Powered By Blogger

sábado, 2 de dezembro de 2017


Os Mercenários de Cafofo



Gil Canha

Há coisas surpreendentes! O atual Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, ganhou recentemente peso eleitoral, fala bem e cativa as pessoas num primeiro instante, mas tem um grave problema: não consegue atrair bons quadros técnicos nem ganhar a confiança dos políticos mais bem preparados e competentes da Região para a sua causa. Pior ainda, quando tem alguém capaz e com valor, tem uma capacidade surpreendente para o perder, e se não o perde na primeira oportunidade, descarta-o ou atraiçoa-o na segunda.
Isto quer dizer que, apesar da sua boa aparência, dos seus dotes de comunicação e de ter o Diário de Notícias como seu órgão de propaganda, Paulo Cafôfo não consegue inspirar confiança entre as pessoas mais idóneas e clarividentes. Na primeira equipa que ganhou a Câmara em 2014, perdeu duma assentada só três vereadores e uma presidente da Assembleia Municipal, depois despachou o competente presidente da empresa municipal Frente-Mar, excluiu o vereador Domingos Rodrigues, o único que lhe batia o pé, e, recentemente, eclipsou o Gabinete da Cidade, do Arq. Paulo David. 

Nestas últimas eleições autárquicas, das forças partidárias que constituíram a antiga coligação “Mudança”, só conseguiu manter o Bloco de Esquerda (por causa da domesticação da Guida Vieira) e uma facção do Partido Socialista, o resto debandou tudo.  Até para criar a nova equipa da coligação “Confiança” teve dificuldades em mobilizar gente com reconhecidos méritos, reputação e experiência da nossa comunidade, restando-lhe duas ou três pessoas desconhecidas, uma até muito jovem, cuja única virtude pública foi escrever no Diário uns artigos louvaminheiros a Paulo Cafôfo. 
Como Cafôfo tem falta de capacidade de liderança e uma tendência inata para  afugentar pessoas, nomeadamente as mais lúcidas, inteligentes e capazes, resta-lhe uma amálgama de colaboradores e seguidores cuja abrangência vai do simples cidadão genuinamente crente dos grandes feitos cafofianos que a máquina de prestigiação cosmética lhe impinge, até à fauna mais inenarrável do bàs-fond regional; onde perduram elementos de reputação duvidosa excretados pelos diferentes partidos regionais ao longo dos tempos; uma chusma de gente oportunista, que nos 40 anos do regime repressivo de Jardim nunca abriu o bico, e que agora salta a terreiro como heróis da defesa dos princípios democráticos, logo seguidos por uma ralé de fura-bolos mercenários, todos à cata de tachos e de migalhas do poder autárquico cafofiano.
Enquanto o famoso flautista de Hamelin tinha um instrumento mágico que tocava e levava a rataria atrás em direção ao afogamento no rio Weser, Cafôfo não tem a flauta, mas tem na sua mão a administração autárquica que lhe serve para comprar e subornar clientela política como faziam os antigos condottiere italianos quando contratavam a sua soldadesca entre a pior escumalha da sociedade. 
A ambição desmesurada, o narcisismo doentio e o completo vazio de ideias não criam um genuíno movimento de simpatizantes e seguidores, mas sim um cortejo de oportunistas rezingões, que à mínima contrariedade ou ressentimento desatam numa guerra fratricida, tipo Camorra napolitana. Assim, os mercenários cafofianos poderão assaltar com sucesso o Partido Socialista, mas ninguém poderá garantir que a tomada do PS/Madeira por esta tropa mercenária não poderá descambar na própria perdição regional do partido. 
Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-germânico, também tinha as melhores intenções quando em 1527 mandou invadir a península itálica pelos seus Lansquenetes mercenários; o que ele não contou (nem contava) é que, por falta de soldo, a soldadesca acabaria por saquear cruelmente a sua própria cidade de Roma, sede espiritual da cristandade, da qual era ele máximo representante e protetor.   
As pessoas mais inteligentes e respeitáveis sabem que a maioria dos movimentos populistas liderados por políticos postiços montados a cartão e esferovite são como pés de feijão-porco, crescem rápido e tornam-se viçosos num instante, mas basta uma repentina falta de nutrientes para, num abrir-e-fechar-de-olhos, amarelarem, mirrarem e secarem.  Ora, não é preciso alguém ser muito esperto para perceber que se o movimento cafofiano não conseguir mobilizar para a sua causa mais quadros técnicos e gente honesta e de mérito, irá acabar ressequido e mingado como um pé de feijão-porco.

51 comentários:

Anónimo disse...

Chamar de cortejo de oportunistas rezingões a um grupo de apoiantes onde pontuam personalidades da craveira intelectual de um Filipe Rebelo, um Sérgio Abreu ou um Duarte Caldeira é claramente uma afronta. Este Canha não tem emenda.

Anónimo disse...

A continuar assim, brevemente o Mayor iniciará o recrutamento dos sem-abrigo para seus colaboradores de confiança.

Anónimo disse...

A melhor medida do Cafofo foi colocar este dito Borda Fora.
Mas alguma vez este cavalheiro tem estofo, perfil para chegar a Vereador de coisa alguma.
E mais ano e meio e lá foram os fogazes deste senhor, porque em 2019, já foste.
Parece um Menino da Mama sempre a choramingar enquanto o Cafofo lhe tirou o Brinquedo e agora é sempre azia.

Anónimo disse...

Mas este indivíduo, para não chamar outra coisa, já parece o correio da manha, não fala em mais nada a não ser no Cafôfo...mude a agulha e deixe-nos sossegados. Já enoja. Isto não é opinião , é obsessão!!!. Porque será? Uma boa psicanálise fazia-lhe bem
.

Luís Calisto disse...

Meninas e meninos! E também alunos da escola de adultos!
Em vésperas do fim do 1.º período de aulas, vamos lá resumir a matéria dada:
Comentar positiva ou negativamente o tema do post, sim senhor, o mais possível;
Atacar o autor do dito com ofensas e calúnias, só com o nomezinho junto, porque então como é que o atacado e caluniado pode contra-atacar os valentões?
Obrigado, boas férias de Natal e não se esqueçam dos trabalhos de casa.

Anónimo disse...

Grande Estadista o Professor Cafofo, porque Professor é PROFESSOR, não responde a estas crónicas de escárnio e maldizer.
Professor Cafofo está a cima destas baixezas.

Anónimo disse...

O que o Gil Canha escreve é o que as pessoas pensam.

Está à vista de todos.

Anónimo disse...

E em 2019 vai doer mais, quando o Cafofo for o próximo Presidente do Governo Regional.
Atenção que o Cafofo não necessita do PS mas sim o PS necessita do Cafofo, pois a imagem do Cafofo é que perdura e o povo Madeirense está com ele como esteve o povo Funchalense. Ele poderá concorrer por um partido qualquer, tipo Barriga de Aluguer ou formar um partido novo que vencerá.
Teremos aqui o efeito Macron!
A maior parte da população já está farta de partidos e muito menos daqueles que levaram um partido a insolvência, deseja pessoas o mais honestas e independentes possiveis.

Anónimo disse...

O nosso Bokassa também gostava de se rodear de "lambe-botas" e incompetentes, porque era uma forma de ninguém "levantar ondas". Foi por estas e por outras que a Região bateu no fundo, e tem uma dívida pública que ninguém consegue pagar. Vejam quanto é que o orçamento regional vai desembolsar com o serviço da dívida em 2018? Dava para construir um novo hospital e ainda ficava muito dinheiro! Estamos entregues a um bando de incompetentes e corruptos há muitos anos.

Anónimo disse...

Célia Pessegueiro está nesse grupo de oportunistas e rezingoes ... ela já está a tentar empurar porta fora o seu vice porquê quer auditoria às contas do Rui das festas ....falae-se boca pequena que o edil da freguesia dos Canhas antigo chefe de gabinete de Rui das festas foi bafejado pela sorte devido devido ao acumular de bens!!! Será que também vai respingar algo? Anda alguém com insonias na Ponta do Sol! Veremos!!!

Eu, O Santo disse...

Não me parece que Cafofo queira contratar bons quadros.
Os quadros que parece-me que estão a ser contratados são os que cumprem escrupulosamente instruções superiores, i.e., são da mesma estirpe que os laranjas "caçam".
Sim, há o caso do individuo que pratica anilingus publicamente.

Parece-me que Cafofo quer contratar quem tem influência partidária (que é diferente de influência política) para o ajudar na conquista do Governo Regional.

António M. Gouveia disse...

Não creio que Paulo Cafôfo tenha capacidade e visão para engendrar e pôr em práctica todo o plano de saneamento a que temos assistido na CMF e empresas municipais. Julgo que tamanha façanha tem um rosto e um nome, e é o homem que Costa está a utilizar para assaltar o PS regional e a Madeira. Miguel Iglesias é o Mestre na sombra de Cafôfo e que conta com aliados como Victor Freitas e amigos prontos para o ataque.

Anónimo disse...

Sra Célia quem paga os presépios de natal na Vila da Ponta do Sol? Então os carros da Câmara estão ao dispor do Carlos Banana .....30.000 não dá! O vice com o pelouro da cultura tá cego! Alguem anda chuchar e bem!

Anónimo disse...

No dia que ganharam a Câmara fiquei arrepiado com a chusma que estava à volta do Cafofo. Até salivavam como hienas.

Anónimo disse...

Cada vez mais Cafofo e os seus lacaios Iglesias e Silva Gouveia apenas conseguem agregar oportunista sem qualquer competência e formação. Uma Troika de interesses que se instalou nos paços do Concelho. A nomeação feita à medida do Rebelo para administrar a Sociohabita é uma aberração. A colocação do filho do Emanuel Câmara como responsável pela "teta" da frentemar Já a partir de janeiro demonstra a falta de escrúpulos e o conceito de meritocracia do Cafofianismo. A Troika da Câmara do Funchal põe e dispõe a seu belo prazer, como se a edilidade fosse propriedade sua.

Eu, O Santo disse...

Nem Cafofo nem Albuquerque fizeram alguma tentativa séria para captar os competentes. É natural por causa de duas características dos competentes: 1) são orgulhosos, pelo que não praticam anilingus. 2) são corretos, pelo que não se vergam.

Também é natural que os Donos Disto Tudo não queiram competentes na Administração Pública pois é do seu interesse a pobreza da população. Com a pobreza da populaçao podem exigir tudo aos trabalhadores (e suas familias), e podem pressionar o Governo Central e a UE para obter subsídios e manter a Zona Franca da Madeira.

Explico isto de outra maneira. Imagine-se que é criada outra fonte de riqueza que não o Turismo e o Estado Central. Nesse momento, as coisas incorretas que a população admite, devido aos empregos que estas fontes criam, passam a ser inadmissiveis.
Exemplo. As leis não são cumpridas (de corrupção, de segurança social, de assédio, de segurança no Trabalho, ..). A população admite estas situações pois pensa que caso o fossem, boa parte da população não teria fonte de sustento. Caso os trabalhadores tivessem alternativa, para além dos corruptos, ninguém admitiria isto.

Anónimo disse...

E preciso nos irmos convencendo TODOS. A mwdiocriddade que nos esta governar. Gente sem formaço nem na maioria dos casos habilitações mínimas nas areas onde o papa lhes arranjou o taxinho, vai levar ao fim daquilo que foi o pos 25abril aqui na Tabanca. Daqui pra frente a Madeira valera tanto como uma junta de freguesia para o todo nacional.

Anónimo disse...

De risada essas celebridades....só pode estar a brincar...esteja atento ao passado...o futuro está já traçado...Sergio na AMI ...outro com milho frito pelo meio...o Duarte um banana...

Edgar Silva disse...

Nem esses...aderem...já aprenderam a desconfiar de quem lhes estende a mão e dá CASA...

Edgar Silva disse...

O Cafofo não põe ninguém na rua...sabe porquê?...o tipo "seca tudo á sua volta"...e deixar o tipo "sozinho em casa" como ficou em 2014/05 foi iniciativa do grupo de vereadores não do Cafofo...se vissem o choro num domingo quando se exigiu que demitisse o Iglesias e o Bento...dava dó...sabem lá aqui uns cobardes a comentar sequer o que se passou de verdade...da minha parte diverti me imenso...pena tenho das pessoas que os aturam ainda..ehehen😂😂😂

Anónimo disse...

Quando se nomeia o Filipe Rebelo como presidente da Sociohabita, está tudo dito.
Se o homem nem sabe escrever, como é possível ocupar aquele cargo ?
E para isso dispensou-se um técnico competente.
É o bodo dos pobres !

Anónimo disse...

O Zé Chico tem-se fartado de dar ao teclado com comentários.
Só se tem esquecido de assinar.

Edgar Silva disse...

Melhor psicanalise não é desabafar e falar sobre o assunto...depois obsessão são os tontos e bajuladores que o levam ao colo...sustentados por tachos...quer uma lista dos tachistas lambe botas Cafofianos...uma vergonha...

Edgar Silva disse...

Ora nem mais...nem menos...

Edgar Silva disse...

Um artigo do amigo Gil Canha...certo que falar sobre Cafofo é insignificante...o que tem realmente valor e significado é falar sobre a nossa cidade e os perigos desta equipa á frente dos destinos da cidade...pior quando esta gente "sem partido" quer fazer um partido refém o PS-M e assim anseia por voos mais altos...não é obsessão e sim cuidado....é estar atento...

Jamais ninguém saberá o que perdeu a cidade com o golpe em 2014 e com a saida de 3 vereadores...a cidade perdeu e muito...mas o Sr. Cafofo e respectivos metralhas ganharam naquilo que lhes interessa apenas poder e dinheiro...

Anónimo disse...

Perguntem ao autarca da freguesia de Santa Maria Maior as ameaças que sofreu do Paulo Cafofo. Nessa manhã o sr. Guido chegou à Junta com as orelhas a ferver.


Anónimo disse...

A corja do cafofo e companhia e tão má que mete nojo. Faz parecer o governo de albuquerque uns tipos competentes, quando também não valem nada! Deus nos livre desta gentinha!

Anónimo disse...

O Gil Canha incomoda muita gente com as verdades, mas tem toda a razão. O Cafofo é um arrogante que convenceu-se que é muito bom, mas bem espremidinho e sem a ajuda da LPM e do DN, não sai nada.
E cerca-se de incompetentes para que não possam perceber a nulidade do mayor e passar-lhe a perna que ele fez aos vereadores que o ajudaram a vencer em 2014. Vejam bem a sua equipa:
Chefe de gabinete: um cubano comandado por lisboa
Vice Presidente: um menino que não é gestor mas fala como se fosse o mago das contas (esquece-se de dizer que os resultados apresentados é fruto do cumprimento dos pagamentos negociados pelo psd, que ele limita-se a executar) , que não é engenheiro civil mas diz que percebe mais do que os engenheiros que lideram as obras da CMF á anos, mas que precisou da Cunha do papá para arranjar emprego na EEM
O adjunto da comunicação social é filho duma ex-vereadora da Mudança
A secretaria do vereador médico é irmã do vereador Miguel Gouveia
O adjunto da vereadora Idalina é seu compadre
O novo presidente da Sociohabita é um seu apoiante que pode perceber muito de milho frito mas de gestão...bem, basta ver a trapalhada que foi na associação de deficientes
Isto já parece Angola quando o José Eduardo dos Santos estava no poder: o filho, a irmã, o compadre, o apoiante, etc. e tudo pago pelo povo


Anónimo disse...

Acho muita piada na imaginação de quem vê no Cafofo um efeito Macron. Sem tirar nem pôr. Um puro "efeito macarrão"!

Anónimo disse...

Como o Cafofo nunca lutou contra o jardinismo, o nepotismo e o compadrio, para ele copiar a corrupção jardinista e fazer pior é igual ao litro...e a viloada ainda pensa que é diferente?!

Anónimo disse...

Não se preocupem que em 2019 Cafofo deverá chamar para seus Colaboradores com cargos importantes essas duas cabeças inteligentes que a NASA se recusa a admitir, o Sr Gil Canha e O Enf Edgar Silva, que convinha falarem com os colegas que trabalham diretamente com ele sobre a sua capacidade de trabalho, ajuda aos colegas e aos pacientes. Então é que estávamos entregues a Bicharada.

Anónimo disse...

É interessante que o que o Gil escreveu eu já tinha pensado antes. O Cafofo só consegue arranjar pessoas se pagar com tachos e penachos. O Castanha de s.Martinho foi adquirido com promessas de trabalho para ele e família. Isto bateu no fundo! Politica porca... tenho dito.

Anónimo disse...

Sr Gil Canha essa fixação pelo Cafofo é demais. Gente inteligente, capaz e idónea não o leva a sério. Bem faz Cafofo em não lhe dar troco, tem mais que fazer.

Anónimo disse...

Ele e o Bokassa regional sao iguais. So incompetentes à volta, para dizerem sempre que SIM.

Anónimo disse...

19,31H
É melhor desde já começar a interiorizar essa ideia, pois já temos e estamos nessa onda, tipo Macron, o Nosso Cafofo.
Porque depois será pior quando em 2019 acontecer algo semelhante.

Anónimo disse...

Comparar Macron com o Cafofo é igual que comparar um cisne com uma ratazana pelada. Tenham juízo!

Anónimo disse...

Trabalho para o governo e não dou a cara por cobardia mas surpreende-me o enfermeiro Edgar comentar sempre com a sua identificação, não o conheço mas nos tempos que correm é um ato de coragem.

Anónimo disse...

Personalidades da craveira intelectual de um Filipe Rebelo, um Sérgio Abreu ou um Duarte Caldeira ????????????

Ainda não parei de rir .....

Anónimo disse...

Custa-me a acreditar que a irmã do Miguel Gouveia seja a secretária do doutorzinho? Se for isto é uma vergonha descarada e um nepotismo vergonhoso. alguém pode-me confirmar???????????

Anónimo disse...

Nem a família vai atrás dele.

Anónimo disse...

É verdade, a Irmã do Miguel Gouveia trabalha com o novo vereador. CAFOFO SERÁ QUE ARRANJAS UM TACHO PARA A MINHA IRMÃ QUE ESTÁ DESEMPREGADA? VÁ LÁ!

Anónimo disse...

O Cafofo só consegue alguém comprando e a verdade dói. E eu a pensar que isto ia mudar?!

Anónimo disse...

Ao que parece já convites foram feitos para o governo de cafofo em 2019, dizem que os Horarios do Funchal vão para o vicentino e recem chegado ao PS Nuno Drumond, um homem com grande experiencia na gestão publica (lol), e a Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) vai para o vitor freitas, esperemos mais pré nomeações, alias isto está melhor que o PREC.

Anónimo disse...

Miguel Gouveia, para alem da irma, vai meter dois cunhados...

Anónimo disse...

Cunhados? No governo tem dois secretários. E há mais. Já agora uma lista completa, mas verdadeira, não de diz-se diz-se.

Anónimo disse...

O Bruno Macedo também tem uma irmã na vereação da Câmara do Funchal ...e depois qual é o problema ?

Anónimo disse...

Se for para ver os irmãos , tios, pais e filhos, cunhadas, amantes e outras relações que tais, o governo regional ganha todos aos pontos. Inclusive a nível nacional

Anónimo disse...

Jardinistas e cafofianos é tudo vinagre da mesma pipa. Só que os últimos são piores pois prometeram mudar esta m...

Anónimo disse...

Será que o Cafofo não arranja um tacho na câmara para o Santo ?
Aqui no Campo da Barca deitaríamos foguetes !

Anónimo disse...

O Bloco da Guida não diz nada? Será que a Guida e a Violante são a favor do nepotismo? Onde está a tal Mudança prometida?

Anónimo disse...

Será que eles tem também o Cartão da Partidarice como os outros da Rua dos Netos? Porque se não o tens, nesta terra és e serás sempre um Zé Ninguém, corre para a Rua dos Netos e o adquire.