Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de novembro de 2017



NEM À CHAPADA!


Gil Canha

No dia 16 deste mês, foi discutido na Assembleia Legislativa da Madeira um Projeto de Resolução do CDS, que recomendava ao Governo Regional que não fossem excluídas do programa de Recuperação de utentes em Lista de Espera, do SESARAM, as crianças que aguardam cirurgias. 
No fundo, o CDS pretendia que crianças com malformações, displasias, sequelas traumáticas ou outras deformidades, e que necessitam de cirurgia plástica ou reconstrutiva, fossem integradas na lista de espera da Cirurgia Pediátrica.  A medida seria importante, não só para corrigir essas anomalias mas também para dar alguma dignidade e conforto a essas mesmas crianças.  

E imaginem senhores leitores e para espanto geral, os deputados do PSD votaram contra esta recomendação, o que criou um notório mal-estar no parlamento, já que se tratava dum assunto que envolvia crianças. 
Mas, a minha revolta ainda foi maior, por saber que na véspera da discussão e chumbo desta importante recomendação, o Governo Regional fez publicar no Jornal Oficial da Região, uma portaria, onde libertava 7 milhões de euros para a regularização do troço final da Ribeira da Madalena do Mar. 
Isto é, as crianças, que coitadas nasceram sem culpa nenhuma das suas malformação têm que aguardar meses e anos por uma intervenção cirúrgica, mas   os grandes “tubarões” do lobby do betão, que durante anos e anos saquearam inertes ribeira acima, exploraram pedreiras nas suas alcantiladas margens, depositaram terras e entulhos no seu leito, descalçaram as cabeceiras marginais, e por sua única responsabilidade alteram todo o equilíbrio desta bacia hidrográfica, pondo em perigo as populações a  jusante, vão encher cirurgicamente a pança com 7 milhões de euros!  

Se isto fosse uma região dum País do Primeiro-Mundo, os senhores que praticaram esta “malformação” ambiental além de punidos, seriam obrigados a pagar do seu bolso estas infraestruturas de proteção. Mas como somos uma ilha da costa de África governada por matarruanos,   os gajos que nos roubaram e nos causaram tantos prejuízos,  vão acabar por ganhar milhões para remediar um problema em que eles foram os principais causadores. 
Uma comunidade que privilegia e premeia os seus algozes e condena ao sofrimento as suas crianças, é uma comunidade bizarra e doente, talvez justa merecedora de todos os sofrimentos! 




10 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão drº Gil Canha! A viloada que vota nestes tipos deveria levar ainda mais nos cornos, e serem chicoteados como os antigos escravos de Guiné!

Anónimo disse...

E a areia e cascalho lavados que eles roubam na foz da ribeira????????? A nossa ribeira já está canalizada o que precisa é de uma boca acima na saida do túnel e mais nada. Perguntem ao Avelino quem escangalhou a ribeira?????????

Anónimo disse...

E difícil perceber o que se passa no SRS, cada vez mais recursos para um serviço cada vez pior. Transferências de serviços para os privados e de 3 anos para cá, conversa da treta sobre o novo Hospital, quando nem sabem gerir o que existe com falhas básicas e frequentes. Nem à chapada, mesmo.

Anónimo disse...

E dinheiro para os ordenados deste mês há?

Anónimo disse...

Essa assembleia é uma vergonha! Esse partido (PSD) vergonha maior! Que raio de prioridades são essas? A saúde das crianças é um caso menor em relaçao a uma Ribeira?

Anónimo disse...

Quando tudo indicava que ia acabar o ciclo do betão, ele aparece. Já não voto mais, eles vendem-se aos grandes grupos e lixam a gente.

Anónimo disse...

Basta estar atento a politica regional com um olhar mais além... E vemos o quadro geral.
Então é assim:
O Cafofo, com um empurrãozinho do chefe continental, começou a namorar os grandes tubarões do regime logo estes viram que ali era um bom terreno para voltarem em força aos velhos costumes da era jardinista do cimento e alcatrão.
Ora a rataria do velho PSD levou a serio o aviso feito!! Ou começam em força as obras desnecessárias e megalómanas ou então vamos apoiar o Cafofo em definitivo.
Toca mandar aqueles "tontos" que estavam a frente das Secretarias embora e colocar os nossos muchachos. Veja-se quem é os chefes de gabinete, adjuntos, assessores, comissão de descoberta da Madeira, até o Mijinhas foi "ilibado", etc. tudo malta com fortes relações à "Madeira Nova". Foi preciso dar um sinal serio a malta do dinheiro que eles estão lá para o que for necessário (as obras a custar o triplo, o tachinho para os filhinhos, enteados e amantes, os concursos forjados, os monopólios, enfim tudo o que representa o jardinismo bacoco).
O Albuquerque já não manda nada... A sede do governo é agora no Quebra-Costas e bico!!
Senão acabasse as mordomias e tachos para os PSD's e vai tudo para os Cafofianos.
Viva a Madeira dos Vilões

Anónimo disse...

Este é o desgoverno que temos.
Nunca pensam na saúde e bem estar das populações.

O novo hospital é uma prioridade, não por pensarem na saúde dos madeirenses, mas pelas obras que vão ser realizadas e que vão encher - ainda mais - os bolsos de meia dúzia de abutres que rondam o executivo madeirense.

Oh, Miguel, pega lá um cartão vermelho.


Anónimo disse...

Acabem com a maconha que desgoverna esta ilha.

Acabem com esta pouca vergonha.
Não apoiem esta maconha.

Anónimo disse...

Ainda não desembargaram a obra do Gil no cais do Jardim do Mar? Com tanto fel, já vai valendo um desembargo. Liguem já para a Calheta. Dá-lhe Vasco. Tã-tãrã- tarãã-tãtaraaam...