Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017


O Milagre da multiplicação
das contas da CMF

A Câmara vai investir 5, 10 ou 20 milhões no “Programa Amianto 0”? Vai alojar novos moradores ou realojar aqueles que vivem sob tetos com fibrocimentos?




Miguel Costa


É com verdadeira satisfação que vejo o novo conjunto habitacional dos Viveiros patrocinado pela Câmara Municipal do Funchal tomar forma. 
A pedra lançada por Paulo Cafôfo e por António Costa já se multiplicou e o prédio associado ao Programa “Amianto 0” cresce, tal como cresce o pequeno bloco de apartamentos na Quinta Falcão.
No entanto a Autarquia terá que fazer o milagre dos peixes, multiplicando o número de apartamentos, visto que aqueles que estão a ser construídos não são suficientes para realojar os moradores das casas com fibrocimento.
A dificuldade da Câmara em fazer contas continua, já que o presidente da Câmara sob o lema da ‘Mudança’ anunciou duas vezes que iria investir 5 milhões de euros neste “Programa do Amianto 0”. Fazendo as contas dá 10 milhões de euros.
Já como ‘Confiança’, prometeu investir 10 milhões no mesmo Programa, o que perfaz 20 milhões de euros. 
Aquilo que muitos se questionam é se o investimento da Câmara será de 5 milhões, 10 milhões ou 20 milhões de euros. Em que é que ficamos, Sr. Paulo Cafôfo?
Aquilo que muitos outros se perguntam é se estes novos apartamentos são para alojar novos moradores ou para realojar aqueles que vivem em casas com fibrocimento, já que o número de casas que estão a ser construídas é insuficiente para acolher todos aqueles que vivem debaixo de tetos com amianto. Em que é que ficamos, Sr. Paulo Cafôfo?

19 comentários:

Anónimo disse...

E as restantes 3.500 famílias que continuam a desesperar por uma habitação no Funchal?! O Cafôfo esqueceu-se delas quando por exemplo, atribuiu avenças de 250.000,00 mil euros ao Diário de Notícias para propagandear a sua candidatura à Quinta Vigia? Isto são critérios de gente normal e decente?!

Anónimo disse...

A CMF tem feito um trabalho notável, resolvendo muitos dos problemas ao nível da habitação. Sr. Anónimo das 18:35, repare que algumas das iniciativas - como é o caso deste projeto - deveria ter partido de uma Secretaria do Governo Regional que, diga-se de passagem, muito pouco têm feito nestes últimos 3 anos.
Quanto às 3500 famílias... Em Portugal todo o mundo quer uma casa dada pelo Estado. Os meus pais tiveram de trabalhar para ter uma. Trabalhar é o que é preciso - aqui aplicam-se duas famosas frases do Presidente Kennedy:
"O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão."
"Não pergunte o que é que o seu país pode fazer por si. Pergunte o que é que você pode fazer por seu país."

Anónimo disse...

Esta Câmara tinha de fazer tudo e mais alguma coisa?!Em tempo record ainda por cima.Calma senhores e não enfileirem pela demagogia.

Anónimo disse...

Gostei da sua explanação sobre o tema às 19H14. A habitação tornou-se um problema institucional, quando deveria ser a grande preocupação de cada um de nós. Lá diz o ditado que "Quem casa deve ter casa". Isto não significa que seja uma obrigatoriedade da Câmara do Funchal construir a "casa" porque a "Cidade Capital" está inundada de cidadãos que nem são naturais do Funchal.
Trabalhem, produzam, sejam menos sujeitos passivos e serão compensados. Bem haja Presidente Cafôfo, talvez alguns que opinam aqui estão na Lista da CMF.

Anónimo disse...

Anonimo das 19h14, deixa me rir, o governo regional nao tem nada a ver com a habitação social da camara, que é da responsabilidade da mesma e da sua sociohabita, o governo é responsavel pela habitação social do IHM, ou seja, vao continuar a vossa campanha de sacudir a agua do capote e continuar a mentir às pessoas, do tipo como aconteceu nas autarquicas, isto quando as pessoas perguntavam porque razao havia mais lixo na cidade,a resposta da campanha cafofo, era que: a culpa é do governo, pois oo governo traz mais turistas à regiao, logo tem o dever de panhar o lixo, quando por lei, a responsabilidade da limpeza urbana na cidade é da CMF, Uma pessoa pode enganar muita gente durante um certo tempo; pode até mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não será possível enganar pra sempre.
Abraham Lincoln

Anónimo disse...

De facto não é obrigação da CMF dar casas a quem precisa. Mas entre pagar propinas a quem não precisa e dar casa a quem precisa, não seria mais justo optar pela segunda???
Mas politicamente está correto: entregar uma casa equivale a um voto, pagar 100 propinas dá 100 votos!

Anónimo disse...

Ainda há gente que acredita nestes aldrabões. Se o Diário não fosse a voz do dono o Cafofo já tinha sido desmascarado a mais tempo. Come Blandy!

Anónimo disse...

Acontece que o anónimo das 19:14 é uma anónima que 'trabalha' na sociahabita, e que acha que o trabalho dela é andar no fênix e no facebook a defender o incansável professor Cafôfo.
O trabalho da sociahabita o governo que faça, porque ela está muito ocupada a dar graxa.

Anónimo disse...

as senhoras da sociohabita estão contentíssimas com o prof Cafofo , não têm de ir para os bairros e passam o dia no gabinete ou á porta da sociohabita a fumar um cigarro , se fosse com a Rubina já estavam todas nos bairros a prestar apoio ás pessoas. E agora saiu-lhes o totoloto o baldas do Filipe de quem conhecem os podres todos

Anónimo disse...

O Cafofo já deu o primeiro passo para resolver o problema da habitação no Funchal.
Nomeou o Rebelo para presidente da Sociohabita. Ahahahahahahahah !

Anónimo disse...

O mais importante para a Câmara do Funchal é os contratos com o DN, financiado este Diário em mais de 400 mil euros por ano. Alguém pediu contas ao Cafofo sobre este financiamento ao DN?

Anónimo disse...

Não sou anónima, mas sim anónimo.Não trabalho na "Sociahabita".
Desconto é demasiado, todos os meses, para o telhado dos outros.
Todos os dias vou trabalhar para o meu próprio telhado e para deixar alguma coisa aos meus filhos. Espero que eles tenham orgulho no trabalho e luta do pai.

Anónimo disse...

O Cafofo é uma criação do sr. Blandy e do Câmara, que à custa dos dinheiros municipais estão a encher a mula à grande.

Anónimo disse...

Creio que a educação é fundamental para a sociedade do amanhã. Ainda bem que CMF apoia os jovens. Apostar na educação é sempre a opção mais acertada.
O meu avó foi um homem que sempre poupou para dar estudos aos filhos e apoiar a educação dos netos.
Todos trabalham e todos construíram a sua própria casa.
Se a CMF ou o Estado apoiam a educação, ainda bem.

Anónimo disse...

Este senhor não leu bem o comentário do anónimo. Leia outra vez, por favor.

Anónimo disse...

Questão: Alguém sabe quanto custa por ano aos munícipes do Funchal, a empresa municipal Sociohabita? Ou seja, qual o orçamento para pagamento de funcionários e, qual o orçamento que fica disponível para investimento nos bairros? A outra questão: Não é competência da Câmara do Funchal criar habitação social para os seus munícipes?

Anónimo disse...

Certo, uma vez que o IHM não faz a puta de um corno, tem de sobrar para a Camara fazer algo pela dignidade das pessoas.

Anónimo disse...

Se o homem faz é porque faz, se não faz é porque devia fazer.
Tanto medo que anda p'ros lados da Rua dos Netos!

Anónimo disse...

Cafofo nada faz , aliás a única coisa que faz é pagar publicidade ao diário do blandy e avenças á LPM para andar aqui a comentar .