Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017





EDUARDO ABREU



Eduardo, o primeiro de pé, à esquerda. Mas ali há outros nomes de renome: Elmano, Luís Angélica, Humberto, Filipe, Rodrigues 'Mamona', Martinho Caradeque, Rosário, Aurélio, Inácio, Azinha, Salinhos... 


Morreu o antigo guarda-redes do CF União 'Vai lá Vai lá'


Vai para poucos meses, Eduardo veio à sua terra, como vinha de quando em vez. Parecia que não, mas era já octogenário e as viagens entre terras antípodas desgastam um bocado. De modo que só agora no Natal voltaria ao seu velho ambiente, parece.
Com Raul de Sousa, antigo jogador do Marítimo, Eduardo desfiou histórias para nós gravarmos e gravarmos e gravarmos. Bons tempos viveram eles. Não tanto para Raul de Sousa e o nosso Marítimo. Aquela foi a era dos sete anos em que o Campeonato da Madeira, por obras naturais e sobrenaturais, foi sempre bater à Rua da Queimada de Baixo, onde então ficava a sede do CF União.

Eduardo, mesmo com a provecta idade que percorria, vendia saúde, pela aparência. Assim, foi um choque ouvir falar da morte na Austrália do guarda-redes que tantas glórias deu ao União. Bom conversador, desportista, muito fair-play apesar das profundas rivalidades de outrora. Eduardo falou-nos muito de Álvaro 'Cinquenta', que durante anos e anos se impôs como defesa central do Marítimo - também ele falecido há pouco na Austrália. 
Há meses, o Presidente do CF União, Dr. Filipe Silva, fez questão de homenagear Eduardo no complexo da Camacha, mal soube da presença na Madeira do ídolo de outros tempos. Eduardo gostou muito. Foi como reviver o ambiente azul-amarelo de que tantas saudades sentia.
Partiu prometendo voltar em breve. Ouvimos dizer que tinha tudo pronto para cá vir neste Natal. Já não vem.  


Na última visita para matar saudades, Eduardo (à esquerda) conviveu com velhos adversários do Marítimo, Raul de Sousa e António João (que também faleceu há pouco). 

1 comentário:

Anónimo disse...

Em 100 anos de vida, sete anos é muito pouco. O Marítimo deixou-se adormecer mais um pouco....e os sem-abrigo aproveitaram