Powered By Blogger

sábado, 30 de dezembro de 2017



HENRIQUE MONIZ

O capitão Henrique Moniz ergue a Taça da Cidade do Funchal brilhantemente conquistada pelo CD Nacional na temporada 1956-57.


Morreu o antigo defesa central e capitão da equipa de Honra do CD Nacional Henrique Moniz. 
Henrique Moniz Olival mudou-se dos Açores para a Madeira quando adolescente ainda, ingressando pouco depois nos infantis do Nacional. Muito cedo revelou aptidões excepcionais para o futebol e um raro desportivismo. O que lhe valeria com o passar do tempo grande apreço e simpatia dos adeptos do seu Clube mas também dos adversários, na efervescente década futebolísticas de 50, cheia de efervescência, paixão e rivalidade entre os emblemas regionais.
Henrique Moniz bateu-se valente e correctamente com ataques de fama regional e nacional como eram os do Marítimo (Chino, Checa, Raul, Farruca, Eduardo) e do CF União (Abelhinha, Azinha, Salinhos, Ferdinando, Luís Angélica).
O admirado e respeitado futebolista, cuja personalidade bem vincada lhe valeu a confiança e a responsabilidade do posto de capitão alvi-negro e de marcador de grandes penalidades, uma vez retirado dedicou-se à arbitragem, impondo-se pela imparcialidade apesar da sua simpatia desportiva preto-branca.
Homem de carácter e respeitador, Henrique Moniz parte já octogenário, deixando saudades entre os amigos e os antigos adversários.
As nossas condolências à Família e ao CD Nacional. 

A equipa do CD Nacional capitaneada por um desportista de eleição: de pé, Henrique, Pombo, Henrique Moniz (cap), Aurélio, Feliciano e António Alberto (Transval); em primeiro plano, Freitas, Menezes, Gilberto, Mateus e Pedro.  

Sem comentários: