de privados, em directo. Uma autêntica vergonha num país democrático, diga-se.
Na semana passada, também houve uma notícia de abertura sobre a questão do empresário que esperava licença há 2 anos da CM de Santana. Notícia de abertura?! Não havia mais nada de interessante para partilhar e essa foi a notícia principal.
A RTP-M a ser usada para interesses privados e cada vez mais evidente e sem qualquer pingo de vergonha.
Um vale-tudo numa ilha de corruptos.

SIA disse...

Alguns jornalistas deviam entregar a carteira profissional
Hoje no mesmo sentido um tal de Elvio Passos qual justiceiro teve a ignóbil e ordinária ideia de publicar em primeira pagina uma fotografia de um padre dentro de uma igreja junto ao altar com uma imagem do menino e a letras garrafais "pecado do padre Giselo reacende debate do celibato"julgando publicamente o homem.
Esse jornalista virgem pode atirar a primeira pedra?
Esse jornalista tem habituado os leitores do DN as letras garrafais transmitindo opiniões que são mais julgamentos, piores que lapidação.
Jornalista político e agora juiz publico
reacende debate? Só se for para debater o tema " mas quem se julga você ?
Chocante a foto associada que foi escolhida a dedo para deitar abaixo um padre, que também pensa e sente, esse muro despropositado de alguém que se julga acima de tudo e todos.

Anónimo disse...

Senhor Calisto, leia esta notícia recente sobre o interesse chinês nos portos portugueses:
http://aplop.org/sartigo/index.php?x=33933

Anónimo disse...

Vergonha.Maquiavélico.

Eu, O Santo disse...

A resposta do presidente da CM Santana foi muito boa.
Basicamente alega que:
1) Na revisão do PDM foi alterado o uso desses prédios para permitir o empreendimento turístico;
2) o empresário tinha que reapresentar a proposta tendo em conta o novo PDM.

Anónimo disse...

Pior que a RTP ter aberto com a notícia do empresário à espera de licença da câmara de Santana foi o Diário se ter esquecido da dar essa notícia. Porque será?

Anónimo disse...

Não vi nem me arrependo de não ter visto.
Quem gostou foi o meneses, o amiguinho dos sousas, o tal que desgraçou as finanças da Camara Municipal do Porto Santo.

Anónimo disse...

Os Sousas cada vez estão mais fortes, é na RTP/Madeira (Martim e Torres Cunha) e no governo onde pediram a cabeça a Eduardo Jesus mal este foi para o DN dizer que este grupo parasitam os nossos portos há anos sem pagarem um tostão! CANALHEDO!

Anónimo disse...


O Miguel Cunha também estava ?
É para pagar as Ferias dele noorto Santo.

Anónimo disse...

...mas a Bruna não estava no Porto Santo ... era preciso destacar um jornalista para cobrir este evento com os inerentes custos em deslocações? ... ou será que anda ocupada com o concurso (entretanto adiado) da linha ferry Continente-Madeira?

Anónimo disse...

O Cafofo não participou? Ele não é quadro agora dos Sousas?

Anónimo disse...

No meu televisor, não encontro esse canal (rtp/m), há vários anos!!!

Anónimo disse...

parasitas

Anónimo disse...

Há c'anos que a RTP/Sousas está ao serviço do DDT? Andam a dormir? Há c'anos que me recuso a ver a propaganda da RTP/Sousas? O único problema é que me roubam quase 3 euros todos os meses no recibo da eletricidade para um canal que está aos serviço dos tubarões do regime!

Anónimo disse...

O Cafofo está alinhadíssimo com o Sousa. Confirmo.

Anónimo disse...

Pena é crucificarem o s trabalhadores deste nosso canal que tanto lutam para acabarem como esta vergonha que é a TV MARTIM/CUNHA. A RTP Madeira é de todos os Madeirenses e já foi um canal muito bem gerido (por exemplo, quando lá esteve o Calisto). E agora??? Será que o CA da RTP vai por estes vendidos a andar, Deus queira.

SIa disse...

Cafofo esta alinhado com o Sousa dos portos ou o Sousa da cerveja? Ambos

Anónimo disse...

Só tenho medo que para a próxima a RTP/Madeira vá fazer uma reportagem para Palermo ou para Nápoles, sobre os quadros da Mafia siciliana! Ah meu dinheirinho!

Anónimo disse...

E mais, a familia do jornalista viajou no Lobo Marinho e ficou o fim de semana no Hotel Lua Mar, claro o jornalista também...e andou a passear com a familia na viatura da RTP...muito giro...

Anónimo disse...

Há muitos anos que a minha televisão não tem esse canal de RTP/M