Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017


DIÁRIO DE NOTÍCIAS E JORNAL DA MADEIRA RECUSAM DAR COBERTURA AOS VITICULTORES DA MADEIRA

Bom dia Srs. da imprensa, presidência, partidos, ministério público e restantes entidades do governo:

Na sequência dos comunicados enviados por nós denunciando o desastre que está a acontecer aos viticultores da Madeira, desde o primeiro momento tanto o Jornal da Madeira como o Diário de Notícias da Madeira responderam aos nossos e-mails para tentarem descobrir as nossas identidades, não para darem mais visibilidade à nossa causa mas sim para nos calarem imediatamente, para “matarem o mensageiro” porque há interesses obscuros que reinam na Ilha da Madeira e estes 2 órgãos de comunicação social nunca foram, não são nem nunca serão isentos.

Hoje recebemos e-mails novamente do secretariado do Jornal da Madeira e do Diário de Notícias da Madeira informando que enquanto não déssemos a cara, não fariam mais notícias com os nossos comunicados, algo de extrema gravidade e que demonstra a falta de isenção e como os jornalistas se vendem pelo melhor preço na Ilha da corrupção chamada Madeira.
O dever de um verdadeiro órgão de comunicação social e de um jornalista é investigar os factos, são públicos, basta pedirem ao Instituto do Vinho da Madeira provas de quando foram feitos os pagamentos em 2015 e 2016 para constatarem que foram feitos antes do Natal e se neste ano de 2017 realmente existe uma prova válida de transferência bancária feita a algum viticultor antes do dia 27 de Dezembro 2017, dia que enviámos o nosso comunicado denunciando que ainda não nos tinham pago as uvas, para verificarem como o Sr. Secretário da Agricultura mentiu ao povo madeirense com todos os dentes que têm e por isso têm de ser demitido.
Por todos estes factos pedimos encarecidamente às entidades competentes o seguinte:
1 – Que todas as empresas que engarrafam vinho na Madeira sejam fiscalizadas pelo Ministério Público e pela Autoridade Tributária e Aduaneira Nacional a nível de inventários de estocks, exportação e cumprimento de deveres fiscais e se realmente estão ou não com dificuldades de absorver a uva existente na Madeira e qual foi o destino final das uvas compradas pelo IVBAM para confirmar se os viticultores estão ou não a serem enganados.
2 – Que os órgãos de comunicação social Jornal da Madeira e Diário de Notícias da Madeira sejam fiscalizados do ponto de vista de financiamento direto e indireto, seja por apoios financeiros do Governo Regional ou por publicidade de câmaras municipais ou publicidade institucional, ou grupos económicos participantes no seu capital para perceber a razão da sua falta de isenção e falta de independência e a ERC e Ministério Público tomarem medidas relativamente a isso. A imprensa num país democrático não tem de defender grupos económicos, seitas, maçonaria nem políticos mas sim o seu povo e a verdade.
3 – Que os partidos políticos debatam na Assembleia Regional da Madeira a possibilidade e viabilidade de ser criada uma Cooperativa Agrícola da Madeira e Porto Santo para agregar e gerir todos os setores da agricultura, pecuária e pescas para defender um setor tão importante da nossa economia e garantir o escoamento não só das uvas mas também da banana, da cana-de-açúcar, da anona e todos os outros produtos madeirenses e garantir o futuro destas atividades que estão a ser destruídas pelo Governo Regional da Madeira.
Sem mais assunto desejamos um Feliz ano novo de 2018 e que a liberdade e a normalidade democrática sejam uma realidade na Madeira e no Porto Santo.

Viticultores Unidos da Madeira

PS - Fénix continuará a dar a cobertura proposta pelos 'Viticultores Unidos', em nome da opinião livre na terra que todos conhecemos e desde que no respeito pelos direitos dos outros. O próprio secretário regional da Agricultura deu credibilidade aos contestatários e à matéria em discussão com as suas declarações de viva voz na RTP.

11 comentários:

Anónimo disse...

Os jornalistas do JM e do DN cumpriram o seu dever. Enviaram um e-mail aos «Viticultores Unidos» e procuraram estabelecer contato direto com os mesmos e deixaram bem claro que protegeriam as respetivas identidades, como é sua obrigação profissional. A resposta dos «Viticultores Unidos» foi dada hoje, através de um novo comunicado onde atacam os jornalistas do JM e do DN pelas cautelas que tomaram no sentido de apurar a credibilidade da fonte das informações. O senhor Luís Calisto optou (está nesse direito, pois o seu blogue não é oficialmente um órgão de informação) de continuar a dar palco a uma suposta organização e abriu uma caixa de Pandora. Agora, em nome da igualdade de tratamento, vai divulgar os comunicados dos «Professores Unidos» quando estes pedirem a demissão do secretário da Educação? Ou quando os «Hoteleiros Unidos» pedirem a demissão da secretária do Turismo? Ou quando os «Médicos Unidos» pedirem a demissão do secretário da Saúde? Ou quando os «Desempregados Unidos» pedirem a demissão da secretária dos Assuntos Sociais? Ou, porque não, quando os «Moradores da Zona Velha Unidos» pedirem a demissão do presidente da CMF?
Viva as «Fake news».

Anónimo disse...

Obviamente que os Jornais não vão dar eco de comunicados anónimos, tal como não dão ao renovadinhos por exemplo.
Os senhores têm razão, mas têm de dar a cara.
Quanto à cooperativa, isso não passa pela Assembleia, mas pelos cooperantes , que neste caso são os próprios agricultores.
Através da assembleia ou do governo , é o caso da Gesba, que não é cooperativa.
Mexam-se como deve ser...
Organizem-se.
As cooperativas não dependem dos governos ou parlamentos. Mas vocês mesmo.

Anónimo disse...

Oh meus senhores(as) não sabem que os viticultores da madeira não podem dar a cara. Alguns deles são militantes do PSD e até foram eleitos nas últimas autárquicas. Como podem eles?...

Anónimo disse...

Este blog claro que tem que dar estás notícias. Agira espero que dê à outros quando disserem mal de outras secretarias.

Anónimo disse...

Começo a pensar que estes viticultores foram os mesmos que ameaçaram uns agricultores para o lado da calheta e da Ponta de Sol.Para fazerem parte de uma associação.

Anónimo disse...

Sim comentador das 17h25. Devem ser aqueles que também andaram a ameaçar alguns ecologistas.
Devem ser aqueles que passaram hoje o dia todo à procura de alguém que desse a cara. Aquilo é que foi telefonemas.
A verdade foi.

Anónimo disse...

Eu quero é que os vinicultores se f.d..!
Então ando eu a pagar impostos para pagar a uns senhores que produzem uvas que ninguém compra ?
Ora essa. Produzam algo com procura.

Anónimo disse...

Desde o início deste mês que deixei de ler o Diário de Noticias e o Jornal da Madeira.
As notícias que saíram nos últimos dias provaram que tomei a decisão acertada. Como não sou de enganar ninguém também não gosto de ser nem de me sentir enganado.
Na minha opinião estes diários são para transmitir noticias as pessoas, ao povo Madeirense, portanto, tem que estar do lado do povo, e não para andar com pessoas (políticos de camaras) ao colo. Cada noticia que sai acerca de camaras, tem duas histórias, a historia que relata a noticia e a outra que não se sabe, ou que se prevê mas não temos acesso.
Prefiro vir aqui ao blog do Sr. Calisto, é mais simples e fico mais bem informado.

Anónimo disse...

Façam lá essa cooperativa e lutem pelos vossos interesses, mas produzam uvas que tenham a devida qualidade. ...

Anónimo disse...

Não podem dar a cara. O medo continua. Falta essa renovação.

Anónimo disse...

É verdade sim, também mandei carta do leitor devidamente identificado e nunca saiu. O DN desde que entrou o dono disto tudo fez uma quantidade de cadernos do governo, não vai querer cobrir coisas que chateiem a facturação. JM e DN são ambos do PSD não servem par informar o povo. Viva o Fénix.