Powered By Blogger

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019





TRINTA E UM



Mal ou bem, a política regional mexe-se um pouco neste início de 2018. Nada que leve o povo do lugarejo a ganhar confiança ou algum optimismo quanto a uma melhoria de vida. Ainda esta manhã, é um ver-se-te-avias nas tabacarias com sonhadores a fazer as suas apostas imaginando, na bicha, o que fazer com os 60 milhões do jackpot.
Se não for na lotaria, nada feito. Esperar que os carreiristas políticos resolvam os problemas da plebe é de anjola. Do que a populaça quer andam os políticos à procura.

Emanuel Câmara joga mais pela certa e di-lo abertamente, naquele entusiasmo pueril que se lhe reconhece. Ele não aposta no projecto político/governamental de Cafôfo, que aliás é nenhum. Ele aposta é no "capital político" do Cafôfo - ou seja, no sorriso pepsodent que tem valido votos. Qual ideologia qual carapuça!
Faltam 3 dias para as eleições internas no PS e o Emanuel, que empresta o cartão de militante a Cafôfo nesta disputa, insiste em rejeitar a realização de debates. Ele continua dizendo que as questões do PS devem ser debatidas na intimidade do partido, ao mesmo tempo que anuncia estados gerais abertos a toda a população.
Na mesma linha de coerência, ele observava há dias numa histérica patuscada de apoiantes, com a RTP a gravar, que é preciso manter o nível no partido, fugir à chicana e não responder às "nojentices" que a outra candidatura - de Carlos Pereira - anda fazendo. As palmas interromperam o resto da frase, mas não é difícil imaginar o que ficou abafado: "...Também ouvi muitas imprecações por esses campos de futebol e sei que o melhor é não dar ouvidos a esses nojentos do c... que nos querem f... a cabeça a ver se lhes vamos aos c... para se armarem em vítimas! São todos uns p... do c... mas depois de isto passar, eu mais os dois pequenos vamos procurá-los todos um a um e arrancar-lhes os t... como quem arranca semilhas num poio da Santa! Portanto, não se responde na praça a esses p... do c... que julgam que metem medo a alguém, os ordinários da pqp!"
Ali presente, e embora sem convicção no modo de expressão, pela falta de jeito que lhe tolhe o discurso, Cafôfo também ajudava a deitar água na fervura, aconselhando a não dar trela aos 'golpes baixos' da concorrência, nem sequer nas redes sociais, justificando a posição com o nível miserável de Carlos Pereira e companhia. 
Foi nessa onda que o Xerife dos Mossos se afirmou candidato a presidente do governo em 2019, arrancando aplausos ao povo que, depois de décadas, continua a gostar de ser enganado - ou en..., como diria Emanuel.
Nem todos têm a certeza de que essa candidatura vá em frente, porque se começa a conhecer Cafôfo. Ele também dizia que ia cumprir o mandato inteiro na câmara. Ele também disse que ia trabalhar "Pelas Pessoas". Ele também disse que o seu projecto era o Funchal. Ele disse que respeita o parlamento e pela terceira vez dá tampa numa convocatória para lá ir depor sobre os 13 mortos do Monte, matéria em que foi constituído arguido. Ele também disse que respeitava a memória dos mortos e nega-se a responder acerca da tragédia.
Bem, questiona o Leitor: perante o cenário, então quem é que devia ganhar o PS na sexta-feira?
Boa pergunta, mas vou ali fazer o euromilhões e já venho.

25 comentários:

Anónimo disse...

Calisto mesmo que lhe sai esse euromilhões, não deixe de escrever. Abraço e boa sorte.

Anónimo disse...

Adorei esta descrição da politóloga Teresa Ruel, hoje no Diário, face à aventura bicéfala (ou acéfala) do Câmara e do Cafôfo:
«A candidatura de Emanuel Câmara desafia todas as convenções existentes na história dos partidos políticos em Portugal, ao assumir, caso vença as eleições internas, não encabeçar a lista do PS/M às eleições regionais de 2019. Apresenta como solução um outsider partidário, partindo da assumpção de que os méritos locais e a valorização dos atributos pessoais do candidato (a candidato) sejam suficientes para conquista do poder regional, quando a evidência científica aponta em sentido contrário (Lisi, 2015; Lobo e Curtice, 2014).»

Anónimo disse...

Como é que um militante vota num candidato que apresenta como trunfo um eventual candidato que nem é militante do partido ?
É uma aberração.

Anónimo disse...

Jantares, almoços e falta de competência dessa ala do Partido Socialista. O presidente da Câmara do Funchal tem razão: para tudo isto apenas sorrisos. Uma vergonha.

Anónimo disse...

Então o Tolo do Norte recusa debates porque acha que as eleições são um assunto interno do partido.
De seguida os seus apoiantes vêm para a internet tornar público as brigas com os adversários.
Por outro lado, é o próprio Tolo do Norte quem afirma que se ganhar as eleições, fará uns estados gerais abertos à sociedade.
Resumindo. É tudo público menos debates cara a cara com o adversário.
É a escola da cobardia, Tolo do Norte e Pepsodente. Um não vai a debates, o outro não vai à assembleia.

Anónimo disse...

A Vereadora Sofia do Porto Santo pelo menos fala. A Vereadora Sofia da Calheta nada diz, não se sabe nada da sua actividade. Será que pelo menos vai às reuniões de Câmara. Se vai, o que disse em prol dos Calhetenses ou nem sequer abriu a boca? Onde ficou isso escrito?

Anónimo disse...

Por isso eu voto Carlos Pereira

Anónimo disse...

Espero que o drº Carlos Pereira vença as eleições para ver se consegue limpar o "saco de gatos" em que se transformou o PS/M há muitos anos! Mas mesmo assim duvido que consiga. Estou como São Tomé, só vendo para acreditar!

Miguel Zebedeu disse...

Deixo aqui uma só questão ao Sr. ex-árbitro e presidente de câmara e ao sr professor, como podem tentar concorrer a alguma coisa de vida pública, sabendo que à uns meses atrás e existem registos disso, na nossa comunicaçã0o social de que estavam a concorrer para o Funchalenses e que prometeram CUMPRIR o mandato até ao fim, com a responsabilidade de 13 MOTOS Às costas, sendo que após a essas mortes DISSE que assumia as responsabilidades POLÍTICAS, DISSE em alto e bom som que após pedirem a sua cabeça que a ÉPOCA DE CAÇA ABRIU (FORAM 13 MORTES - VERGONHA perante os familiares das vítimas), enganou a população no que diz respeito Às promessas eleitorais, nomeadamente no pagamento das bolsas de estudo e agora vem dizer que será só para o ano letivo 2018-2019, e com a MAIOR CARA DE PAU DIZER "SE O EMANUEL CÂMARA GANHAR, SEREI O CANDITADO ÀS REGIONAIS DE 2019"!!

É estes tipos que a REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA quer para governar?? Por favor....

Anónimo disse...

se Cafofo agora recusa-se a ir a Assembleia como quer ser presidente da Madeira?

Anónimo disse...

Não vejo problema numa aposta num Cafofo.
Em França o Macron surgiu sem partido.
O que cria confusão é a falta de frontalidade, a mentira(iria cumprir 4 anos na Câmara), a fuga à Assembleia, a fuga aos debates, etc
Não é bom prenúncio.
Prefiro a arrogância transparente do Carlos Pereira, até porque o tempo do Cafofo vai se esgotar rapidamente, pois o povo não é burro e não vai confiar.

Anónimo disse...

Acredito que haja gente do PSD aqui a dizer que vota Carlos Pereira. Óbvio.

Anónimo disse...

Errado ó das 11.32. Macron criou o seu próprio partido.

SIA disse...

Emanuel que foi arbitro de futebol, usa a estrategia dos candidatos a presidente de clubes de futebol, em que pretendem ser eleitos não por sua competencia propria mas porque já asseguraram um "Ronaldo" para a equipa se forem eleitos.
No futebol isso é válido, mas em politica será? Um preidente de clube pode ser um incompetente, mas para presidente do PS isso basta?
Conhecendo um mentiroso como paulo Cafofo e a sua ambiçao, bem pode Emanuel levar sopa de Cafofo que nao precisa do PS para nada, pode ir pelo JPP ou mesmo o CDS.
Emanuel ao apresentar Cafofo está a se desvalorizar a dizer que ele nao tem capacidade para se candidatar a presidente do Govern.
Emanuel é um fala barato, mais um.

Anónimo disse...

Então o Sérgio Aberu quer dar uma golpada para o tolo do norte eleger mais delegados ao congresso ?
A ir em frente, Carlos Pereira impugna, a coisa vai para o conselho de jurisdição, e talvez até para os tribunais. E ainda falam do PSD.
Aquilo é pior do que um saco de pulgas, comem-se uns aos outros, e nem quando vislumbram uma hipótese de virem a ganhar pela primeira vez umas legislativas, sabem aproveitar.
Rebentam com tudo.
É isto o PS-M.

Anónimo disse...

Se Carlos Pereira vencer esta sexta-feira, dificulta a actuação do PSD e a campanha às Eleições Regionais para 2019, na medida em que passa a ter como principal adversário, um partido estruturado e com massa crítica, que tem vindo a crescer em intenção de voto, que promete confrontar directamente o PSD com propostas governativas exequíveis e ponderadas, num confronto de médio/longo-prazo. Apesar de continuar a ter como adversário Cafôfo às Reionais 19`, a sua candidatura contará com um apoio do líder nacional do PS, António Costa (vital no PS-M), que até aqui este ainda não contou e que pode determinar por um lado, o fim da geringonça autárquica no Funchal, por outro, a possibilidade de ser governo com ou sem coligações pós-eleitorais.
Se Emanuel Câmara ganhar, a sua relação com as bases do PS-M terá sempre contestação interna, sobretudo originada pela sua impreparação política notória e, pela instabilidade política decorrente da sua relação com um independente (Cafôfo) que como já se assiste, despreza a militância partidária, servindo-se de diversos aparelhos, já que num determinado momento, tanto concorre com um partido como subitamente, inverte posições e concorre vestindo a camisola de qualquer outra cor, rasgando por completo o conceito de “ideologia política”, a cola de qualquer partido, a “fibra” de qualquer político. Ora, isto fragilizará o PS-M a médio-prazo, tal como qualquer outro partido que lhe estenderá a mão, pois correrá o sério risco de desaparecer logo após a sua mudança de confiança em prol de uma outra qualquer geografia mais favorável, que lhe servia os interesses, desde que lhe baste de “barriga de aluguer”. Na política, a governação por estados de alma tenderá sempre a ter os dias contados e a indefinição, é sempre uma caraterística que oposição a agradece. Com efeito, este último cenário já beneficiará o PSD-M, que começa a se reerguer após alguma desorientação ao cumprir um longo nojo político interno (AJJ) e, já se encontra a reunir tropas e a consolidar posições pois quadros preparados é coisa que não lhe falta.

Anónimo disse...

2019? Uma vez que estamos num estado de direito, o presidente mentiroso e sorridente estará a cumprir pena de prisão pelas 13 mortes acumuladas no seu currículo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este PS-M está uma salganhada que ninguém entende. Em vez de existir União para dar mais força ao partido, numa altura em que o PSD-M está em queda livre, não o fazem! E fazem pior, dividem-se! E ainda pior trazem candidatos, que afinal não são candidatos e que o que querem é colocar outro candidato.... Mas que nome se dá a isto!? Política? A pensar num melhor líder para melhorar as condições de vida dos Madeirenses? É que está claro no que isto vai dar.
Os Socialistas que pensem bem o que vão fazer às urnas e pesem bem o prejuízo

Anónimo disse...

Professor Cafofo é o nosso Emmanuelle Macron, Cafofo vai em frente pois tens a tua gente.

Anónimo disse...

Será mais o Mabronco.

Anónimo disse...

19,57h
Esse é o do Norte, do Bolhão o RUI TRUMP.

Anónimo disse...

Pois engana-se... O PSD está ansioso por apanhar o Cafofo nas eleições de 2019. Para acabar com ele de vez!
Não é o Funchal, é a Madeira inteira ansiosa por mandar essa senhor novamente para a escolinha, de onde nunca deveria ter saído.
Venha ele em 2019!

Anónimo disse...

Respondendo ao comentário das 00:15, uma coisa é certa, o PSD-M deseja ardentemente a vitória de Carlos Pereira nas internas socialistas.
com todas as polémicas, Cafôfo ainda consegue mobilizar uma parte do eleitorado (vide autárquicas) e em termos de descrédito, acho que a coisa está equilibrada entre o Largo do Colégio e Quinta Vigia.

Anónimo disse...

Yes you can Cafofo!! Diariamente falado, humilhado, realmente tem estofo! No meu caso teria degolado alguns gatunos, invejosos que delapidaram a Madeira com um divida gigantesca, que andassem com o meu nome de forma doentia diariamente na ALM e no GR!! Afinal o vosso trabalho consiste em denegrir as pessoas...chungas!!