Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de novembro de 2017



O “outro” melhor do mundo!

José Prada

Em complemento à minha recente intervenção na Assembleia Legislativa da Madeira.

Anda Bernardo Trindade num frenesim de entrevistas. É vê-lo na RTP Madeira. É lê-lo no Funchal Notícias... Até parece candidato às eleições do PS Madeira. Que eu saiba não é, pese embora o seu (e de son ami Costa) indisfarçado empenho em Cafôfo, via lebre do Norte.
Claro que esta excitação toda tinha de ser por causa da TAP. E claro que falou, sempre, na sua qualidade de administrador não executivo.
Depois da TAP ter aberto a porta à possibilidade dos madeirenses e porto-santenses apenas pagarem, à cabeça, 86 euros por bilhete de avião (65 euros no caso dos estudantes) para logo a seguir e sem mais nem menos, fechar essa porta na nossa cara, com enorme estrondo, julguei que Bernardo Trindade desdobrava-se em entrevistas para apresentar e/ou justificar a sua demissão de administrador ou para, pelo menos, se demarcar da posição assumida pela (sua) companhia de bandeira(da).
Continuei a pensar.

Não é por ter sido ilustre auditor ou ilustre funcionário bancário que Bernardo chega a administrador não executivo da TAP.
Também não será, certamente, por ter sido secretário de estado do turismo dos dois governos de José Sócrates. Até porque, hoje, sem exceção e a começar pelo atual primeiro-ministro (foi então nº 2 de Sócrates, como Ministro de Estado e da Administração Interna) todos tentam apagar essa mácula do seu curriculum.
Não creio que seja também por ser ilustre administrador de um grupo hoteleiro.
Eureka! Só pode ter sido nomeado por ser madeirense!
É que da mesma penada nomearam, estrategicamente, um açoriano (se bem que este até se compreende, pois, foi presidente do conselho de administração da SATA) para lhe fazer companhia, deixando-nos, desta vez, sem argumentos para denunciar o habitual desfavorecimento à Região.
E, de facto, na sua entrevista à RTP Madeira, arengou que era a “circunstância” de ser madeirense que o tinha feito administrador da TAP.
Eu também sou madeirense. Há, pelo menos, mais 250.000 madeirenses como nós.
Dou de barato que Bernardo Trindade tenha os seus encantos para ter sido “O Eleito”!
Saiu-lhe a sorte grande, concluí eu. É que neste cargo ganham (pelo menos, de acordo com notícias que foram publicadas aquando das nomeações e jamais negadas), aproximadamente, 60.000 euros por ano.
E, pela boca do próprio, na sua entrevista à RTP Madeira, percebeu-se que o seu “trabalho” se resume a 6 reuniões por ano.
Portanto, Bernardo ganha 10.000 por reunião, só mesmo ao nível do melhor do mundo. Aliás, se a reunião até nem demorar muito, ganha mais, por minuto, que o melhor do mundo!
Adiante. Se ainda defendesse, de peito aberto, os interesses da Região e de cada um dos madeirenses e porto-santenses nos conselhos de administração da TAP, então aí sim estaria bem justificada a sua escolha e quase todos os euros que ganha.
Convém não esquecer que a TAP é 50% pública e recebe mais de 50 milhões, por ano, por conta do subsídio à mobilidade. O mesmo é dizer que mais de 50% da remuneração dos administradores resulta dos nossos impostos, dos impostos que os madeirenses e porto-santenses também pagam.
Se Bernardo Trindade fosse madeirense, como nós, se vivesse na Madeira ou no Porto Santo e tivesse que pagar mais de 400 euros por uma viagem a Lisboa para ser reembolsado apenas uns meses depois, claro que se teria insurgido contra esta intolerável e desprezável posição da TAP.
Já deveria tê-lo feito antes, pois já lá está há 5 meses. Motivos não faltaram. Os preços exorbitantes das viagens entre a Região e o continente? Os preços pornográficos no Verão entre o continente e o Porto Santo? A pouca sensibilidade e disponibilidade da TAP para repor voos em caso de condicionamento do aeroporto da Madeira? A forte aposta na promoção de voos para as ilhas Canárias, contra zero para a Madeira? A inexistência de voos diretos entre destinos de emigração madeirense, como, por exemplo, entre Caracas e a Madeira. A falta de voos diretos entre a Madeira e alguns dos mercados que, do ponto de vista turístico e económico, importava explorar, como é o caso dos EUA ou do Brasil. E muitos mais exemplos de situações sem resposta se poderiam acrescentar ao rol.
Será que Bernardo Trindade anda, assim, tão distraído?
E agora que a TAP, aparentemente e para enorme satisfação da Região, parecia permitir que o grande desejo da esmagadora maioria dos residentes (pelo menos dos que cá vivem) se concretizasse – que apenas se pagassem os 86/65 euros, quando se comprassem as passagens, tendo sido publicadas noticias a esse propósito – eis que de repente, não sei por ordem de quem, a companhia volta atrás e sentencia que afinal tal não é possível. Que os madeirenses se desenrasquem! Os mesmos madeirenses que sustentam aquela que deve uma das rotas (senão a principal) mais rentável para os bolsos de quem por lá anda.
Pior: a TAP recua publicamente, através de comunicado, na mesma altura em que a Easyjet – que tem alimentado uma estratégia de chantagem ao mais alto nível, baseada na tese de que não pode acompanhar a TAP na cobrança do valor, à cabeça, do bilhete da viagem (os tais 86/65 euros) porque o seu software de reservas não possibilita – estava reunida com o ministro Pedro Marques, que tutela a TAP e os transportes.
Pior ainda: no fim dessa reunião e em vez fazer o que lhe era exigivel, que supostamente seria censurar o comportamento abusivo da EasyJet (e, já agora, também da TAP), a única coisa que Pedro Marques faz é manifestar a sua preocupação pela eventual saída da EasyJet da linha da Madeira. Não há coincidências!
E com isto fez-se luz, de repente.
Bernardo Trindade não foi nomeado administrador da TAP por ser madeirense, mas sim por ser amigo de Costa. Portanto, tem é de defender os interesses de Costa, do PS, do seu governo e da geringonça. Mesmo que sejam conflituantes e até antagónicos com os da Região e dos madeirenses e porto-santenses, como agora se viu.
É por isso injusto e descabido pedir responsabilidades a quem não as tem. Não podemos pedir a Bernardo Trindade que defenda a Região e os seus residentes no Conselho de Administração não executivo da TAP porque ele não foi aí colocado para isso.
Mea culpa Bernardo, mas fui induzido em erro pela entrevista da RTP Madeira.
Não te serve nem fica bem o fato de defensor do residente, que vive na Madeira ou no Porto Santo, e que aqui sofre por culpa da TAP.
E mais mea culpa Bernardo, pois percebi, entretanto, que estás pro-bono enquanto presidente da estrutura de missão pomposamente chamada de Portugal In, sob dependência directa de Costa, por isso não devia ter criticado os cerca de 10.000 euros que te pagam, por reunião, enquanto administrador não executivo da TAP.

38 comentários:

Anónimo disse...

Olha o Sr José Prada botou falatório na Assembleia Regional pela primeira vez ao fim de 3 anos de atividade Deputatal? Mandar tocar já os sinos da Catedral.

Anónimo disse...

Burro este Bernardo Trindade não é.
Está a fazer o seu pé de meia beneficiando da amizade ao Costa.
Daqui a alguns meses com a nova geração dos Blandy a frente do Porto Bay este Trindade que apenas representa um sócio que tem menos de 10% do Porto Bay vai ser posto à andar. Como outros, também no Diário de Noticias

Anónimo disse...

Esclarecedor !

Anónimo disse...

Muito bem José Prada

Destapaste a careca do Cafofo e agora deste Trindade.

Deve ter dado trabalho óbteres esta foto. Eles apagaram tudo na net que colasse-os ao Sócrates. A agência dos xuxas a que trabalhou para o Cafofo deixou escapar esta. Vou guardá-la bem porque amanhã já não esta na net

Anónimo disse...

Afinal, em vez de 6 reuniões, o Bernardo também teve que dar duas entrevistas.
Logo, recebe apenas € 7.500 por acta em vez de € 10.000
Assim está justificado.

Anónimo disse...

Quando é que podem na administração da TAP um MADEIRENSE?
Que defenda os interesses dos madeirenses na TAP?
É que este Bernardo Trindade, nem sei se é madeirense, não vivi cá e, está-se a ver, está a marimibar-se para os nossos interesses.
A esta sumidade apenas interessa o seu umbigo.

Anónimo disse...

Bernardo, há fotografias que marcam a vida de uma pessoa.
É como aquelas do Marcelo ao lado do Ricardo Salgado.

Anónimo disse...

O Prada só pode estar a gozar com Bernardo Trindade também por causa do Portugal In,

Esse Portugal IN é uma treta feita à medida para fazer bem ao ego do Bernardo Trindade. Deve ter gabinete, mordomias, viagens, etc.

Aqui vai a resolução do Conselho de Ministros.
https://dre.pt/home/-/dre/106896738/details/maximized

Há umas noticias quando foi criada e quando Bernardo foi nomeado, a 30 de Março deste ano, como esta no Diário de Noticias http://www.dnoticias.pt/pais/bernardo-trindade-preside-a-estrutura-de-missao-portugal-in-GD1252392#

E, de lá para cá. ZERO!
Para enganar tolos.

Anónimo disse...

Ja tínhamos saudades dos extraordinários artigos do Prada. Calisto, talvez a melhor "rubrica" que tens por cá...
O PSD-M devia por os olhos no Dr.Prada e aproveita-lo enquanto ele não os faz frente (ao roseiro do arco) ou é chamado para a república...

Continue Dr, pela Madeira, pela social democracia!

Anónimo disse...

Os textos demasiado longos acabam por não serem lidos no todo ou em parte por uma % elevada de leitores independentemente do interesse do seu conteúdo.

Anónimo disse...

Sempre achei este Bernardo Trindade muito fraquinho. Move-se muito bem nos corredores do poder da capital e por lá vai andando enquanto pode e deixam-no.

Não deixou saudades na Deloitte e no BES (a não ser a Manuel Pinho - gente recomendável - que o convidou para seu secretário de estado).

No governo de Sócrates (de igual modo gente recomendável) não deixou obra. Era conhecido apenas por ser amigo de ambos.

A pala do pai, que é sócio minoritário do Porto Bay, mas a alma do grupo, muito competente e trabalhador incansável, é administrador do Grupo onde para além de lobbying, pouco fará. O pai não vai durar para sempre e está aí a chegar a frente do Blandy o Chris para por em ordem os Trindade

Como faz nada tem muito tempo para influenciar e conspirar.

Para tentar conseguir o que não conseguiu pelos votos na nossa terra. Para através de Lisboa, com beneplácito de Costa, abusando do triste do Porto Moniz, colocar o Cafofo no poder. Para depois cubrarem ao Cafofo todos os favores, torná-lo marionete e governar a nossa terra a partir de lá.

Por enquanto enquanto não consegue isso, vai na TAP fazendo o jogo de Lisboa e do Costa contra os madeirenses. Pago e bem pago com dinheiro também dos impostos dos madeirenses.

Desliguem a tv quando este senhor aparece. A rádio quando fala. Passem a frente e não leiam as entrevistas nos jornais.

Não merece o palco que lhe dão.

Anónimo disse...

Quem está ao lado do Bernardo Trindade na fotografia?
Porque esta o Bernardo Trindade de óculos escuros na fotografia?

Anónimo disse...

Este é dos longos, mas muito bom.
Parabéns Prada, tenho a certeza que se estivesses tu na TAP fazias o dobro por 1/4 do que pagam ao Bernardo Trindade.
Tu sim, defendias os madeirenses

Anónimo disse...

Com tanta gente a "mamar" desta maneira a TAP tem de dar sempre prejuízo! Não há nenhuma companhia aérea do mundo que pague desta forma (mamice) aos seus administradores!

Anónimo disse...

Esta fotografia vale milhões.
Que a tem, que a guarde.
Para mais tarde recordar.

Anónimo disse...

Hahaha excelente comentário . Mas também não qualifico o funchal notícias como um órgão de comunicação social mas sim um pasquim do Avelino, Sousas e Cafofo por isso essa entrevista não conta ...

Anónimo disse...

As atitudes paternalistas, com excesso de elitismo invertido, dando-se ao direito de pôr apelidos estilo "lebre" , só podem ser traços de quem não se lembra do que vem do passado.A demagogia de extensos textos convencerá alguns, fazendo outros terem ataques agudos de ironia.

Anónimo disse...

Lebre é um animal veloz que vai a frente para os outros correrem atrás com rapidez.
Não tem nada de longo ou demorado

Anónimo disse...

Por isso é que nos põem a pagar mais de 500 euros para Funchal e 700 para Porto Santo no Verão
Ha muitos Trindades para sustentar

Anónimo disse...

O Bernardo Trindade deve estar urso.
Com a fotografia e com os 60.000 euros.
Mas não tem razão.
A fotografia é verdadeira. Como é possível ter escapado aquele que andam na web a apagá-las.
Os 60.000 também são porque senão já tinham sido negados.
Quem anda à chuva molha-se.
E mais alagado fica quando o próprio diz que apenas participa em 6 reuniões por ano...
Vala-nos Deus, que ingenuidade.
Não era melhor estar caladinho, tendo estes telhados de vidro?
Não pode ver um micro, não é, Dr. Bernardo Trindade?

Anónimo disse...

Grande Prada, proximo presidente sob Governo com Trindade na oposição!
Força nisso , és de Santana tens gana para isto!

Anónimo disse...

Prada, parabéns.
Onde foste desancar a fotografia
No fim de semana, o pasquim do Diário de Notícias, numa reportagem indigna, apenas para achincalhar o João Alexandre Silva, colocou uma fotografia deste a correr com o Sócrates em Caracas.
O que o Diário de Noticias fez foi apagar dessa fotografia o Bernardo Trindade.
Agora, foste buscar a fotografia do Sócrates a correr com o Bernardo Trindade em Caracas.
Se não foi de propósito...
Embrulha Diario de Noticias.

Anónimo disse...

Tem razão, o Funchal Notícias é o pasquim online do Avelino, Sousa e Cafofo (basta olhar quem está na coluna da direita do seu site) por isso não conta esse acto. Peço que corrijam em abono da verdade, o Dr. Bernardo Trindade somente cobra uns míseros 8.750 euros por acto.

Anónimo disse...

Alguém diga algo que este cavalheiro fizesse pela Madeira. ZERO! Pior ainda meteu os comissários dos Sousas na RTP/Madeira, apoia a raposa careca por todos os meios e sabe que a lebre do norte é um borquilha mas dá-lhe força porque tem inveja do Carlos Pereira.

Anónimo disse...

Que estranho não vir aqui ninguém da dupla Cafofo/Lebre do Norte socorro do seu mentor, principal impulsionador, emérito apoiante, conselheiro mor, Bernardo Trindade?
Ele não vai gostar.
Não houve folga na CMF? E na Frente Mar?
Onde pára a LPM?

Anónimo disse...

DaS 18,56H
Não veio ninguém nem aqueles que estão destacados do Desgoverno Regional para organizar e usar perfiles falsos pois foram para casa contar os cêntimos para usa-los amanha no Black Friday e na Poncha.

Anónimo disse...

O Funchal Noticias é o pasquim virtual apoiado pelos Sousas e pelo Avelino. Uma máquina de branquear tubarões!

Anónimo disse...

Bem dito anónimo das 12:46.Mais umas coisinhas:quem era 1º ministro de Portugal quando se inventou este modelo de mobilidade? Passos Coelho.Quem era o presidente do GR que não disse nada sobre este modelo, em 2015? Miguel Albuquerque. Quem era ministro das Finanças? Maria Luís Albuquerque.

Anónimo disse...

É melhor falar a verdade meu caro...
Lembra se sob anteiord subsídio de insulariedade de AJJ? Bem pior...
Este acordo alcançado pelo Governo de MA tinha uma cláusula para negocia lo 6 meses depois para correção (porque como tudo que é feito á primeira, carece de uma correção para afinar melhor a máquina). Ja passaram quase 2 anos e o governo de Costa não quer negociar , não aceitando os diversos pedidos do governo para tal, pois só vai negociar (o hospital tbem) quando o Cafofo tiver lá , para este ficar bem na foto. Enfim.... o governo da geringonça que temos, mas não se preocupe pois seno Prada chegar à quinta vigia eles vão ficar com as orelhas vermelhas...

Anónimo disse...

Ó das 20.13
E já agora, quem é primeiro ministro e ministro das finanças há ano e meio e que finge e assobia para o lado apesar da Madeira estar há esse ano e meio a pedir que ajuste o modelo, conforme previsto, para que os madeirenses deixem de ser bancos e deixem de andar a financiar o Estado.
Costa e Centeno
E quem é administrador da TAP há meio ano?
Trindade

Anónimo disse...

Estes Renovadinhos da treta pensam que o País está para parar e brincar aos contratos quando eles desejam.
Devem estar a pensar que isto é como a Horários do Funchal que presta serviço para o Chão da Lagoa e depois a conta fica pregada no teto.

Anónimo disse...

Não digo que a leitura do artigo não tenha sido interessante mas tinha para mim que o autor do mesmo era uma pessoa inteligente e depois disto fico com dúvidas. A razão é simples, Bernardo Trindade surgiu, é certo, na comunicação social madeirense, como por vezes vai aparecendo, como se nos quisessem lembrar que ele existe, mas escrever sobre isso, mesmo da forma que foi escrita, só beneficia, ainda mais, os objectivos de Bernardo Trindade: aparecer e ser falado.

Anónimo disse...

Meu caro, acho que o Sr Administrador da TAP não quer aparece por estes motivos na comunicação social!
E como já ouvi por aí , força Prada , só paras na Quinta Vigia, já faltou mais...

Anónimo disse...

Das 02.43
Tem razão na parte que o Bernardo Trindade vai aparecendo para lembrar que existe. Mais difícil vai ser provar que justifica os 10.000 euros por reunião. Vai ter de abrir os telejornais dia sim dia sim...

Anónimo disse...

ó das 02.43, diga-me lá, V. Exa. acha mesmo que o Bernardo Trindade gosta de ser falado do modo que está no artigo do Prada?
Pergunte ao Bernardo Trindade se ele gostou.
Tenho a certeza que detestou. Que está fulo. Que está para "matar" o Prada.
Mas merece-o.
Quem tem telhados de virão, cai pela sombra. não dá nas vistas. Mas é mais forte que ele quando tem uma câmara de TV à frente. Que se amanhe agora.

Anónimo disse...

Prada, o grande educador do teclado....
Quantas legislaturas na ALRAM? E intervenções pertinentes? O ex-chefe impunha a lei da mordaça ou reservava os seus ensinamentos para as conversas de corredor ou o gabinete de advocacia? Será que tal prestação não seria merecedora de um cargo na administração regional?

De repente, toca a desancar (e bem) na volumetria e licenciamento do futuro Savoy, fazendo o possível para minimizar o papel do anterior elenco camarário na permuta de uns terrenos entre a CMF e o antigo promotor SIET-Savoy. É caso para pensar, memória selectiva ou algo mais (como aquela constatação dos laços familiares a um administrador do grupo hoteleiro concorrente que é muito comentada)?

Abusa da expressão "o eleito". Será algum recalcamento pela constatação que foi veiculada aqui na Fénix e redes sociais, que deveria ter sido o escolhido para liderar a candidatura à CMF nas ultimas autárquicas?

Pois bem, continue nesta postura interventiva que alguém na Rua dos Netos ou Quinta Vigia irá escutar. Afinal a renovação da renovação não se esgotou agora e teremos mais capítulos até 2019, certo?

Anónimo disse...

TITULO: O outro melhor do Mundo!
Pois é, vai uma grande diferença entre uma pessoa que já ocupou o cargo de Secretário de Estado a nível nacional e outro Advogado do campo de Saaantana.
Ser da Cidade é outra coisa, nada de misturas porque um vilão é um vilão e já meu Avó dizia que era um Gato Mole.
Antigamente a maioria só vinha a Cidade no ultimo dia do ano para ver o fogo e andavam de mãos dadas para não se perderem.
Também alguns vinham juntamente com as CESTAS que as camionetas traziam no tejadilho para o ferneke/almoço daqueles que trabalhavam na Cidade.
Então o Bilheteiro dizia para o Motorista: VAI A CAIXA, posteriormente regressava e era: SIGA!

Anónimo disse...

Afinal o Sr. Deputado Prada deveria olhar para si, pois tem muitos telhados de vidroe pouco inteligente: veja-se o que fez o seu tio na ALM, UM CAOS FINANCEIRO.... e o que fez como investidor no BANIF....antes de criticar olhe para si!!