Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019




VINTE E SETE


Vou a descer a Zarco esta manhã, umas 10.20, e quem vejo a sair da Junta Geral? O nosso Blue King, acompanhado por outro quadro de fato escuro luzindo ao sol que perfura a copa das tipuanas. Ambos direitos ao carro estacionado no passeio dos CTT.
Um intriguista diria: Miguel foi ao despacho diário com Pedro Calado. Mas eu pensei: Mentira, pela cara que leva, o Presidente apanhou seca e não foi atendido pelo vice-presidente.

Já ontem, na formalização da parceria do governo com a Altice, no salão nobre da vice-Presidência - Junta Geral - vimos Albuquerque, sentado à mesa oficial entre Pedro Calado e o novo parceiro, positivamente pendurado sem ter com que se ocupar enquanto a câmara da TV gravava imagens. Lá foi Miguel olhando para Calado, que escrevia, escrevia, sem se preocupar em dar atenção ao aflito chefe.
Mas as coisas não continuarão assim. Hão-de piorar, se o novo - ia a dizer provisório - Rei da Tabanca insistir em gastar o tempo a dilatar a fé e o império em cocktais e exposições, na sua nova técnica de comunicação, inventada depois do banho eleitoral de 1 de Outubro. Técnica mais vazia do que os cofres da Região.  
Enfim, pode ser que o homem reaja, evitando por exemplo que Pedro Calado continue a contratar quadros para o ajudarem a abrir as portas nos diversos ministérios e institutos da capital alfacinha, como acaba de fazer com uma 'abridora de portas' nomeada para funcionar à entrada do Ministério da Saúde.
Pode ser que Miguel estupore e resolva finalmente 'pegar no jogo', como os verdadeiros líderes das equipas fazem no futebol. O fio da estratégia passa todo pelo líder, desde a manobra defensiva à construção das avançadas e à finalização na baliza contrária. Com esse tipo de líder, nenhum companheiro pode alinhar distraído, porque das situações mais distantes e aparentemente desconfortáveis ele, o líder, arranca um passe a rasgar todo o campo.  
Sinceramente, não me parece. Os meses passam-se e não se vê o antigo Delfim marcar agenda que não seja a agenda dos beijos em velhinhas e de caçadas com empresários na diáspora sem qualquer efeito prático; o nosso Amigo não cria um único facto político capaz de fazer mexer a sério o seu governo e a oposição; ele não consegue ganhar peso ao nível nacional, perdeu até algum; depois de se ter entalado pela teimosia em apoiar Passos Coelhos, Miguel nem escolhe candidato nacional, Santana ou Rio, para não fazer vento; o partido dos Netos, outrora cheio de conflitos, mobilizações, reuniões, raspanetes e chamadas à pedra, refiliações, ataque persistente aos opositores, cavalgadas diabólicas em direcção às eleições - o partido dos Netos parece hoje um sepulcro onde Rui Abreu repousa a ver no que isto vai dar.
Nem sequer as desconsiderações escandalosas que Lisboa tem dedicado à Tabanca são motivo para bulir aquelas cabeças!
Andam aí umas letras quase vencidas.
Miguel Albuquerque diz que António Costa tem em marcha um plano para mandar na 'autonómica' Madeira, a partir de Lisboa. Miguel diz isso. E o que faz? 

7 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, parece que a remodelação do governo não será a salvação do PSD-M. Às trapalhadas no governo, segue-se uma estranha inação do próprio partido.
Não há agenda. Ninguém faz nada. Nada funciona. Nem se sabe na verdade o que faz Rui Abreu na rua dos Netos.
No governo é meter gente em cima de gente, pagando favores às diferentes facções. Ele é para director, ele é para assessor. Muitos deles nem se sabe o que fazem. Outros, mesmo que queiram, nada sabem fazer. Entre mortos e feridos, lá escapa um ou outro com capacidades profissionais, mas é a exceção a confirmar a regra.
O vice quer ser vice-rei, mas a coisa não está a correr bem. Deu ordem para seguir dinheiro para as obras, acalmando criticos do Quebra-Costas, e das facções em luta.
Mas no resto a coisa não está boa. Já se percebeu que será necessário um rectificativo lá para setembro ou outubro, a questão do hospital continua nas mãos dos de lá, e no ferry a coisa encalhou. Para salvar a face, é alugar um nos três meses de verão. Dá para alguns levarem o pópo e fazerem umas férias automobilizadas. Dá para os carros do rali virem melhor acomodados, e assim meter ao bolso mais um jardinista, esse não critico, porque faz da vida uma arte de estar sempre de bem com Deus e com o Diabo. E, venham de lá mais umas nomeações, porque a coordenação política não está a resultar. Pelo contrário.
Mas de política, este governo parece perceber pouco. Desde o início. Com tanto especialista, com tanto assessor, mas mesmo assim a coisa não anda. Está emperrada, por mais remodelações feitas.
O presidente não governa. Assiste da bancada, como se estivesse num desfile de carnaval ou na festa da flor. Vai a umas caçadas, umas vernissages, e diz umas generalidades para a plateia.
Tudo está em preparação para uma derrota em 2019. Mas possivelmente ganhará. Porque do outro lado a incompetência ainda é maior, e vão fazendo o que melhor sabem. Liquidarem-se uns aos outros.
E, estamos entregues a gente deste calibre.
Ao menos, poder e oposição façam uma coisinha. Peçam uns conselhos ao outro senhor. Disto o homem sabe, e anda desesperado para aparecer. Façam-lhe a vontade. Telefonem-lhe. Sim, não lhe mandem emails, porque de computadores o senhor não percebe muito.

Anónimo disse...

Muito bom anónimo de 18.16!!

Anónimo disse...

Concordo com a apreciação efectuada, e acrescento que o modelo, a estrutura, a visão estratégica, deste governo, infelizmente não existe. Basta ver a estrutura criada para percebermos que quem a concebeu não percebia nada do assunto. Directores regionais a dependerem de Directores regionais, coisa nunca vista e inconcebível. Acabem com isto. Demitam- se porque já chega de trapalhada. Isto não acaba bem.
Em tempos que já lá vão, não fazíamos perguntas na aula para que os professores não percebessem que não tínhamos estudado a matéria; não desenhem modelos, porque ficamos logo a saber que não sabem nada do assunto. Isto não é ideológico, é competência, é saber fazer. E este Governo Regional não sabe.

Anónimo disse...

Boa

Anónimo disse...

Excelente artigo!
Cada dia se torna mais raro dispor de boas peças jornalísticas.
Obrigado Fénix, quem ainda tem os neurónios a funcionar, agradece.

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorância, mas Blue King é o nome do gerente de algum bar ou de uma casa, mais noturna e apetecida, com esse nome?
Quando a oiço ser pronunciada, vem há cabeça a imagrm de um boy que diz umas piadinhas e tem sempre um risinho cínico.

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 21:14.E reforço: há, isso sim, muita incompetência.