Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017


CRIME, DIGO EU

“Foi autorizado o acesso ao terraço que é comum. Os clientes do jantar vão ao terraço e veem o fogo“ ¹. Com esta simplicidade, Humberto Vasconcelos, o secretário da Agricultura e Pescas, justificou o facto do restaurante Golden Gate estar a “promover um jantar de final de ano com garantia de acesso dos clientes ao terraço que fica nas instalações daquela secretaria e que, normalmente, não é acessível ao restaurante no resto do ano” ¹.

Para que não restem dúvidas, Humberto Vasconcelos esclarece, ainda, que “sendo área comum, torna-se, assim, possível que o negócio do final do ano, relativo ao restaurante, inclua o acesso ao terraço como mais valia, valendo as mesmas regras observadas em blocos de apartamentos, onde os condóminos têm direito ao acesso aos terraços dos respetivos prédios” ¹.


Perante estes esclarecimentos, será que podemos confiar nas palavras de Humberto Vasconcelos? Provavelmente não, pois não sabemos se falou na qualidade de secretário regional ou na qualidade de administrador do condomínio do edifício Golden Gate.

Analisemos as duas situações tendo em consideração que, ao contrário do que afirma Humberto Vasconcelos, o edifício Golden Gate não possui acesso a nenhum terraço, mas sim a uma varanda que circunda as três fachadas do 5º piso. 

Se autorizou na qualidade de administrador do condomínio é porque considera que a varanda é uma parte comum do edifício Golden Gate. Nesta situação, tem de haver uma ata da assembleia de condóminos a autorizar a cedência da varanda ao restaurante Golden Gate. Na verdade, apesar de Humberto Vasconcelos garantir que se aplicam as mesmas regras dos blocos de apartamentos, tentando dar a ideia do rigoroso cumprimento da lei, tal não é verdade pois omite que a cedência de partes comuns a um condómino, só pode ser autorizada pela assembleia de condóminos, a título gratuito ou oneroso.

Se autorizou na qualidade de secretário regional é porque no título constitutivo da propriedade horizontal a varanda está destinada ao uso exclusivo da fração do 5º piso, onde funciona o seu Gabinete de secretário regional da agricultura e pescas e, nesse caso, o seu acesso está reservado apenas ao condómino proprietário dessa fração, o governo regional. Só assim se compreende que Humberto Vasconcelos afirme que foi autorizada a cedência gratuita da varanda do seu Gabinete ao restaurante Golden Gate, para que os seus clientes possam observar o fogo de artifício e beber umas taças de champanhe no “Reveillon 2017-2018”.

No entanto, neste caso, coloca-se a questão de saber se Humberto Vasconcelos tem poderes para autorizar a cedência da varanda do seu Gabinete. Se autorizou em nome do governo regional, tem de estar mandatado nesse sentido. De referir que a autorização de uso é um “ato administrativo unilateral e discricionário, pelo qual a Administração consente, a título precário, que um particular se utilize de bem público com exclusividade”.

Em síntese, mais uma trapalhada de Humberto Vasconcelos que confunde o cargo de secretário regional com administrador de condomínios. Contudo, se houve uma autorização de uso trata-se de um ato administrativo que deve ser anulado, sob pena de Humberto Vasconcelos poder ser acusado do crime de “peculato de uso” ², punível com a pena de prisão até um ano.

J. C. Silva

¹ https://funchalnoticias.net/2017/12/20/jantar-de-final-de-ano-do-golden-com-acesso-ao-terraco-para-ver-o-fogo-secretario-esclarece-que-e-area-comum/ 
²http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=109A0376&nid=109&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&nversao= (Artigo 376º do Código Penal)

24 comentários:

Anónimo disse...

Cada tiro cada melro! Desse já aguardo tudo.

Anónimo disse...

Humberto no seu "Habitat Natural" - a fazer fretes de forma completamente isenta, inocente e pro-bono.
Vai ter direito certamente a um "brinde" e respetivas passas de fim de ano - a dividir obviamente pelo seu também inocente chefe de gabinete - que não se esqueça da divisão pois o chão pode ser escorregadio de um momento a outro - ele sabe isso!
Merece o nome na tal longa placa de inauguração.
Emendem a placa, já!

Anónimo disse...

Ele tem direito a quantos jantares?

Anónimo disse...

Não entendo qual é o problema, a não ser uma azia aguda em relacção ao Secretário da Agricultura, se não é o terraço do Golden, é uma "associação" de viticultores, o quê virá a seguir?????

Anónimo disse...

O Sr Secretário Dr Humberto Vasconcelos pode ceder a cobertura do Golden a quem quiser porque é ele que manda. Ninguém tem nada com isso. Não sejam invejosos. Se pensam que podem derrubar a "irmandade do avental" estão muito enganados. Nem Calados nem Albertos, nada!! Força Humberto.

Santacruzense disse...

Calisto,

Veio a público o presidente de Câmara de Lobos queixar-se da falta de investimento prevista no PIDDAR 2018 para o respetivo concelho, que representa 13% da população. Ora, apenas 1% do total do orçamento regional está alocado para investimento nesse município. Pouco, de facto.

No entanto, chocante é o valor atribuído ao município de Santa Cruz... A verba prevista é de apenas 0,7% do total do orçamento regional, para um município com 45 000 habitantes, no fundo 20% da população regional.

E esta, hein? Qual a estratégia deste GR para o respetivo município? O desinvestimento?

Anónimo disse...

Com quanta perseguição ao Secretário Humberto Vasconcelos!! É um bom secretário e só tem trabalhado em prol dos agricultores/pescadores e na defesa dos produtos regionais!Talvez por tanto fazer, é que é alvo de tantas críticas!... Parem de criticar e valorizem quem vos defende!!

Anónimo disse...

Artigo 376.º
Peculato de uso
1 - O funcionário que fizer uso ou permitir que outra pessoa faça uso, para fins alheios àqueles a que se destinem, de coisa imóvel, de veículos, de outras coisas móveis ou de animais de valor apreciável, públicos ou particulares, que lhe forem entregues, estiverem na sua posse ou lhe forem acessíveis em razão das suas funções, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
2 - Se o funcionário, sem que especiais razões de interesse público o justifiquem, der a dinheiro público destino para uso público diferente daquele a que está legalmente afectado, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.

Anónimo disse...

A festa não é no gabinete nem no 5 andar espertezas. É NO TERRAÇO

Anónimo disse...

Vindo de quem vem,e de esperar tudo e mais alguma coisa

Anónimo disse...

oh anonimo das oo.26.
Produtos regionais .?
Onde?
Nos supermercados?
Em que mercados agricolas?
O aviao cargueiro quantos kilinhos leva por dia?
Nada mudou para melhor.
Ja no tempo do M Antonio era so,promessas de produção regional.
Até um falso adjunto do Albquerque (lino.?) equivocou um avioaozinho na quinta vigoa para produtos que nao existem..
Deixem-se de historias.
Vejam a realidade

Anónimo disse...

Ele é secretário regional, gestor de condomínios, mediador de negócios (com direito a chorudas comissões) e empresário (às escondidas porque quem dá a cara são outros por causa das 'incompatibilidades'). Este homem é fantástico! LOL

Anónimo disse...

Não seja ridículo
O homem e uma nulidade

Anónimo disse...

Senhor Calisto, não se esqueça de publicar o último comunicado da organização clandestina Viticultores Unidos.

Anónimo disse...

Só agora é que repararam que estes senhores renovadinhos estão ao serviço dos interesses privados? Estão a chegar tarde! Eu topei isso, antes até de eles serem eleitos! Bem feito nesta terra de broquilhas e matarruanos! Vota PPD!

Anónimo disse...

Agora que estava a ser tomada uma medida acertada, desancam no Secretário. Julgo que seria muito mais benéfico transformar aquele espaço em hotel, acabar com a secretaria porque não se perdia nada, e remeter estas competências para uma outra. Duma cajadada matavamos vários coelhos e não havia mais preocupações com os tais viticultores.

Anónimo disse...

O edifício do Golden não tem terraço. É uma varanda no 5º andar (o do gabinete do secretário).

Anónimo disse...

Ah sim então vou fazer um pedido para ir à festa. Ahh Ahh ah ah

Anónimo disse...

Se calhar tem mesmo terraço. Vejam lá bem se não é um recuadinho!!!

Anónimo disse...

Acho que era melhor esclarecer que de facto há um terraço e bem grande por sinal.

Anónimo disse...

E os Funcionários e Reformados do MBCP também terão direito a usar este espaço e disfrutar da visualização do Fogo de Artificio??
Teem os mesmos direitos!!
Ou há Pernil para todos ou ninguém come..

Anónimo disse...

O Homem vem dos condominios, logo percebe destes direitos de condóminos ...
Se ele deixar de ser Secretario ( ainda não foi?)vai ficar a gerir o condomínio do prédio,,
Ja treina

Anónimo disse...

Por acaso até tem terraço, e bem grande.

Anónimo disse...

Como é que é?
Os Funcionários do MBCP podem ou não ir hoje ao terraço ver o Fogo?
Também o Banco ocupa um fração bastante grande do Edificio.