Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de novembro de 2017


PROMOÇÕES E PROPAGANDA

João Barreto

O Diário de Notícias, outrora um órgão de referência na comunicação social madeirense, desde há alguns anos prossegue, incansável, o objetivo de levar ao colo até à Quinta Vigia o Senhor Cafofo. Publica periodicamente textos de que o dito cujo será autor, inçados de erros gramaticais e ignorância histórica (dizer, para dar um exemplo recente, que o Prof. Mota Pinto, militante da primeira hora do PSD, foi um primeiro ministro independente, ou é ignorância ou é mistificação); escamoteia tudo o que possa prejudicar a imagem do idolatrado mayor do Funchal; esconde para fundo da página menos lida o que a oposição promove. Tudo o que o Governo Regional faz é sujeito a um crivo negativo e maldizente.

Ainda que cientes desse desiderato, continuámos, por hábito ou inércia, a ler diariamente o DN. Na passada quarta-feira (8 de novembro) deparamo-nos, na última página do jornal, com um título que relacionava a diminuição do desemprego com o aumento da emigração. O artigo e os gráficos que o ilustravam em lugar algum mencionavam qualquer dado sobre a emigração. Os títulos são da responsabilidade dos editores e/ou da direção. Sabemos que uma grande parte dos leitores se ficam pelas impressões das parangonas. Concluímos que a direção e principais editores do Diário de Notícias da Madeira não hesitam em falsear as notícias que publicam, por via de títulos não correspondentes às mesmas. Fazer e destacar um título que não corresponde, sequer minimamente, com o artigo que se lhe segue é entrar claramente naquilo a que ultimamente começou a designar por “Fake News”. Não sabíamos que o Trump tinha estendido a sua influência à imprensa regional.
Isto é desonestidade, pura e dura. Os diretores e editores do Diário de Notícias não são anjinhos que começaram o ofício na semana passada. Aliás, se juntarmos a esta atitude, o insulto (sob a forma de pretensa piada) que consta da edição do último domingo, dirigido direta, ainda que encobertamente à anterior titular da pasta do emprego, apenas porque questionou os negócios suspeitos que ligam a Câmara Municipal do Funchal, a Empresa do Diário de Notícias e a organização do Trail-Funchal, só podemos ter por certo que o centenário título da imprensa escrita regional está arregimentado ao serviço de interesses políticos bem identificados, e que já nem se preocupa com o cumprimento de um mínimo de regras éticas nem com o respeito pela inteligência dos leitores.

Doravante, lerei o DN com redobrado cuidado, vendo sempre se o corpo do artigo corresponde ao título ditado pelo diretor ou editor de serviço. Não vá o diabo tecê-las!

21 comentários:

Anónimo disse...

Por este caminho o DN irá perder toda a credibilidade. Por alguma razão vemos cada vez mais o Jornal da Madeira nas mãos da população.

Anónimo disse...

Então Barreto? Você não sabia que o DM é o Boletim municipal do Cafofo pago a peso de ouro para dizer bem do dito cujo.

Edgar Silva disse...

Tanto falaram do JM hj o DN é uma copia fiel...Cafofo é um sacana com os dias contados...gasta 70 mil euros num festival de luz e investe ZERO nos miudos da Musica@arte...um paspalho que odeia os debates corpo a corpo.

SIA disse...

o DN devia começar por mudar os jornalistas fotógrafos que fazem censura aos vereadores da oposição na CMF.
já vai em 4 anos e pelos visto também nesta nova vereação mantém a censura.
As fotos são apenas dos da coligação tiradas de frente já os da oposição só vemos cabelo
são estas coisas ja feitas as descaradas que mostram a independência do DN

Anónimo disse...

Falam falam... mas o ingleses acabam por levar o ouro do bandido. Again

Anónimo disse...

Cafofo cada vez mais pressionado. Acabou-se a teta da AMRAM porque o Teofilo nao esta para dar-lhes de mamar... agora so tem mesmo a camara para fazer contratos muito especiais com aquela matilha de "jornalistas" que se da pelo nome de DN...como o Cardoso Jardim nao lhes dava nada, agora andam esfomeados! No Governo, e so cadernos e publicidade, para que nao falem mal deles. Resultado: o DN fala mal na mesma. Sao burros? Podes crer! Ou e para lavar bem branco como ao Cafofo, ou ninguem mama nada!

Anónimo disse...

O que os estrategas do albuquerque ainda nao perceberam é que o conflito jardim-DN rendia popularidade ao AJJ, que beneficiava porque era publico que o diario lhe era hostil.
Albuquerque quer armar-se em bonzinho e ficam todos a imaginar que sao todos amigos. O problema é que desta forma quando o DN o critica (e farta-se de criticar) parece mais genuino.
O Albuquerque ainda faz figura de toto ao andar a pargar-lhes publicidade (como devem estar a rir ali para as bandas da fernao de ornelas), e ao fim destes ANOS acorda e percebe que afinal era corno! Porque o amor do DN e so um e é carequinha! O amor doi!

Anónimo disse...

O DN agora diz mal do Alburquerque mas há dois anos atrás fartou-se de o levar ao colo para a Presidência do Governo, dizendo sempre mal do Jardim dia sim dia sim senhor.

Anónimo disse...

“Na edição de domingo, dia 5 de Novembro de 2017, foi publicada nesta secção uma carta do leitor com o título ‘Violência’, assinada por Sofia Batista, cuja identidade o DIÁRIO, em boa fé, reputou como verdadeira na altura da sua publicação.

Não obstante, foi hoje apurado que os dados de identificação fornecidos, pretensamente relativos à signatária, eram falsos, ficando por isso, sériamente comprometida a autoria e teor da carta publicada. Aos leitores e eventuais visados pela mesma apresentamos as nossas sinceras desculpas.

A Direcção”

Quem percebeu ?

Anónimo disse...

Dou-lhe o conselho, faça como eu: deixe de ler o Diário de Notícias.
Pelas razões que bem enuncia, eu já fiz isso.
Sinto-me bem melhor sem a propaganda cafofiana à descarada e o bullying permanente a todos os que não enfileiram a fila cafofiana, incluindo, PSD, governo e até PS pro Carlos Pereira.
Se você e muitos fizerem como eu, vão perder muitos leitores, vão pensar duas vezes quando olharem para as contas, pois por muito que suguem as autarquias (e a do Funchal é um “belo” exemplo) vai fazer-lhe mossa da grande.

Anónimo disse...

já agora:
- o JM (Jornal da Madeira) lê quem quer e paga quem quer !
- o DN (Diário Notícias-M) lê quem quer e paga quem quer !

E RTP-M (Rádio Televisão da Madeira)?!! VÊ QUEM QUER ... MAS PAGAMOS TODOS (...OS QUE VÊEM ...OS QUE NÃO VÊEM)E "AO SERVIÇO" DUM SÓ ! ...A MAIOR PARTE DO TEMPO COM TRANSMISSÕES EM CADEIA COM OUTRO CANAL DA RTP QUANDO DEVERIA ESTAR ENCERRADA (POUPAVA-SE EM ENERGIA E RECURSOS HUMANOS !)DADO HAVER TV POR CABO E / OU TDT !!!

Anónimo disse...

Hoje o orgão de propaganda oficial do Cafofo critica o facto do governo não estar na inauguração do terminal do Sousa em Lisboa. Se alguém meter um processo do carago ao Blandy num TRUBUNAL o Blandy vai as festas desse tipo? Além de vendidos os gajos do DN são intriguistas!

Anónimo disse...

Quando é que o DN publica o dinheiro que já mamou à conta do Paulo Cafofo?

Luís Calisto disse...

Ao Leitor que enviou às 12.10 um extenso comentário que consiste numa análise à situação interna do DN, peço que me desculpe a decisão de não o publicar. Não tenho argumentos para justificar a 'censura', peço apenas uma indulgência especial para este velho e cansado escriba.
Obrigado.
LC

Anónimo disse...

Calisto,

A não publicação do meu comentário enviado às 12.10, indica que o mesmo foi certeiro, que retrata a actual situação do DN, e que, presunção minha, terá a sua concordância.
Por vezes à verdade, fazemos um favor maior mantendo-a em segredo, do que a partilhando publicamente.
Mas o Calisto que, como eu, privou com outras gerações Blandy, não deixará de concordar também que, hoje em dia, o DN tem uma gestão meramente contabilistica e comercial, da qual o seu director é um mero peão.
Vem à tona a questão: há verdadeiramente imprensa livre e independente ?

Luís Calisto disse...

12.55
Caro Leitor
Agradeço sinceramente a tolerância que me concede em matéria tão delicada e, em geral, preocupante.
Bom fim-de-semana.
LC

Anónimo disse...

Façam como eu! Já não leio o DN há muitos meses, porque me recuso a ler propaganda política, como não leio o Avante, a Acção Socialista, o Povo Livre, e outros jornais partidários!

Anónimo disse...

O Diário não precisa de ser lido para ser lucrativo. Só tem que convencer o Governo e Autarquias que tem muita influência na opinião pública madeirense.

Depois vende cadernos de propaganda, inventa ou apropria-se de eventos culturais e desportivos, onde é pago para organizar, recebe o dinheiro dos patrocinadores, bilhetes, inscrições e envia as despesas para o Governo e Autarquias.

Anónimo disse...

Eu tambem deixei de ler e comprar o diario, bem como a minha familia, a questão é simples, durante muito tempo acreditamos no Diario, acreditamos na liberdade de Imprensa, eramos contra o jardinismo do JM, era revoltante e o Diario era a nossa inspiração de liberdade. A verdade é que fomos aldrabados, o diario hoje é um boletim municipal desse cafofo, uma vergonha, precisamente o mesmo comportamento que o anterior JM tinha e sobre o qual o diario era contra. Ora face a esta fraude, diario de noticias da madeira nunca mais, a modos que algum dia peçam desculpa aos madeirenses e voltem a ser um orgão de comunicação social decente. para já nem os meus filhos, nem netos, tudo proibido de entrar com esse pasquim aqui em casa. nem para forrar o balde do lixo serve.

Eu, O Santo disse...

Escrevi em tempos sobre a falta de leitores do DN, baseado em Tocqueville (Em "A Democracia na América").

Anónimo disse...

http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2015/11/elucubracoes.html