Powered By Blogger

sábado, 18 de novembro de 2017

PS-M ao ritmo do 'vale tudo'



CAFÔFO GANHOU MAIS UM 'ROUND'
NUMA LUTA DE MÚTUAS VELHACARIAS 

Sérgio Abreu eleito para presidir à comissão organizadora do congresso deixa barões do PS-M em choque; Carlos Pereira retirou lista e afastou-se


Já na discussão das datas para eleições internas e congresso, ontem à noite na comissão regional, Carlos Pereira sentiu-se na obrigação de fazer cedências a Emanuel Câmara. O autarca do Porto Moniz, operacional do independente Paulo Cafôfo na escalada ao domínio dentro do Partido Socialista, bateu-se particularmente pelo 19 de Janeiro para eleições do futuro presidente do PS e dos delegados ao congresso, reunião magna que propôs para 3 e 4 de Fevereiro. As datas acabaram aprovadas, sem objecções inultrapassáveis por parte dos pereiristas.
Diferente, embora com o mesmo resultado, seria o processo de votação para os 7 elementos da COC. A facção Cafôfo, representada militantemente na reunião de ontem por Emanuel Câmara e pelo ex-líder Victor Freitas, apresentou a sua lista. Carlos Pereira a sua. Entrou-se numa fase de aparente tentativa de consenso. Com desfecho nulo. O actual presidente não teve alternativa que não retirar a lista que propôs. E zarpou dali.

Tratou-se do 2.º round ganho por Cafôfo na corrida dentro do PS. O primeiro foi em 1 de Outubro, na conquista da maioria absoluta no Funchal, contra a qual tanto se bateram Carlos Pereira e seus reduzidos apoiantes.

A novel COC não conta com muitas horas de vida. Mas já provocou abalo entre socialistas de nomeada. Tanto os que nos contactaram como outros a quem procurámos para verificar melhor os estados de espírito a propósito. Há quem prefira entrar por um humor desencantado: "O Cafôfo escolheu realmente um socialista de referência e digno para tomar conta de um processo complicado como é este em que vamos entrar. O Sérgio Abreu (que vai presidir à COC) é a personalidade idónea e credível para o cargo."
Há quem não se contenha, sem disposição para ironizar: "Como é que o Sérgio Abreu pode ser o escolhido para tratar eticamente da eleição para presidente do partido, com o passado partidário que tem, e não apenas partidário? E quando hoje em dia é um dos boys a quem o Cafôfo deu tacho na Frente Mar?"
Outros socialistas considerados no meio temem ainda pelo funcionamento das movimentações que aí vêm, fazendo alusão a casos envolvendo o antigo líder da JS-M "ainda hoje mal explicados" e quando "há orçamentos para manusear dentro do processo" eleitoral interno.

É o Partido Socialista fazendo recordar tempos de outrora. Quando nas renhidas disputas pela liderança valia tudo, com todas as personagens em palco (algumas ainda estrebucham por aí) indiferentes aos avisos de haraquiri. Só que, para piorar, há um novo e avassalador ingrediente a meter o auto-flagelado Partido Socialista numa situação inédita e com laivos de irracional.
Desta vez, a luta pela liderança mete uma corrente dirigida do exterior. Há um candidato que se insinua falando grosso a partir do Norte da Ilha, mas ao mesmo tempo auto-fragilizando-se ao admitir que, se ganhar o partido, quem concorrerá ao governo em 2019 é outro, Paulo Cafôfo. Cafôfo, mandante e centro de toda esta estrambótica manobra, por sua vez superiormente teleguiado pelos socialistas alfacinhas. 
O Mayor do Funchal teve quatro anos para se filiar no PS, podendo desse modo concorrer às claras, enfrentando Carlos Pereira numas eleições directas. Por sinal, veio conquistar há mês e meio uma maioria absoluta na capital, que legitimou ainda mais as suas ambições às Angústias. Mas preferiu insistir neste modelo híbrido, inconsequente, difuso, que só vem deitar milhões de pulgas dentro do velho 'saco de gatos'.

No seu trilho, Cafôfo sempre fez a vida negra ao líder do maior partido da coligação Confiança, que o elegeu ao Funchal. Nunca deu cavaco a Carlos Pereira durante o seu mandato. Jamais o convidou para a campanha eleitoral. Meteu-se entre o líder regional e António Costa. Cometeu sucessivas saloiadas e trapalhadas antes e durante a campanha eleitoral, conseguindo fugir para a frente em cada embrulhada, mas deixando a Praça Amarela devastada pelo descrédito. Nos últimos dias, é ver-se o histerismo de Câmara e Cafôfo a posicionarem-se publicamente contra a "fraca" liderança de Carlos Pereira. Bem secundados por aparelhistas à espera de um regresso vitorioso às lides vantajosas, de que Victor Freitas é protótipo. Os artigos de campanha nos jornais e nas redes sociais são de um ridículo inqualificável.

A reacção da Direcção e ramificações de Carlos Pereira, todavia, não tem sido mais bonita. Além do trabalho de sapa anti-Confiança nas autárquicas, as respostas têm-se sucedido, mais descaradas ou mais subtis. Mas todas elas desprovidas de um mínimo de ética. Muito mais graves do que meros nos escritos de contra-ataque.
Nos últimos dias, alastrou pela praça a preparação de uma 'peça jornalística' em nome de uma revista lisboeta escolhendo para tema um caso que envolveu há muitos anos Emanuel Câmara e a sua vida privada. Na altura, o assunto foi divulgado na imprensa regional. Passou. Mas agora eis que a coisa é retomada e a dica passada a um órgão nacional. Interesse jornalístico num tema requentado? Não. O interesse enlaça-se com o momento eleitoral dentro do PS. Por mais grave que fosse o caso tratado há anos, porquê tirá-lo do armário agora, que há um processo eleitoral em jogo? Triste. A edição anunciada não trouxe a 'cacha'. Terão caído em si? Duvidamos.

O ambiente degrada-se e ainda faltam dois meses mais um dia para as eleições internas de 19 de Janeiro - escolha do presidente e dos delegados ao congresso. Cabe perguntar: no ambiente que se vive de informação, contra-informação e desinformação, quantos graus subirá mais Carlos Pereira nas sondagens? 
Desde há uns tempos, o ainda presidente do PS enveredou pela propaganda pessoal via sondagens - favoráveis à sua pessoa, claro. Estratégia evidente: espalhar a ideia de que o PS/Carlos Pereira está em vias de ganhar ao PSD/Albuquerque. Para desse modo atrair os votos dos socialistas nas directas e manter a liderança, num aviso género "vejam a responsabilidade de uma mudança quando o partido finalmente está 'a cartas' de 'quinar' o laranjal dos 40 anos!"
De princípio, vimos publicados alguns 'estudos de opinião' sem referência a quem os encomendou. Com o PS de Pereira a 'subir' então na hierarquia dos partidos mais populares. Depois, outras sondagens apareceram com o nome de quem encomendou a diligência devidamente escarrapachado na ficha técnica. Aí sim, resultados muito mais comedidos e pobres para Carlos Pereira. Mas reais, tenha paciência. Hoje mesmo, vemos outra sondagem que dá o líder PS a a um único ponto do chefe PSD. Então a situação na Madeira já está mesmo a dar a volta completa? Raios, que truques utilizou Carlos Pereira para este fenómeno? É certo que conta com as 'ajudas' do próprio Albuquerque e seus gloriosos malucos das farras governativas e partidárias. Mas... 36% para 35%?! Então, dirigir o PS-M a partir de Lisboa e existir apenas em artigos de jornal, afinal isso é que é fazer política e ganhar eleições! Tão fácil que era e ninguém via!
Carlos Pereira precisa de ouvir o que se diz nos meandros da política (os de cá, os de cá) e agir preventivamente. Alguns 'estudos de opinião' divulgados em jornais diversos nos últimos meses não revelam quem os encomendou. Os seus resultados contradizem os dos outros estudos. Ora, é crescente o número de contactos por nós recebidos de militantes socialistas afirmando que receberam chamadas telefónicas em casa feitas a partir da sede do Partido Socialista, com perguntas para sondagem.
O número de telefone está gravado. 

27 comentários:

Anónimo disse...

Cafofo não se assume como líder ao não querer se filiar e se confrontar diretamente com o Pereirinha...
Mas Carlos Pereira não merece outro desfecho.
A sua arrogância, tipo Dono disto Tudo, só podia resultar nisso...se retirar penosamente.

Anónimo disse...

Os consensos foram estabelecidos durante a semana. A Coc o atual Presidente não apresentou lista. Resultado: 34 a favor, 19 em branco. Muitos pereiristas votaram favoravelmente.

Anónimo disse...

O Emanuel Camara vai ganhar porque o que todos querem é poder. E vai ganhar folgado.
De nada servem estas guerras, porque enfraquecem o nosso partido e deixam cicatrizes indeléveis.
Agora, depois de ganho o partido, o novel presidente "prenho" não terá a vida tão fácil como julga.
Primeiro, porque tera de amparar com todas as calinadas que inevitavelmente irão acontecer para os lados da praça amarela e do município... Cafofo nunca ira dar a cara por nada que lhe belisque a cuidada imagem pesodent.
Depois porque o proprio Cafofo irá ter um mandato complicado. Porque o processo das mortes do Monte vai fazer-lhe a vida negra. E porque esta vereação do PSD na CMF nao esta completamente morta como a do Bruno Pereira esteve 4 anos (eles têm um plano secreto...)
Mas nada disso importa. Como se costuma dizer, nao ha partidos que ganham eleições. Ha sim partidos que perdem.
E o PSD Madeira, liderado por gente que vive nas sombras, que abandonou as bases do seu partido e as deixou a mercê do PS e do PP, que politizou tudo e mais alguma coisa, que encheu o governo regional de boys & bitches, que não se governa e desgoverna esta terra, nem sequer cumprindo com as suas loucas promessas eleitorais, está fazendo a vida muito facil ao PS.
Uma vez no Governo da Madeira, o PS vai precisar de se socorrer de todos os seus poucos mas bons quadros, como Carlos Pereira, precisamente. E sacudir uns quantos escroques que sobrevivem em torno de Cafofo, como piolhos, se quiser sobreviver mais que 4 anos... aprendam com o Albuquerque!
Ao PSD restara apenas uma coisa: passar uns bons anos na oposição, suficientes para limpar as gerações atuais, dos 40 para cima, todos incluidos. Ja nao são a geração da autonomia, nem são o futuro. Sao a geração parasita que sanguessuga no meio.
A ironia deliciosa desta estória porém reside no seguinte: foi Albuquerque quem deu o impulso crítico para a ascensão de Cafofo a presidente da CMF, ao minar fortemente a campanha do PSD e Bruno Pereira, conspirando para a sua derrota eleitoral de forma muito bem sucedida.
E agora sera precisamente Cafofo a besta negra que ditará a morte politica prematura de Albuquerque. O criador morre à mão da sua criação. Poético. Ou simplesmente, karma is a bitch!

Anónimo disse...

perguntem ao Dr Emanuel Jardim Fernandes por que razão pos o Sergio Abreu a andar quando este era líder da JS.
Tenham cuidado com os cheques

Anónimo disse...

O futuro do PS-M depende de um presidente de câmara eleito com 1.400 votos? Por favor, tenham juízo!

Anónimo disse...

Um GOLPADA engendrada pelo Vitor Freitas para continuar como deputado na assembleia regional.

Anónimo disse...

SENHOR CALISTO.
PARABÉNS PELA SUA ANÁLISE À SITUAÇÃO INTERNA DOS PS MADEIRA. PORÉM NÃO POSSO DEIXAR DE DE FORMULAR UM JUÍZO ACERCA DA QUALIDADE POLÍTICA DE UMA COMISSÃO REGIONAL (ÓRGÃO MÁXIMO ENTRE CONGRESSOS) DE UM PARTIDO QUE PRETENDE SER ALTERNATIVA AO SITUACIONISMO DO PPD. COMO PODE ELEGER PARA PRESIDIR AO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES INTERNAS, UM INDIVÍDUO SEM PROFISSÃO CONHECIDA, SEM CARREIRA PROFISSIONAL, COM CALOTES À ASSEMBLEIA REGIONAL QUE TIVERAM DE SER ASSUMIDOS PELO PS-M PARA EVITAR ESCÂNDALOS PÚBLICOS, ACTUALMENTE VIVENDO À CUSTA DE UM "EMPREGOZINHO" ARRANJADO PELO PATRÃO CAFOFO, MAS PAGO À CUSTA DOS FUNCHALENSES?
QUE PROVAS DE ISENÇÃO PODE DAR UM INDIVÍDUO DESTES, ACORRENTADO AO "CANDIDATO SOMBRA", PUXADO PELA MULA DE SÃO VICENTE, QUANDO ESTÁ EM CAUSA A ELEIÇÃO DO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA GOVERNAÇÃO DESTA REGIÃO?
MAS QUE LINDA COMISSÃO POLÍTICA! E AINDA SE ADMIRAM QUE O PRESIDENTE CARLOS PEREIRA TENHA ABANDONADO A SALA?
JÁ PREVEJO O QUE SERIA UMA GOVERNAÇÃO DA MADEIRA POR ESTA GENTE, E COMO MILITANTE DO PS, ARREPIO-ME!

Anónimo disse...

Desde os primordios de Abril de 1974, que o PS/M é um auténtico saco de gatos, ou talvez um ninho de cobras. Quando elegem um líder, começa logo um grupinho a afiar as facas para espetá-las nas costas do líder. É por isso que nunca chegam ao poder. Foi assim com Emanuel Jardim Fernandes, com João Conceição, com Mota Torres, com José António Cardoso, com João Carlos Gouveia, e com muitos outros líderes! Está na génese daquela gente o veneno de escorpião! Que lhão de fazer?

Anónimo disse...

Já viram quem anda à volta do Emanuel Câmara e Paulo Cafofo????
Frustrados, ressabiados e tachistas.
São piores que o PSD do Alberto João.

Gente rasca que nunca se viu.

Anónimo disse...

E querem governar a Madeira??!!

Anónimo disse...

É este tipo de gente que quer mandar na Madeira?! Cafofo não tem sequer a frontalidade de se filiar no PS e desafiar o actual líder. Esconde-se atrás de um candidato marionete, que nao se importa de fazer uma triste figura desde que os filhos tenham bons tachos, usando-o como barriga de aluguer. Se a coisa correr bem, aparecerá como candidato. Se não correr bem, ele nem estava lá, nunca foi militante socialista, porra! Nem sabe que é o Emanuel Câmara!!

Anónimo disse...

É a esta gente que os madeirenses estão mal entregues. De um lado, um partido que controla o governo, servindo-se dele para dar tachos a tudo o que mexe! Como são incompetentes, seguem-se remodelações atras de remodelações, num frenesim organizacional esquizofrênico e imcompreensivel, que ja causou estragos eleitorais praticamente irreparáveis.
Do outro, uma clique de gente desqualificada, impreparada e sedenta de poder. Que nada fizeram na Camara, que transformaram a Frente Mar num viteleiro de boys desavergonhado, que usam a abusam da manipulação da imagem, sucendendo em passar uma ideia publica de tudo aquilo que nao sao verdadeiramente!
Para quando um partido novo, de gente séria, que apenas quer o melhor para os madeirenses e portosantenses e para a sua terra??
Ja basta de oportunistas e desqualificados!!!!!!

Anónimo disse...

Ah pois! Então realmente é um verdadeiro socialista, pois precisamente isso que ele fez em 2014, com a Filipa Jardim Fernandes, o Gil Canha e o Edgar Silva

Anónimo disse...

Amigo falando de assuntos mais relevantes e com algumas ramificações no saco de gatos. Importa perguntar o que disse o mágico das finanças do Funchal ao inspector da polícia judiciária quando foi ouvido sobre as fa(lca)turas da LPM.

Anónimo disse...

O Canha falou duma canoa a se aproximar remada por uma lebre e uma raposa, ao assalto do poder regional. mas errou, são duas ratas a entrar num saco de gatos!

Anónimo disse...

O Sérgio Abreu e já agora Bruno Ferreira não trabalham mais na Frente Mar Funchal. Foram despedidos. Ou melhor não vão à Frente mar desde o dia das eleições da camara

Anónimo disse...

Só falta tirar olhos!!!!!!!
Ainda querem governar a RAM. Valha-nos Deus

Eu, O Santo disse...

A maneira como se chega à vitória influencia o que se pode fazer com ela.
Cafofo, caso os cidadãos regionais sofram a desgraça de o ver na Presidência do Governo Regional, terá que (irá) pagar apoios a notórios incompetentes e vendidos. O custo desta opção é que o trabalho e a competência mais uma vez serão preteridos.
Isso significa um agudizar da politização, do assédio aos trabalhadores e cidadãos, da incompetência e da corrupção no Governo Regional.

Anónimo disse...

O Sérgio Abreu é um individuo sério e íntegro. Tal como o Cafofo, a lebre do norte e o consorte da Ponta de Sol

Ahehahehaehahehahehahehahe.

Anónimo disse...

É grave e deve ser denunciado. Quem lhes paga o salário no final do mês?

Anónimo disse...

Ao que chegou o PS-M?

Anónimo disse...

O Cafofo é um clone de Jardim e o Emanuel Câmara um clone da Vitor F. Tudo criado no laboratório de ratos do PS

Anónimo disse...

Fui militante da JS Madeira, no final da década de 80, no tempo em que o Sérgio Abreu era líder, o melhor até hoje, dinâmico e competente. Foi durante a sua Presidência da JS que os militantes estudantes da JS ganharam todas as Associações de Estudantes à JSD, foi o deputado mais novo até hoje na assembleia Regional, dinâmico, lembro-me que propôs e conseguiu o Conselho de Juventude da Madeira. Lembro-me de ser candidato a nível nacional e conseguir os primeiros estatutos que defendiam a Autonomia da Jota. Pena o partido lhe ter cortado as pernas e o Emanuel Jardim que falava de deficit democrático e depois em vésperas de eleições aparecia em fotografias nos copos com o Alberto João Jardim. Fez um erro deu o seu lugar, da JS, de deputado regional, para o segundo mandato ao João Paulo Gomes. Como ex-militante da Jota vejo-o como uma boa escolha, experiente e muito trabalhador, capaz de estar activo dia e noite, a colar cartazes e fazer campanha do PS que fez bem em o escolher para organizar o próximo congresso, pode ser que muitos militantes afastados do partido regressem e participem par mudarmos a Madeira para melhor.

Anónimo disse...

Sou militante do PS e contaram-me que o Carlos Pereira com medio de perder, viu que quem estava na Comissão Regional do PS não ia votar na lista que iria apresentar para a Comissão organizadora do congresso, eleita por voto secreto, pelo método de hont, não apresentou lista e saiu da sala, nem votou. Fiquei triste por estes comportamentos pouco democratas. Depois de despedir o líder da JS do Grupo Parlamentar já ameaçou todos os funcionários se não estiverem com ele vão par o olho da rua.

Anónimo disse...

O PS-M está muito mal, não há dúvida.
E isso é mau para o Partido Socialista como é mau para a Madeira.
Nos últimos tempos tem tido um líder que fugiu para Lisboa (porquê só ele saberá!) e delegou no mais impopular secretário-geral da história do partido a liderança do grupo parlamentar e a gestão corrente do partido. Agora, com o pretexto da defesa da moção de censura, tenta remediar o erro da fuga voltando à Madeira, ao parlamento regional e às lides do partido. Pode ser que ainda vá a tempo, pode ser que não. Capacidade parece não ser problema, Carlos Pereira foi dos melhores parlamentares madeirenses, quer na Madeira, quer em Lisboa, mas como líder tem deixado muito a desejar. Ou preferiu não ter de lidar com o aparelho ou não tem capacidade para isso. Enquanto isso o seu núcleo duro tem estado em plena acção, atacando violentamente, não só a nível político como pessoal, primeiro Paulo Cafôfo e agora, também, Emanuel Câmara.
Entretanto, do outro lado, movimentam-se vários grupos, muito conhecedores das táticas e das práticas partidárias, com Emanuel Câmara a assumir a dianteira desse movimento. O objectivo é, como já se sabe há meses, avançar com uma candidatura de Paulo Cafôfo, provavelmente em coligação com os mesmos partidos que o apoiaram no Funchal. A estratégia é tão legítima como outra qualquer, mas dessa hipotética, mas cada vez mais real, situação resultam um problema: Cafôfo assumiu publicamente durante a campanha (sem ser obrigado a isso) que iria cumprir o mandato na câmara. Se concorrer à presidência do governo estará a falhar com a sua palavra (o que não sendo novidade num dirigente político, basta lembrar as inúmeras contradições de AJJ, não fica nada bem para a sua imagem) e se ganhar as eleições regionais então no Funchal terão que acontecer novas eleições para o município, pois os funchalenses votaram maioritariamente na coligação Confiança com a expectativa de que Paulo Cafôfo seria o presidente e não outra qualquer pessoa, que aposto que a grande maioria não sabe quem é.
Até 19 de Janeiro ainda há muito para decidir e, infelizmente, pelo meio também muito para desrespeitar, enganar e até insultar.

Anónimo disse...

Boa Sérgio Abreu. O teu comentário das 15.44 está um espectáculo.

Anónimo disse...

Seria bonito ver a Madeira governada pelo Cafofo, o Câmara, o Sergio Abreu e o inteligente do Filipe Rebelo. Seria um sucesso! Ficaríamos dois pontos acima do Burkina Fasso.