Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


E se a moda das gaiolas em vidro pega?




Gil Canha

Passei hoje em frente ao Golden Gate e assustei-me. A tão falada “Esquina do Mundo” agora bem pode ser denominada esquina das “Gaiolas de vidro”. Pela calada da noite ou do fim-de-semana, os responsáveis do emblemático café montaram uns taipais em vidro à volta das duas esplanadas, suportados por uns pirosíssimos prumos pintados de branco e encimados por umas coroas de mau-gosto.    Por enquanto, no meio da cangalhada do Natal não se nota muito, mas quando retirarem “o circo” natalício, os “aquários” do Golden vão surgir em todo o seu esplendor e rafeirice. 
Mas este expediente não é novo; a primeira cangalhada em vidro surgiu na esplanada do café Apolo, onde os degraus em cantaria dura da região foram furados para segurar a inestética estrutura envidraçada, modelo que agora foi copiado com sucesso pelo Golden, embora ainda mais piroso.  
Como temos uma Câmara facilitista que perdeu toda a autoridade, os interesses privados é que mandam e desmandam nos espaços públicos. Assim, é de prever que a moda das “esplanadas aquários” comecem a medrar por todo o lado, e se o novo vereador “frangote” responsável pela fiscalização municipal não pedir licença ao Presidente de Câmara para acabar com esta pouca-vergonha, daqui a dias vamos ter as mesmas “gaiolas em vidro” no Ritz Café, no Bar do Teatro e na cidade inteira. 
Uma terra que tem esplanadas no inverno é uma prova indelével de que temos um bom clima, mas se começarem a fechar esses espaços à mínima brisa agreste, aqueles que nos visitam vão pensar que afinal tudo isto é um logro, e que a tal história do clima ameno não passa de uma engendração para “inglês ver”. 
 E esta moda das esplanadas aquários não são só um chamariz ao mau-gosto e à impunidade, também são barreiras arquitetónicas à mobilidade e um perigo para os transeuntes, nomeadamente as crianças, que nas suas correrias felizes podem embater de frente nestes vitrais cafofianos.   
Venham agora os insultos, porque adoro ver a gentalha da raposa escalvada a espumar de raiva e a se babar de ódio. 

12 comentários:

Anónimo disse...

Isto é a nossa JERUSALÉM!
Temos de estar e acompanhar a moda, Madeira sempre em frente.

Anónimo disse...

Subscrevo integralmente.

E. ao que consta, aquilo que o Café do Teatro vai fazer na Placa Central, será bem pior que o Golden. Até vai ter estruturas fixas para bares no exterior ...

Bem que os vereadores da oposição na CMF tentaram travar o projeto para indignação do "testa de ferro" do Sr. Miguel Sousa que achou que o seu trabalho de anos no PSD merecia que fosse aprovado o aborto. Pagamento de serviços, entenderia ele.

Após as eleições, tendo agora maioria, Cafofo levou o projeto novamente à reunião de Câmara e lá passou. Para gáudio do Sr. Dário que encheu o seu FB com elogios ao Presidente da Câmara.

Tudo indica que a nossa placa central vai ficar completamente descaracterizada e passará para a mãos dos privados.

Lamentável


Anónimo disse...

Tenho a concordar. Isto é uma vergonha! Além de inestético e enquanto cliente o estar numa esplanada é para "sentir" o espaço exterior, não para ficar numa espécie de jardim de inverno mal amanhado, quase estufa. Onde andam os vereadores da oposição? Ah pois..são aqueles que só criticam de forma parva e coisas sem interesse... tamos f...!

Anónimo disse...

Ontem comentava com amigos, como a Placa Central fica completamente descaracterizada com estas estruturas fixas no Golden Gate. Se visualmente metade da estrutura é transparente, parecendo não 'ofender' a vista a ninguém, depois acaba por transformar-se numa barreira.
A tão afamada Esquina do Mundo ficou descaracterizada, feia, as pessoas já não passeiam à vontade, não vá falhar qualquer coisinha e uma pessoa se espetar contra um vidro disfarçado.
Apesar de lhe quererem dar um ar de requintada a Esquina do Mundo ficou pirosa, como diz Gil Canha. Tão pirosa como a placa de inauguração do Golden Gate.
A CMF deveria ter mais atenção ao licenciamentos das esplanadas na Cidade.

Anónimo disse...

Não se chateiam com isso.
Existem umas mentecaptass que justificam tudo com o "mas dão emprego a muitos, é só inveja". Quando se tem este pensamento, misturado com os "polítiqueiros" do calibre que conhecemos, temos situações destas. Comem tudo à grande mas que se vai fazer, "dão emprego", dizem.

Anónimo disse...

isto é por causa do Vento , na Primavera é retirado

quando ao outro que inventa coisas sobre o Café do Teatro não deve ter visto o projeto ou viu mal

e sobre a Gruta o Cafofo não ia abrir concurso?

Anónimo disse...

Oh drº Gil Canha! Numa terra de broquilhas que elege o srº cafôfo para permitir estes facilitismo e estas aberrações, o que é que estava à espera?

Anónimo disse...

E quem já reparou nos pseudo guarda sois nas tascas da Rua das Fontes? Só pode ser comparado com uma esplanada no Bangladesh. Em pleno centro do Funchal e adjacente á Acenida do Mar.

Anónimo disse...

Estamos a ficar com uma cidade feia, pirosa, uma coisa sem gosto nem estética.
É a imagem cafofiana do Funchal.
Tremo só de pensar no que estes foleiros querem fazer na Praça do Município e na Av. do Mar.

Anónimo disse...

E não reparou que já foi tapado no apolo com flores a escada do lado da sé. E a esquina do theos, que deixou de ser Rua dos Murças está cheia de cadeiras e mesas, ocupando meia entrada da rua dos Murças. Duas pessoa lado a lado já não conseguem entrar na rua dos Murças. Em 60 dias a vereação, permitiu isto, em 4 anos o que não permitirá ?

Unknown disse...

Acabaram com a circulação de carros de bois, acabaram com a circulação de automóveis e agora nem podemos fazer uma corrida a pé porque os currais atrapalham!

Anónimo disse...

Foleiro igual aos Confianços.
Mas eles gostam assim... Deixa andar...