Powered By Blogger

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Caso dos cães em Câmara de Lobos


Populares exigem apuramento da verdade

João Paulo Santos, vereador do PP.

O CDS/PP de Câmara de Lobos só hoje tomou uma posição sobre os acontecimentos que relatam a recolha de uma matilha numa residência em Câmara de Lobos no dia 15 de Dezembro do corrente ano. Foi necessário recolher informação detalhada, e esperar pelos esclarecimentos da Câmara Municipal, do Tribunal Judicial e da Associação que acompanhava a situação no terreno. Passado 4 dias dos acontecimentos existe uma certeza. Houve maus tratos nos animais e provavelmente alguém foi irresponsável no cumprimento de uma ordem judicial.

Conseguimos apurar que esta era uma situação que estava referenciada pela Câmara Municipal e os animais estavam a ser acompanhados por uma associação que inventariou os cães. Nesse acompanhamento além da vacinação e cuidados de saúde básicos, forneciam alimentação. Fomos informados pela associação que nos últimos dois meses já tinham retirado para adoção cerca de 15 cães e a situação poderia estar resolvida dentro de dois a três meses e já haviam contactado a Câmara Municipal a informar o ponto da situação. Pelos registos de imagens e relatos que nos foi chegando, podemos constatar que a Câmara Municipal não tinha meios necessários para o cumprimento da ordem judicial e por isso deveria pedir o seu adiamento. O oficial de justiça deveria ter tomado a iniciativa de confirmar os meios que se exige para uma operação desta natureza. Os animais foram mal tratados e para que esta situação não se repita é preciso apurar as falhas e responsabilizar quem provocou este lamentável episódio que já ultrapassou fronteira, pelas piores razões. As declarações dos responsáveis da associação “Ajuda Alimentar a Cães” não coincidem com os comunicados da Câmara e do Tribunal Judicial. Os membros da Associação não fazem parte da operação apenas voluntariaram-se para ajudar apenas e só, para protegerem os cães de um tratamento selvático. A indicação do veterinário é da responsabilidade da Câmara Municipal e não de uma associação que presta serviço voluntário no Concelho, e a quem não se pode exigir qualquer responsabilidade. Ficamos importunados com o ponto oito do comunicado do tribunal judicial: Cito: Ao contrário do que é veiculado em algumas notícias, o oficial de justiça, funcionários camarários e agentes da PSP presentes, não tiveram necessidade de intervir na remoção dos animais, uma vez que a “Ajuda Alimentar a Cães” se disponibilizou voluntariamente para o efeito até ao local de destino" Fim de citação Os registos de imagem mostram o contrario! Será que todas as imagens e vídeos foram manipulados? Custa a acreditar, e por isso exigimos o apuramento da verdade e a respetiva responsabilização e consequência.
Texto e foto: PP 

9 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado sr vereador por se por ao lado da Associação e contra os camaralobenses!

Obrigado sr vereador por também ver maldade nos funcionários da câmara nas fotos chocantes em que seguram nos cães que foram arrastados até ao carro pelos membros da associação! Obrigado sr vereador por fazer também como a associação que convocou o veterinário e joga-lo também para debaixo do autocarro. Obrigado Sr vereador por não referir nem uma vez as 3 senhoras que não tinham condições para ter tanto cão, será que estão bem? Não interessa, o que interessa é os cãozinhos!

Obrigado sr vereador e continue a ter fé na Associação Ajuda a Alimentar Cães, sim fé cega engula tudo não critique pa não porem a sua foto no ocorrências madeira a segurar num patudo e mentirem mil vezes que é abuso até se tornar verdade! Continue sempre contra os camaralobenses sr vereador, se votasse aí tinha o meu voto!!

Anónimo disse...

atitude dele ser contra os camaralobenses refletiu-se nas ultimas eleições com uma grande derrota

ainda não aprendeu e continua a enterrar o CDS

Anónimo disse...

Quase parece que a associação era cúmplice da situação dos cães na referida casa pelo que judicialmente até podia ser processada ironicamente pelas condições em que viviam os animais! Amsf

Anónimo disse...

Alguém sabe onde podemos ler a versão final dos factos apresentados pela Associação Ajuda A Alimentar Cães? É que a cada esclarecimento das outras partes, a AAC vai mudando um bocadinho a história.

Anónimo disse...

o sr Coelho, anda com medo de ser caçado, .. cuidado coelhinho, estão a ficar raivosos , se acontecer com os concidadãos,...prepara-te para entrar na Cova, ..QUINTA VIGIA!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

INFELIZMENTE MUITAS PESSOAS FALAM DO QUE NÃO SABEM E FALAM MUITO, MESMO DEMASIADO, SOBRE O QUE NÃO SABEM!
FALOU COM OS FREQUENTADORES DO BAR QUE NÃO PODIAM SENTAR-SE NA ESPLANADA DEVIDO AO CHEIRO PESTILENTO DOS CÃES E QUE PELO MESMO MOTIVO, NEM DENTRO DO BAR PODIAM MUITAS VEZES ESTAR?
FALOU COM OS DONOS DONOS DO BAR?
FALOU COM OS RESIDENTES DA LEVADA NOVA?
FALOU COM QUEM TOMAVA O AUTOCARRO NA PARAGEM JUNTO AO PORTÃO DO JARDIM DA "RESIDÊNCIA" DOS CÃES E PRESENCIAVA O TRISTE ESPECTÁCULO DE CÃES ESFOMEADOS, RAQUÍTICOS, COM DOENÇAS DE PELE, VISIVELMENTE DOENTES E MALTRATADOS ONDE VIVIAM?
FALOU COM A DELEGAÇÃO DE SAÚDE A QUEM SE DEVEU, HÁ CERCA DE 4 ANOS A RETIRADA CONDIGNA DE DIVERSOS CÃES?
FALOU COM OS TRABALHADORES DA RECOLHA DO LIXO, PARA SABER O QUE ENCONTRAVAM, COM FREQUÊNCIA, DENTRO DA CAIXA DO LIXO, EM FRENTE DO BAR?
FALOU COM A PSP PARA SABER O QUE ACONTECIA QUANDO LÁ SE DESLOCAVAM AGENTES;
SABE QUE DESDE ENTÃO OS CÃES FICAVAM TRANCADOS, DIA E NOITE, COM FOME NA ARRECADAÇÃO DA CASA?
SABE O QUE ACONTECIA QUANDO SE MATAVAM UNS AOS OUTROS E ONDE ERAM DEPOSITADOS OS SEUS RESTOS?
SABE QUE SÓ VIAM A LUZ DO DIA, NO QUINTAL, O TEMPO SUFICIENTE PARAM COMEREM O POUCO QUE AS DONAS LHES CONSEGUIAM DAR, E ESCONDIDOS DE NOVO?
SABE QUE NÃO ESTAVAM NEM REGISTADO,S NEM DESPARASITADOS, NEM ESTERILIZADAS E SE REPRODUZIAM COMO AS RATAZANAS COM QUE COABITAVAM?
SABE QUE PARA IMPEDIR A INTERVENÇÃO DAS AUTORIDADES OS CÃES PASSARAM A VIVER ESCONDIDOS DENTRO DA PRÓPRIA HABITAÇÃO, COM AS DONAS?
SABE QUE POR MUITO QUE AS DONAS GOSTASSEM DE CÃES, NÃO TINHAM O MÍNIMO DE CONDIÇÕES PARA MANTÊ-LOS À SUA GUARDA?
TENHO A CERTEZA QUE COMPREENDERÁ QUE SE ESTAVA PERANTE UMA GRAVE SITUAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA E MESMO QUE INVOLUNTARIAMENTE, DE MAUS TRATOS A ANIMAIS.
SABE QUE OS ANIMAIS FORAM TRANSPORTADOS CUIDADOSAMENTE PARA DENTRO DO CAMIÃO DA CÂMARA E QUE SÓ UM, O MAIS PERIGOSO, TEVE QUE SER PUXADO À FORÇA E QUE MESMO QUE SE TENHA MAGOADO, O SEU SOFRIMENTO FOI INCOMPARÁVEL AOS MAUS TRATOS SOFRIDOS POR TANTOS ANIMAIS, DURANTE ANOS?
NÃO CONCORDARÁ QUE, A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA CÂMARA MUNICIPAL SÓ PECARAM POR TARDIAS, PARA BEM DOS PRÓPRIOS ANIMAIS E DA SAÚDE PÚBLICA DOS RESIDENTES E FREQUENTADORES DO LOCAL?

Anónimo disse...

A situação torna-se explosiva quando de um lado temos um Estado incapaz de cumprir o seu papel e do outro temos fundamentalistas, e para compor o ramalhete lá aparecem os políticos oportunistas que só se lembram das desgraças depois das.... desgraças.

De uma vez por todas o Estado tem de criar leis e fazer cumpri-las, todos os animais domésticos de companhia têm de ser registados e acompanhados por veterinários e inspectores municipais. O acto de adoptar um animal tem de ser responsabilizado ao máximo. Quem quiser ter um animal em casa tem de fazer prova que o animal será tratado condignamente.

Numa primeira fase poderá aumentar os animais sem famílias, mas a longo prazo garantirá que só quem realmente gosta e tem condições adoptará os animais.

Outro problema são os fundamentalistas. Todos os animais devem ser tratados com carinho e dignidade, todas as pessoas que estimam os seus animais sabem o sentimento forte que eles nos trazem, mas nunca devemos perder o equilíbrio. Entrar numa caixa de comentários e ver as barbaridades que lá se escrevem sob o pretexto de defender a causa animal é no mínimo doentio.

Já os políticos oportunistas são como os abutres e as hienas estão sempre presentes onde há doença e morte.

Sobre o caso de Câmara de Lobos, começa logo mal quando se permite que uma casa privada tenha 50 animais, a partir daí temos tudo para dar errado.

Anónimo disse...

Estas associações de cachorros já chateia. Protegem mais a cachorrada que as pessoas

Anónimo disse...

Toda a verdade está disponível em fotos e videos do acontecimento em direto. Só mesmos broncos é que fazem notícia com baboseiradas!