Powered By Blogger

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O fim da Autonomia



Cafôfo, o aliado da Geringonça 
que discrimina os madeirenses




Miguel Costa


A Autonomia da Madeira foi um caminho tortuoso – ao que posso imaginar. Não conheci outra realidade que não fosse esta: a Madeira Autónoma.
Um dia contaram-me que antes da Autonomia os madeirenses não eram bem portugueses e que a Madeira não era bem Portugal. A Madeira era uma espécie de colónia e os madeirenses eram uma espécie de colonos.
Um dia contaram-me que para viajar para o Continente era preciso uma autorização especial, embrulhada em burocracias. Ouvi dizer que, ao regressar do Continente, os madeirenses tinham que pagar uma taxa sobre qualquer produto que comprassem em Portugal. 
Nesse mesmo dia contaram-me que as empresas madeirenses que exportassem os seus produtos tinham que pagar taxas exorbitantes, porque afinal éramos uma colónia.
Imaginei-me na pele de um colono madeirense. Consegui a tal autorização para viajar até Lisboa, uma autorização que não era fácil arranjar. Não era para todos. Depois de passar umas semanas em Lisboa em casa de uma tia, deslumbrado com tudo aquilo que via, resolvi trazer uma lembrança daquela grande viagem. Comprei um blusão de cabedal. Um daqueles blusões tipo anos 60/70, bem moderno.
No dia do regresso, antes de chegar ao Aeroporto de Lisboa, resolvi vestir o meu blusão novo para orgulhosamente mostrar aos meus amigos, mal chegasse ao Funchal. 
Qual não foi o meu espanto, quando na alfândega os senhores de Lisboa fitaram o blusão de cabedal e perguntaram-me:
- Esse casaco de cabedal foi comprado em Lisboa?
- Sim senhor – respondi.
- Então tem que pagar a taxa! Ou paga, ou o casaco fica em Portugal! 
- E o resto da bagagem? – perguntaram.
Escusado será dizer que abriram a minha pequena mala, reviraram-me as roupas do avesso e não encontraram nada a não ser roupa usada.
Paguei a taxa do blusão e embarquei. Cheguei à Madeira com o meu novo blusão de cabedal, mas com um sabor amargo na boca.
O mesmo sabor amargo que o colono sentiu deve ser o mesmo sabor amargo que sinto enquanto madeirense, quando penso na discriminação a que a Geringonça votou a Madeira. Mesmo discriminando a Madeira, António Costa tem um aliado madeirense chamado Paulo Cafôfo.
Se Paulo Cafôfo e António Costa tivessem respeito pela Autonomia não teriam atropelado o Governo de uma Região Autónoma, como o fizeram em visitas oficiais do primeiro-ministro.
Se tivessem respeito pela autonomia do PS-Madeira não deixavam Carlos Pereira no escuro, enquanto negociavam alianças.
Se Costa considerasse a Madeira como um território português já teria diminuído a taxa de juro do empréstimo contraído pela Região.
Mas com esta Geringonça, a Madeira vai continuar a pagar uma taxa extra pelo empréstimo que contraiu, apesar desta mesma taxa já ter baixado em Portugal Continental. Isto para não falar em questões de fundo como o hospital ou o subsídio de mobilidade. 
Parece que voltamos a ser uma colónia e temos mesmo que pagar a taxa extra do empréstimo.
E ainda temos o Cafôfo, o Iglésias e o Gouveia que se aliaram à discriminação contra os madeirenses a quererem entregar a Madeira a António Costa. Isto poderá ser o fim da Autonomia. O fim da minha, da tua, da nossa Autonomia.

54 comentários:

Anónimo disse...

E 90 milhões de empréstimo p despesas de tesouraria como se explica???? Quem vai pagar outra vez está dívida do governo?? E p tesouraria? Se ainda fosse p investimento

Anónimo disse...

Ehehe... qualquer dia vai ser mas é ao contrário, vamos ter que pagar uma taxa ao Governo Regional para sair e entrar da Madeira. Já é quase assim. Os madeirenses sentem-se presos na sua própria ilha, reféns de políticos que só pensam na população quando é para fazer promessas eleitorais. Depois nunca mais as cumprem. Nunca mais voltámos a ter o ARMAS. As viagens de avião continuam um fiasco, o Governo Regional inventou um sistema que só complicou a vida aos madeirenses e não trouxe a tão apregoada mobilidade.

É esta a autonomia que queremos? Uma autonomia que só serve para enriquecer as mesmas grandes empresas madeirenses, os mesmos políticos e as mesmas famílias influentes? Eu cá não quero uma autonomia dessas.
Nem o Albuquerque nem o Cafofo estão à altura do povo madeirenses. Nem sequer o messias Calado. É tudo farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Baixar a taxa de juro? Era bom era, mas era preciso primeiro, ver o acordo feito por Passos Coelho e Jardim.Quem é que deu esta linda prenda aos madeirenses?Ah, pois. As viagens aéreas? Quem é que fez este lindo acordo?Albuquerque e Passos Coelho, pois claro.Sabe se lá com que cláusulas. Agora este governo é que tem de desenvencilhar tudo? Cada coisa no seu lugar. A autonomia só serve ao povo, se for com A grande.Doutro modo, é bandeira que é desfraldada conforme as conveniências partidárias e afins, logo, autonomia de circunstância que não serve.

Anónimo disse...

Caxofo não é aliado dos cubanos.
A estratégia dele é a do momento. Ou seja este é o momento do Costa. e Cafofo quer a boleia da onda Geringonça. Quando isto mudar e se Caxofo chegasse ao lugar (Deus nos livre) seria autonomista para agradar aos Madeirenses.
O rapaz é só estratégia.
Nem vai à Assembleia para desgastar.
Ele tem capacidade de resistência psicológica
E tem muita lata

Anónimo disse...

Coitado de nós se não fossem aqueles que vocês chamam de Cubanos, já estávamos a tomar o pequeno almoço de betão, almoço de meio pão com molho e jantar de cagarras.
Até o Helicopetro que irá ficar destacado no Verão é pago pelos Cubanos.
E os nossos Estudantes Universitários que são pagos pelos Cubanos.
Vão fazer para que no meio de uma Poncha o António Costa diga que vai comparticipar com metade para o Aumento da Pontinha.
Madeira, terra de vadios e despesistas, ainda agora foram a correr a Banca pedir um Empréstimo no montante de 90 Milhões para gastos de tesouraria que já estavam tesos.
Queremos é que os Cubanos nos mandem URGENTEMENTE uma Equipa Gestora para Administrar os Nossos Hospitais.

Anónimo disse...

Tanta demagogia Sr Miguel Costa.Enjoa, fede por ser demais.Autonomia, com todas as letras, constrói-se com dignidade. Não pega esse discurso, o contribuinte do continente merece respeito igual ao da Madeira. Respeitinho pelas regras e pelas leis, boa vontade e sentido do dever na hora das negociações é o que se espera dos que nos governam, na Madeira e em Portugal.Não somos independentes, não temos dinheiro que dê para as nossas despesas.Quem paga o subsídio de mobilidade, negociado por Passos e Albuquerque? Quem paga o Ensino Superior dos estudantes da Madeira e Porto Santo? Não é do orçamento de Estado que vem o dinheiro para a Segurança Social? Quem paga a Polícia?Etc,etc.Quem vai pagar metade do Hospital?Queremos uma Autonomia com A grande e políticos à altura. O povo madeirense merece-o.Não queremos a autonomia que só favorece alguns e que não pense que o dinheiro dos impostos, pagos pelo povo,merece o devido respeito.

Anónimo disse...

Ainda estamos a pagar uma dívida louca e já temos mais dívida!

Anónimo disse...

Gerir a dívida, como dizia o camarada Sócrates. Apesar de corrupto e de ter levado o país à bancarrota, com uma governação aprendida com Cardoso Jardim, aquela afirmação é verdadeira.
Os estados têm que gerir a dívida pública. Para isso contraem empréstimos novos, para pagar outros empréstimos que se vencem.
Por vezes contraem novos empréstimos para substituir outros, jogando nas taxas de juro. Por exemplo, se têm um empréstimo a 4% e conseguem outro a 2%, faz todo o sentido substituir o primeiro.
Também os governos recorrem a empréstimos de curto prazo para fazer face a compromissos imediatos. Normalmente acontece no final do ano quando há pagamentos acrescidos, como exemplo o subsídio de Natal. Isto, evidentemente nos países que têm esse subsídio.
São operações correntes normais.
Não tenho expectativa que todos os comentadores tenham conhecimentos de finanças públicas, mas alguma noção deviam ter, se escrevem sobre o assunto.
Custa a perceber como é que uma normal gestão corrente de finanças públicas levanta uma polémica totalmente descabida.

Anónimo disse...

Oh Senhores cubanos, ou com alma de cubanos que andam por aqui.
Portugal seria um pequeno retângulo pindérico semelhante a uma Região espanhola se não fossem as Ilhas.
O que dá valor e extensão a Portugal são as Ilhas que fazem com que o domínio Marítimo corresponda a uma das maiores da Europa.
Até às Selvagens os Presidentes da República foram sucessivamente com medo dos espanhóis e do reconhecimento internacional
Querem ter ilhas... paguem tal como pagam ao Alentejo ao Minho etc...

Anónimo disse...

Sim, deve mesmo ser normalissimo pedir 90 milhoes à banca a uns dias de fechar o ano, sim normalissimo.

Anónimo disse...

Muito infelizmente, tem sido este o caminho dos últimos anos, desde que Albuquerque começou a entregar a Madeira a Passos Coelho.

Anónimo disse...

Isto está tudo feito para os bancos continuarem a sugar os impostos do Zé povinho! O resto é conversa da treta!

Luís Calisto disse...

À atenção de comentadores tipo 0.43 e 8.15

Os Leitores já perceberam que há uns sujeitos a fazerem-se passar por madeirenses, aqui na secção de comentários, para convencerem os reais madeirenses de que devem dar graças a Deus pelas esmolas que Lisboa piedosamente nos manda para matarmos a fome. Que devemos, dizem eles, andar de espinha dobrada venerando os altruístas cubanos (no sentido de centralistas supremacistas) que nos enviam anualmente uns euros orçamentados para hospitais e gastos em tabaco. Então, fazem-nos crer que todas as nossas despesas são pagas com suor continental, que a polícia é mantida por eles e o diabo a 4. Isto dito por uma cambada de chulos que nunca fez nada naquela capital de estoira-vergas e que desde 1986 não faz mais do que manter empresas estatais falidas com bons tachos e milhares de boys em todo o aparelho por conta da UE e dos impostos do resto do País!
Estes cubanos, ou seja, os centralistas supremacistas da Lisboa vadia, reforçados com outros oportunistas arribados à capital do ócio - esses cubanos que ao longo da História viveram na corte alfacinha sem mexer uma palha, à custa do trabalho do Norte e dos impostos da província, também sugaram as verbas exorbitantes que a Alfândega do Funchal arrecadava nos séculos prósperos da navegação, para não falar da vampiragem aos lucros da exportação do vinho, bordados, etc. Séculos 'prósperos' para eles, não para os desgraçados que trabalhavam de sol a sol no calhau funchalense e nas terras áridas das encostas impossíveis. O dinheiro da Alfândega e das taxas comerciais de vapores e turistas seguia intacto para o erário lisboeta. E depois eles mandavam de lá para cá umas migalhas do nosso próprio dinheiro. Não é por acaso que em 1920 ainda não tínhamos um caminho que passasse da Praia Formosa para lá. Ligações terrestres na Madeira, zero. Sem esquecer que, enquanto ia morrendo gente nos temporais marítimos que assolavam a baía funchalense, os gajos primeiro fizerem os portos de Lisboa, Leixões e quejandos, então para, já no nosso tempo, pagarem o porto do Funchal... obviamente com o dinheiro que mandávamos para lá.
Ora, esses cabrões - desculpe, Leitor - obrigaram-nos a viver 48 anos de fascismo, impondo-nos os seus comissários, os de cá e os enviados de lá. E foram esses cabrões cubanos a trair a Revolta que o povo madeirense sustentou em 1931, com os deportados políticos à cabeça, para derrubar o fascismo que então despontava no rectângulo ocidental de Espanha: eles não cumpriram o plano de levantamentos revolucionários programado para o Continente e depois ainda se meteram na frota do carapau para o bloqueio à Madeira, ao serviço do botas Salazar. Quantos milhares em impostos o ditador mantido em S. Bento pelos cubanos obrigou os nossos antepassados ilhéus a pagar durante décadas, para castigo de 1931!
São os descendentes desses cubanos traidores e fascistas que agora querem voltar a carregar sobre os madeirenses. Nunca encaixaram o desprezo dos ilhéus pela capital do ócio. Comissários e cônsules da nova burguesia cubana, eles fazem-se passar por madeirenses para convencer os verdadeiros madeirenses a rastejar debaixo das patas dos Costas, Passos Coelhos, Catarinas, Jerónimos, Cristas, Marcelos e afins. Para tal contando com a colaboração de uns traidores oportunistas e ambiciosos, vilões mas muito envergonhados da pronúncia insular, e ainda com a permissividade de uma classe política regional - quase toda ela - que não merece 1% do que ganha. Outros tratantes para quem está tudo bem, mesmo voltar a viver debaixo das patas alfacinhas, desde que o ordenado do sistema não lhes falte.

(continua no comentário seguinte)

Luís Calisto disse...

(continuação do comentário anterior, porque o programa impõe limite de caracteres)

Podem tirar o cavalinho da chuva, oh cubanos sedentos de vingança. Vejam lá se têm os pés bem assentes e se conhecem o terreno ao pormenor. Se querem levar a polícia embora, levem. Como assim, o comissário local do António Costa já prometeu 'mossos de esquadra' para tomar conta disto. Atenção: a GNR veio para aí em força pouco antes de 1920, com ideias de bater na plebe ilhoa como se estivessem a chicotear os escravos em África e no Brasil, de onde roubaram todo o ouro que luzia para entregar à lusa corte... mas quando a pedrada e a porrada começaram a zunir, esses GNR's quase não tinham tempo de cavar com espingardas, cavalos e tudo para os cargueiros 'mais à mão' ancorados na baía. Outros espertalhões e valentões, tanto no séc. XIX como no XX, tiveram de fugir pelo calhau e mar dentro para não apanharem o correctivo da ordem, alguns até vestidos de mulher. E outros, mandados para cá com a missão de dar ordens à populaça, nem chegaram a desembarcar, porque tinham paulada da grossa à espera.
Só para dizer que já faltou mais para os novos miguéis vasconcelos e os enviados-especiais da burguesia chula e vadia, que nunca trabalharam na vida, serem jogados pelas janelas dos Paços fora. As novas máfias criadas para sugar o tutano ao povo pela moderna via política também apanham nos cornos, salvo seja.
Quanto aos cubanos que se fazem passar por madeirenses, para rebaixarem quem lhes dá de comer e continuarem a mamar na teta como os antigos cubanos faziam, se calhar esta Tabanca não é bem o vosso Bairro Alto ou Cais do Sodré onde sempre encheram os bolsos à custa do conto do vigário quando as presas provincianas apareciam. E de outros expedientes ao estilo 'Raríssimas'. Mais tarde ou mais cedo, perceberão que se enganaram. Se a História não se quiser repetir, haverá quem a obrigue.

Anónimo disse...

11,24h
Que ressabiamento vai aí nesses neurónios, cuidado que ainda adoece emigra para os Marmeleiros e depois borda fora.
A verdade custa ouvir, não Sr Calisto?
Não, sou mais Madeirense do que você e não sou nenhum Miguel Vasconcelos ao contrário de outros que andam a Chular o dinheiro dos Contribuintes Cubanos que até lhes pagam a Reforma para posteriormente andarem em bebedeiras e gastos superfulos.

Anónimo disse...

10,15h
Ilhas Sugadoras e Parasitárias que vivem e sempre viveram a gosma da Republica e ao contrário do comentário do Calisto que vem para cá dizer inverdades, depois vem denegrir todos aqueles Milhares de Madeirenses de Gema que pensam ao contrário como foi demonstrado em 1 Outubro e em 2019 vão comer mais.
Convinha já se precaverem para uma possível emigração.

Seria muito mais rentável o Estado Portugues transferir toda esta população de cá, porque quando uma Empresa entra em insolvência, FECHA-SE.
Nem um Hospital se sabem gerir.
Quando eu sair desta Ilha que me viu nascer, até mudo de sapatos no Aeroporto para nem levar nada desta população que rebentou com uma Ilha Bonita e Agradável.

Anónimo disse...

Calma minha Gente, que o NOVO EMPRÉSTIMO É PARA A CONSTRUÇÃO DO AUMENTO DA PONTINHA para durante 4 meses do ano estar as moscas e ser pouso das CAGARRAS fazerem deste sua Casa de Banho.

Anónimo disse...

Não foi o Cafôfo que assinou o Paef...

Anónimo disse...

Caro Calisto, que lição! Bravo!

Anónimo disse...

O princípio da continuidade territorial não se aplica neste governo da Geringonça. Se achávamos que Passos Coelho foi mau para a Madeira, ou até mesmo Sócrates, este António Costa é um verdadeiro déspota. A vontade é tanta para derrubar a aldeia dos gauleses que passa por cima dos mais elementares direitos dos portugueses que nasceram na Madeira ou que, sendo continentais, vivem na Madeira.
Ninguém fica a ganhar com tanta jogatana e geringonça política.

Anónimo disse...

Há por aqui uns comentadores que não sabem bem o que é autonomia. Mas alguma vez o facto da Madeira ser autónoma faz com que esta ilha deixe de ser portuguesa? Faz com que o Governo Central não cumpra com os seus deveres para com uma Região portuguesa. Há gente ignorante a dar de pau!
Então o hospital da Madeira não é português? Portugueses são os 3 hospitais que Costa mandou erguer em Lisboa, não?
Então a Madeira não gera riqueza para o país?
Deve ser por isso que os governos centrais sucessivos nunca quiseram regionalizar as finanças ou outros serviços que tais.
Há gente ignorante e deve manter-se assim. Sempre burra.

Anónimo disse...

Que diferença abismal existe entre estas duas Ilhas:
- AÇORES E MADEIRA.....

Me digam e comentem.

Luís Calisto disse...

11.59

Oh cubano das "ilhas sugadoras e parasitárias" - cubano ou bufo dos cubanos (o que ainda é mais escatológico)! Especifica as "inverdades", ignorante.
E, com que então, os que votaram a 1 de Outubro na actual câmara cubana são os madeirenses agachados a Lisboa! E é mais do mesmo que nos espera em 2019! Descaramento não te falta.

Anónimo disse...

Calisto sempre tive consideração por si, mas não esperava uma visão como essa da sua parte. Eu não deixo de ser madeirense só porque não vou nessa cantiga dos "cubanos papões" do outro lado do mar. Os continentais são portugueses, tal como nós. Só quando nos virmos todos na Madeira como portugueses de pleno direito é que eu acho que coletivamente vamos sair desta ilha mental em que alguns políticos nos colocaram com essa estória dos "cubanos". Se há/houve parasitas e aproveitadores em Lisboa também os houve/há por aqui e não são poucos. E o pior é ver políticos eleitos por nós madeirenses a nos traírem constantemente e a continuarem a proteger os mesmos interesses privados que por cá sugam a liberdade e medram. E nem 1% do progresso desses protegidos chega à população madeirense. É o nosso próprio governo que faz questão de limitar a nossa mobilidade. É o nosso próprio governo que não quer que sejamos portugueses de pleno direito como qualquer açoriano ou continental. É o nosso próprio governo que não arranja dinheiro para os medicamentos para o hospital mas arranja dezenas ou centenas de milhões de euros para obras desnecessárias. E como é que algum dia nos vamos sentir portugueses como qualquer açoriano, trás-montano, beirão, lisboeta, algarvio.. se continuamos a alimentar essa ideia de que existem uma coisa chamada "cubanos". Isso até cheira a mofo.

Luís Calisto disse...

14.11

Se acha que isso dos cubanos é 'cantiga' e 'estória' é porque não conhece a História da Madeira. Ou conhece e esforça-se para que os seus compatriotas madeirenses não conheçam a sua própria História.
Depois, não vale a pena confundir os continentais com a situação. Cubanos são vocês, os centralistas supremacistas de trazer por casa em Lisboa - que sem fazer nenhum vivem à custa de papalvos como os madeirenses, os açorianos e os continentais fora da capital do ócio. Quanto às culpas do governo de cá, a quem o diz. Tem toda a razão. Mas não se esqueça de meter ao barulho a câmara cubana do Funchal. Não tenha medo de fazer a referência à máfia que prepara o assalto aos dinheiros da Região: a LPM sabe o que é uma manobra de diversão.

Anónimo disse...

Das 11,24h
Comentário de um Cacique que poderá juntar-se ao Outro e assim ficam mais..... fortes.

Anónimo disse...

Senhor Calisto que provincianismo que tolda o que o seu argumentário chauvinista e que põe a descoberto tanta coisa.
É preciso um bocadinho, não muito, um bocadinho de inteligência emocional para sair desse registo e admitir que quem enche a boca de AUTONOMIA, aqui na Madeira, sim a nossa Madeira, mais que não enseja do que maiores poderes para acobertar a roubalheira, o saque que tem havido aos dinheiros públicos e também o controlo das entidades de justiça e policiais. Pensa que não se sabe que o Albuquerque tem a PSP na mão na questão dos riscos brancos? Pensa que as juízas da moda não são habitués das festas privadas alaranjadas? Descole dessa dos cubanos que é raciocínio primário, já enjoa e não é para si sinceramente. A autonomia não é isso.
cumprimentos madeirenses

Anónimo disse...

Calisto, gosto dos seus textos e liberdade de opinião que proporciona, mas digo-lhe que estou absolutamente chocado com tanto chauvinismo.

Anónimo disse...

Bem que o Glesias tem dado ao teclado por aqui.
Já não confia no Zé Chico.

Anónimo disse...

Ó das 10.24, tentei explicar às 09.47.
Vejo que não vale a pena.

Anónimo disse...

do 11,24h
Quando vier ao Funchal passe por cima na Rua Conde Carvalhal e comece a pintar a Bandeira Regionalista, como recordar... é viver!
Foram belos tempos, mas são como a Primavera.

Este comentário é de um Netinho de Miguel Vasconcelos parido na Ma(madeira).

Anónimo disse...

Peçam a Independencia e como existe mar em todo o seu redor, dediquem-se a Pirataria, que é aquilo que está a dar.

Luís Calisto disse...

Por falar em chauvinismo...
Chauvinistas e bairristas são os centralistas supremacistas de Lisboa que se julgam uma casta superior só porque conseguem viver sem trabalhar, à custa dos restantes compatriotas que 'avergam o serrote'. Da minha parte, penso o mesmo que pensam muitos portugueses, continentais de nascimento e residentes na Madeira, bem como os outros portugueses do território nacional. Capital do ócio à parte, claro.

Anónimo disse...

Saí mais um Empréstimo de 90 Milhões porque estamos tesos e queremos dinheiro para passar o Natal e Fim de Ano. O Povo é que paga e não esquecer que o Avalista é o Governo de Lisboa, tipo Castro, se não pagarmos eles pagam.
Bem HAJA

Anónimo disse...

Hoje parece que o Luis Calisto acordou com uma rajada de vento ou então a primeira pessoa que encontrou quando saíu de casa foi o Cafofo ou algum Cubano.

Anónimo disse...

A Madeira deveria receber era o Prémio pelo Terceiro Ano consecutivo de:
- Região mais Despesista, Gastadora, Não faz nada pelos seus próprios meios, Chulareca e Malcriada.

Enfim é como um Filho que ainda não atingiu a Maioridade.

Anónimo disse...

Caro Calisto, há quem desconheça a história da Madeira. Há aqui quem se faça passar por madeirense, classificando a Madeira e o Porto Santo como "ilhas sugadoras e parasitárias".
Aquilo que desconhecem é que a Madeira enquanto região portuguesa contribuiu em muito para a economia nacional.
A TAP, as cadeias de hotéis e outras empresas ligadas ao sector do Turismo com sede em Portugal Continental ganham com a Madeira.
A Banca, as seguradoras, as grandes empresas, as empresas de construção nacionais ganham com a Madeira.
Qualquer empresa madeirense contribui para a economia nacional.
Temos grandes empresários como Dionísio Pestana que contribuem para a economia nacional.
Isto para não falarmos em termos estratégicos. A ilhas permitem que o domínio marítimo português seja apenas um dos maiores da Europa.
Quem não sabe não sabe ou não quer saber mais que permaneça na ignorância.

Anónimo disse...

É obvio que Cafofo é contra a autonomia e quer entregar a Madeira ao Costa, a tropa de cubanos comandada por iglesias esta aqui à vista, ja nao bastasse andarem a mamar dinheiro da camara, este cubanos enviados por iglesias, e ele proprio, na maneira de falar sobre a Madeira, lembra me quando os antigos contavam como os cubanos vinham para ca com uma atitude colonialista e como se fosses um povo inferior, Iglesias é dessa estirpe, os funchalense e madeirenses estao a ser enganados , a um nivel nunca visto. Salvem a autonomia

Anónimo disse...

O respeito pela palavra escrita é algo que muitos desconhecem. Escrevem o que querem, ofendem como querem, porque são pessoas más que gostam de destilar ódios e frustrações em redes sociais, escondidos atrás de um computador.
Se todas as pessoas fossem como o Calisto, uma pessoa que dá valor à palavra escrita, com certeza que não teríamos aqui comentários lamentáveis, que só revelam pessoas mal educadas, frustradas e/ou mal intencionadas.

Anónimo disse...

Viva o pessoal da LPM e os amigos LPM a fazer o que sabem fazer de melhor. Azeiteiros e de uma baixaria inqualificável.

Anónimo disse...

Bela lição Calisto.

Anónimo disse...

11.59
Ainda não foste?
e o os Juros que nos cobram a dobrar para vos manter e pagar ao FMI.
Sim porque, esse empréstimo está a ser pago (indevidamente) só por nós. Mas o resgate pagam os Madeirenses também.
E a TAP que mete no bolso tarifas milionárias?
Se querem ILHAS , beleza e mar a rodos PAGUEM

Anónimo disse...

Oh parasita das 11.59?
Sabes qual é o deficit da Madeira, o da Carris, do Metro, do BPN, do BES, dos hospitais públicos continentais, e o da Republica?
Insolventes estão vocês.

Anónimo disse...

Boa Calisto! Porrada na "cubanada" e no bando de parasitas que vive à nossa custa!

Anónimo disse...

Estará V. exa a falar do Funchal?

Anónimo disse...

Estou me lixando para o Cafofo. Mas essa treta dos cubanos já chateia e a autonomia que temos é uma m*rda. Esta autonomia só tem servido para dar de comer a alguns e o resto dos madeirenses fica a ver navios. Ou nem isso, que até o mar nos tiraram. Os parasitas tomaram conta da costa toda no Funchal, taparam tudo com hotéis e empurraram a população para dentro pondo a população a viver numa ilha dentro de outra ilha. Só mesmo na mamadeira. Cafofo é um péssimo político e os do PSD deixaram uma divida monstruosa e andaram dezenas de anos a favorecer os amiguinhos sempre prejudicando os madeirenses.

Anónimo disse...

Não sei se o Calisto ainda vai a tempo de substituir o AJJ no panorama político regional mas parece que estamos a assistir a uma conversão tardia! Como sabemos as conversões tardias tendem para o extremismo. Espero é que como ex-jornalista aproveite para esclarecer os seus adeptos neste rol de comentários pois muitos revelam uma ignorância gritante!

amsf

Anónimo disse...

O Cafofo é como um catavento, volta-se para ao lado que mais lhe convém. Chega a ser pior que Jardim, na vaidade então é campeão.

Anónimo disse...

Caro Calisto a LPM tem de justificar o dinheiro que ganha , assim toca a colocar funcionários a vigiar o seu blog e a fazer comentarios

Anónimo disse...

Caro Calisto,
Um bem haja por recordar aos jovens cibernautas um pouco da nossa história. Não sendo a favor de estarmos sempre com pedras na mão, "volta e meia" é preciso relembrar à capital factos históricos e dar um murro na mesa. Estes cibernautas que nunca tiveram que cavar um poio, nunca tiveram de atravessar uma vereda com bebés ao colo, cibernautas aspirantes a acessores de cá e de lá que sempre cresceram a ouvir falar do dinheiro da CEE...
Infelizmente a frase que me ficou na retina foi a seguinte: "com a a permissividade de uma classe política regional - quase toda ela - que não merece 1% do que ganha."
Estamos entregues a meninos queques cá e gerigonças lá e tempos muito difíceis estão a caminho. Infelizmente a Madeira voltará a ser das regiões mais podres de um país depauperado. A redução de receita fiscal (prevista) do CINM obrigou a este empréstimo de tesouraria de 90 milhões já em 2017...
O próximo ano será um ano de garrote tremendo... aguardemos!

Anónimo disse...

11,09
Garrote? O Povo que pague pois parece que a nível do Governo Regional vai tudo de vento em popa e o último a sair que feche a porta e apague a luz.

16,23h
Se querem Ilhas que paguem?
Mas qual é o Cubano que quer estas Ilhas? Você deve estar com alucinações, estas Ilhas só produzem Banana (que existe noutros locais) e Poncha.
Vão é dar cabo das contribuições dos Cubanos e se eles não se poem a pau ficam em tanga. Como dizia um comentário anterior que grande diferença existe entre os Açores e a Madeira.

Anónimo disse...

Calisto dá-lhe com mais força nesses cubanos e nos Madeirenses aliados dos Cubanos

Anónimo disse...

Concordo com tudo. Pena que o Governo Regional também vendeu os madeirense aos lobies económicos.

Anónimo disse...

Triste Terra em que até um Helicopetro para estar cá durante 3 meses tem de ser pago pela República pois a Madeira nem tem dinheiro para fazer um cego tocar viola. Não tem dinheiro para nada.
Gostava de saber onde estão a ser empregues o dinheiro dos nossos Impostos e as verbas que a Madeira recebe???