Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


O Messias

"Sei que vai ser um grande esforço para mim, mas estou convicto que vamos fazer um bom trabalho" ¹. Provavelmente, poucos se recordam desta afirmação de Pedro Calado, quando da autorização de Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, para acumular o cargo de Vice-Presidente da CMF, no setor público, com o cargo de administrador e Chief Executive Officer (CEO) do Grupo Sá, no setor privado.

Como justificação, em maio de 2012, Miguel Albuquerque defendeu que a melhor solução era “o dr. Pedro Calado continuar no exercício das suas funções, num regime de meio tempo” ¹, em acumulação com o cargo no Grupo Sá, passando a ideia de que Pedro Calado era o Messias capaz de salvar, ao mesmo tempo, o Grupo Sá e a Câmara Municipal do Funchal.


Em abono da verdade, os dois cargos acumulados por Pedro Calado tinham muito em comum: o Grupo Sá estava à beira da falência e a Câmara Municipal do Funchal à beira do resgate financeiro do PAEL, o qual veio a acontecer em 2012 “com o objetivo de proceder à regularização do pagamento de dívidas de longa duração a fornecedores” ², algumas das quais “remontavam ao ano de 2002, ou seja, com atrasos de uma década” ². Quanto ao Grupo Sá o desfecho é bem conhecido dos madeirenses: desemprego de milhares e dívidas de milhões. 

No entanto, convém lembrar que, passados apenas quatro meses, quando subiram de tom as críticas ao trabalho a tempo parcial de Pedro Calado na Administração do Grupo Sá, devido aos salários em atraso, este anunciou a sua decisão de retomar as funções de Vice-Presidente da CMF a tempo inteiro, a partir de 1 de outubro de 2012. Afinal, o Messias não salvou o Grupo Sá da bancarrota nem a Câmara Municipal do Funchal do resgate financeiro. Quando saiu da CMF, em outubro de 2013, depois de ter gerido as finanças da CMF durante 8 anos, deixou “uma dívida de 101,2 milhões de euros” ³.

Na altura da saída, ao saber que não integraria a lista de candidatos de Bruno Pereira às eleições para a CMF, Pedro Calado decidiu voltar ao setor privado e “chefiar o Gabinete de Estratégia e Planeamento, bem como os novos negócios, de todas as empresas do grupo liderado pelo empresário Avelino Farinha” ⁴. Mais uma vez, um desafio à dimensão de Messias. Pelo menos neste cargo, que durou cerca de 4 anos, o resultado do seu trabalho não levou o Grupo AFA à bancarrota. Mas, quando o ouvimos afirmar que “o Grupo AFA não vai alterar rigorosamente nada no projeto do novo hotel Savoy (…) se formos a analisar, não excede os índices de construção de outros edifícios que existem na zona, nem a área de construção está esgotada” ⁵ ficamos com a ideia clara da dimensão do “prejuízo” para os madeirenses: em primeiro lugar estão os interesses dos poderosos grupos privados, em último lugar está o interesse público.

Neste contexto, de permanente conflito entre a defesa da causa pública e as tentações dos grandes grupos económicos e da banca, não deixa de ser bizarro que Miguel Albuquerque tenha escolhido para Vice-Presidente do governo regional uma pessoa com o percurso de “sucessos financeiros” de Pedro Calado e lhe tenha dado plenos poderes para elaborar um Orçamento à medida dos lobies regionais que controlam as obras, os transportes e o turismo. 

No judaísmo, Messias é o prometido por Deus para salvar o seu povo. Na Madeira, Messias é o salvador dos poderosos com a missão de transformar a Pérola na “Savoy do Atlântico”, a ilha onde “foge o futuro, é tarde demais... a vida é sempre a perder...” ⁶ para o povo madeirense.

J. C. Silva

PS: “Voo charter a 65 euros para estudantes” é a notícia do dia. A TAP entretém 170 estudantes. O Diário faz jornalismo de entretenimento. O Messias é o “entertainer” do Natal na Madeira.

¹ Albuquerque aprova acumulação de cargos por Pedro Calado
http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/326733-albuquerque-aprova-acumulacao-de-cargos-por-pedro-calado-BLDN326733
² CMF pagou
http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/cmf-pagou-45-milhoes-em-40-meses-JL937469
⁴ Pedro Calado assume funções nas empresas do Grupo AFA
http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/412867-pedro-calado-assume-funcoes-nas-empresas-do-grupo-afa-LPDN412867
⁵ Grupo AFA responde aos arquitetos: não vamos alterar rigorosamente nada
https://funchalnoticias.net/2015/12/29/grupo-afa-responde-aos-arquitetos-nao-vamos-alterar-rigorosamente-nada/
⁶ O homem do leme, Xutos e Pontapés

22 comentários:

Anónimo disse...

Para já Pedro Calado, tem sido a salvação de Albuquerque neste governo renovado.

Anónimo disse...

Mais 30.000 para o DN, agora para dinamizar actividades de promoção e animação turística...
A fama vai vagueando entre a CMF e GR, o proveito é para os mesmos.
Fonte FN

Anónimo disse...

Então que porra é esta da TAP depois dos pais terem gasto 440, 500 euros para os filhos virem a Madeira no Natal vem fazer um voo a 65 euros???? estão a gozar connosco estes filhos da mãe????? arre..

Anónimo disse...

Não creio que o "Messias" Calado seja milagroso suficiente para salvar o seu "Criador" "Albu-queque", a não ser que o cabeça de lista seja mesmo o messias, pois com o chefe queque a dizer bacoradas e lugares-comuns, o Betinhos a oferecer uns bezerros e uns carneiros e a "sopinha de massa sem sal" da Prada, a coisa não convence ninguém para 2019.

Anónimo disse...

Deixem O Miguel Albuquerque e Pedro Calado Governar,Ressabiados do Caraças!, agora que têm as viagens a €65.00 já não Presta.O Problema é que são sempre os mesmos a dizer criticar e nos sabemos que são. Pouca vergonha está gente quer tudo de Borla.

Anónimo disse...

Quando foi arranjado "Tacho para voçes e Familiares " à Custa do Miguel Albuquerque e Pedro Calado, não falavam assim; Anda uma " Movimento de Rafeiros" dentro do governo, onde alguns deles, misturaram-se no convívio do SESSARAM desta semana na Quinta Vigia,que é sustentada pelo: PS, coligação confiança e velhos do restelho do PSD a quererem denegrir a imagem deste Governo, mas voçes não chegam lá, em 2019 temos maioria absoluta. A verdade tem perna curta e já temos provas disso.

Anónimo disse...

Messias? Nem pouco mais ou menos. Cheira a muita parra e pouca uva.Espero estar enganado.
As viagens a 65 euros? Oxalá que muitos aproveitem.Já vem é muito tarde. A maioria dos estudantes já tem a viagem comprada, muitos com valores obscenos.

Anónimo disse...

Messias!!! Hahaha...
Então o Governo Regional já está a falhar nas transferências para os vários organismos gerando pagamentos em atraso!!! Ou seja vem aí mais um buraco nas contas, e este é um Messias???
Daqui a dias vão ouvir dizer

Anónimo disse...

Vcs acham que é dando uns licores aos batas azuis do hospital resolvem a desgraca da saúde saíram pior qye a encomenda nem o AJJ foi tão baixo em demagogia

Anónimo disse...

Estamos em época Natalícia á " ressabiado (a) "e os licores são desta altura. Deixa de defender o AJJ, porque neste governo de Miguel Albuquerque a família dele nunca esteve tão bem.

Anónimo disse...

«Quanto ao Grupo Sá o desfecho é bem conhecido dos madeirenses: desemprego de milhares e dívidas de milhões».
Como é que é? Digam-me qual foi o trabalhador do Grupo Sá que foi para o desemprego? TODOS os que quiseram foram integrados no Continente.
Dívidas? Qual foi o banco que ficou a arder com dívidas do Sá? NENHUM. Está tudo a ser cumprido e mais cedo ou mais tarde vão perceber que o Grupo Sá afinal não morreu.

Anónimo disse...

E a Confiança e os JPP que andaram a pagar e a alimentar os do rendimento mínimo para ganhar as Camaras, isso não falam, qualquer dia estamos como na Venezuela,È essa gente que trabalha e produz.

Anónimo disse...

Nem com o messias candidato, estes "renovadinhos" têm salvação

Anónimo disse...

Messias berzebu! Mal chegou ao governo foi só obas para o patrão...e o hospital sem medicamentos. Prioridades que colocou no orçamento 2018.Foi coveiro do grupo Sá e da CMF e da AFAVIAS Angola

Anónimo disse...

Triteza! Calado do quer fazer imagem para puxar o tapete a Albuquerque. Vai a Lisboa prestar vassalagem e leva a comunicação social atrás para depois fingir voz grossa. Figura ridícula! Não percebe que essa de que a culpa é sempre dos cubanos Já não cola. Nem a dúvida pré-histórica que servia de desculpa.

Anónimo disse...

O povo que abra os olhos.
O Albuquerque foi eleito pelo povo mas não mostrou competência para defender o povo. Só defendeu as grandes empresas e não cumpriu as promessas eleitorais que eram muito importantes para todos os madeirenses: não regressou o ARMAS, não há Hospital novo, continuam os monopólios, etc.
Depois do desastre que as autárquicas foram para o PSD o Albuquerque foi buscar o messias Pedro Calado a quem deu plenos poderes para muita coisa. Mas o Pedro Calado não foi eleito pelo povo, não tem legitimidade para estar à frente do Governo Regional.
O Albuquerque não sabe estar à frente do Governo Regional e governar a favor do povo madeirense. Mas pior do que isso é termos alguém que não foi eleito pelo povo à frente do Governo Regional. Isso acaba com qualquer réstia de democracia que ainda podia haver na Madeira. Ainda por cima esse P.Calado já deixou bem claro que vai usar a sua nova posição para proteger os interesses dos grandes empresários, os mesmos de sempre. Até já anunciou muitos milhões em obras desnecessárias enquanto os madeirenses nem um exame de diagnóstico conseguem fazer no hospital, têm que ir ao privado!
Abram os olhos!

Anónimo disse...

O Pedro Calado foi um barrete que o Grupo Sá enfiou. Misturaram ralis com empresas e foi o que se viu.
O Calado foi para lá apenas para safar os créditos do Santtander e do BPI. Quando conseguiu, saiu, deixando os Sá a apitar
Foi esse o trabalho dele.

Anónimo disse...

Calado não foi eleito pelo Povo?? Vê-se que há muita gente que vota sem saber o que está a fazer. Calado estava em segundo na lista de Albuquerque, quando este ganhou com maioria. Não entrou no Governo sabe-se lá porquê, mas entrou agora, porque foi chamado e porque sentiu que era importante entrar para ajudar a Madeira os Madeirense e sobretudo o PSD.
E está a melhor a olhos visto. Isso é o que neste momento já faz inveja a muita gente ressabiada e que julgava que pelo caminho que ia este governo facilmente chegariam a quinta vigia. Temos pena, saiu o tiro pela culatra e este PSD com calado tem muito para fazer história.
Viva o PSD/M.

Anónimo disse...

O que é que está melhor? Ainda não se viu nada! Palavras e promessas não são acções.Messias? Era bom era. Estou atento com a saúde porque ninguém está livre e tem sido uma desgraça completa.Saúde como deve ser para toda a população, está-se à espera.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:19, não queira fazer das pessoas tontas, o Calado até podia estar na lista mas ninguém votou no Calado. As pessoas votaram no Albuquerque e nas promessas que ele fez. O Calado não tem legitimidade nenhuma para assumir a Presidência do Governo Regional. Os madeirenses já foram enganados com as promessas que o Albuquerque nunca mais cumpriu - já passaram mais de 2 anos. E agora os madeirenses estão a ser enganados outra vez porque na prática aparece de repente um NÃO ELEITO à frente do Governo Regional. Que democracia é esta? Se o Albuquerque não dá conta do recado, venha um novo governo, mas que seja legitimado pelo voto dos madeirenses. Isto é um escândalo!

Anónimo disse...

Quando Virgilio Pereira que foi eleito pelo povo cedeu o seu lugar na presidência da câmara ao seu número dois de então havia legitimidade ou não?
O homem não fazia parte das listas que concorreram às eleições?
Não foi uma questão de saúde que fez Virgílio abandonar o cargo?
Esta lista tem de levar este governo até ao fim com ou sem Albuquerque.
Se for sem ele melhor.
Pedro Calado neste momento tem aproveitar o estado de graça que está do seu lado e avançar caso contrário afunda-se com Albuquerque se este insistir em ficar como líder.


Anónimo disse...

O Calado se quer recuperar o psd tem de se ver livre da corja vigarista que veio da antiga CMF