Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019







TRINTA E TRÊS



À medida que a Bagunça ganha embalagem Rumo a 2019, e agora com a consagração do 'Teorema de Sérgio Pitágoras sobre a jurisprudência plana dos arredondamentos', começamos a acreditar que a carroça municipal dos loucos tem pés para andar cada vez com mais Confiança. Mesmo no dia de hoje deparam-se-nos na imprensa ecos de um embaraço geral causado pela legislação da contratação pública. Pois no manicómio da Praça do Município esses problemas fazem parte do passado.
No caso, o JM fala de contratos sobre prestação de serviços empresariais aos carreiristas eleitos. Nisso a troupe cafofiana já deu mostras de um sentido prático jamais visto na Tabanca, tudo contratualizado entre amigos e familiares, ou seja, Pelas Pessoas. Quanto à contratação pública de quadros para 'trabalhar', aquilo é uma central de tachos tão eficiente que uma pessoa até se interroga: como aprenderam tanto em tão pouco tempo?
A este propósito, contam-nos a história recente de um concurso aberto em 2017 para chefe de Divisão de Juventude, Desporto e Envelhecimento Activo. Assunto publicado no Verão. Em Novembro, sai a relação de 7 nomes admitidos - por acaso seis candidatas e um candidato. Houve um excluído, por falta de requisitos previstos no procedimento concursal.
Os admitidos submeteram-se em 12 de Dezembro último às entrevistas, complemento necessário à fase de apreciação do currículo de cada um deles, pelo júri nomeado para o efeito.
Os interessados fizeram cálculos e contas de cabeça, já que havia claramente quadros com CV muito acima do exigível. Levantava-se porém um pormenor preocupante para os concorrentes: o único candidato, masculino, apregoava logo depois de anunciado o concurso, a meados do ano passado, que já tinha assegurado o lugar. E que era questão de se ultrapassar a data das autárquicas - 1 de Outubro - para o processo acelerar e ser concluído a seu favor.

Realmente, o cavalheiro do optimismo, na vida civil presidente da Associação de Ciclismo, figurava entre os apoiantes da Confiança cafofiana, o que inspirava ainda mais preocupações entre os concorrentes - onde figurava uma candidata que até então ocupava o lugar interinamente com resultados muito bons, conforme reconhecido nas instâncias próprias. 
Em contrapartida, a posição do tal candidato das bicicletas, em termos curriculares, precisava mesmo de um bom resultado eleitoral em Outubro - segundo nos dizem conhecedores do processo. 
Convém levar em conta que se o currículo é argumento concreto, palpável, indesmentível e inatacável, a entrevista pode operar milagres, dá para tudo.
Pois.
Houve quem notasse que, contra o que manda a 'sapatilha' (art.º 21, n.º 3, alínea C da legislação competente), o júri não incluiu nenhum elemento externo à louca da câmara. Estranho.
O facto é que, divulgada que foi a acta do concurso, confirma-se a profecia que o candidato anunciou em tempos nos seus círculos, isto é, a escolha da sua pessoa para o cargo em disputa. 
O descontentamento generalizou-se, com críticas à selecção esquisita de um elemento de fora, sem experiência no sector e com uma simples participação numa formação em 2003 dedicada ao idoso, sem menção do local onde ela se teria realizado - e, por casualidade, o único candidato do sexo masculino. 
Pedem-nos que transmita um recado a Guida Vieira, acho que ainda bloquista: a representante municipal para a igualdade de género que dirá a esta situação, de um homem ser escolhido em concorrência com seis mulheres?
Outra curiosidade final: o conhecido chefe de gabinete Miguel Iglésias é presidente da assembleia geral da tal Associação de Ciclismo de que é presidente o candidato vencedor do concurso e apoiante da Confiança.
Sabe-se que, na cabeça da corrida, os ciclistas devem colaborar uns com os outros, para se verem livres do pelotão perseguidor.
Nem mais! 
O Cafôfo provou que é possível um porco andar de bicicleta. O Sérgio Abreu faz demonstrações aritméticas de espantar para o seu teorema dos arredondamentos, desfazendo definitivamente o mito do impossível. Não vemos a hora de chegar a 2019. Nessa altura, os futuros governantes hão-de aplicar os seus 'procedimentos concursais' de hoje, evidentemente com mais intensidade. Quem sabe não esquece. É como andar de bicicleta.

17 comentários:

Anónimo disse...

Lindo

Anónimo disse...

E siga para bingo, com aritmética do arredondamento, propalada transparência e, pelas pessoas, evidentemente. Mas só aquelas que eles querem.

Anónimo disse...

Caso para dizer que quem tem contactos (cunhas) tem tudo.

Anónimo disse...

OS CAFOFES APRENDERAM DEPRESSA OS "TRUQUES" DO JARDINISMO, COM UMA ÚNICA DESVANTAGEM QUE FOI A DAREM MAIS NAS VISTAS.
O GAMELÃO É O MESMO, SÓ MUDARAM OS PORCOS.
É TRISTE VER SUCIALISTAS TRANSFORMAREM O PS-MADEIRA NUMA TERCEIRA VERSÃO DO PPD.
E ASSIM VAI A "DEMOCRÁCIA" NESTE ROCHEDO AFRICANO !!!!

Anónimo disse...

Tudo às avessas , Senhor José!!!

Anónimo disse...

Ainda se vão lembrar do vereador Gil Canha, que enquanto não foi corrido pelo cafôfo não permitiria esta pouca-vergonha! Afinal este tipos estão piores que no tempo do jardim. Carrega viloada com a canga às costas até abrirem os olhos!

Anónimo disse...

A merda é a mesma. As moscas é que mudam.

Anónimo disse...

O que tem o Bloco de Esquerda a dizer sobre a recusa do Cafofo ir à Assembleia Regional?

O que tem o Roberto Almada a dizer sobre a confirmação do Cafofo abandonar a Câmara para se candidatar ao Governo?

O que o BE tem a dizer sobre as trapalhadas na Frente Mar?

O que tem a Guida Vieira e companhia a dizer sobre o disse que disse mas não disse sobre o seguro para as familias vitimas do Monte?

O Paulino Ascensão, candidato ao BE, vai continuar mudo e calado até quando?

O JPP e restantes partidos da Confiança vao permanecer cúmplices até quando?

SIA disse...

A ponta do iceberg do que se passa com os concursos

Anónimo disse...

Os politicos sao um reflexo da sociedade, qual e o Madeirense que nunca usou uma cunha ?? Um jeitinho??

Anónimo disse...

Este cafofo e um aldrabao mentiroso não honra a palavra vergonhoso

Anónimo disse...

Amigo Calisto, coloca a noticia do Jornal

Anónimo disse...

Citando George Steiner "Só os medíocres vão para a politica" e fico-me por aqui.

Anónimo disse...

Uma renovadíssima política ao estilo jardinista do pêpêdê! Parabéns Cafôfo, superaste todas as nossas expectativas!!! Aprendeste tanto em tão pouco tempo. Fazes o que queres, quando queres, como queres. Mandas a ida à Assembleia à fava. Mandas o Monte à fava. Mandas a Câmara à fava. Mandas as 'Pessoas' à fava e siga para bingo, quero dizer e siga para a Quinta Vigia. Trafulhices destas só mesmo no terceiro mundo. Voila: eis o maior vigarista da política madeirense.

Anónimo disse...

Esse senhor é uma bela bisca e está visto que sabe fazer porcaria tão bem quanto sabe fazer aldrabices noutros meandros e mais não digo. Carrega Guida Vieira.

Anónimo disse...

Este não será caso único.

Muito antes de ser divulgado o resultado para o concurso de Chefe de Divisão de Cultura e Turismo já a Sandra Nóbrega se andava a gabar que seria a escolhida para o cargo, como veio a acontecer.

De cultura nada percebe e de turismo muito menos. O trabalho que apresenta é todo ele realizado por uma vasta equipa de estagiários que trabalham no teatro, colhendo ela os louros do trabalho alheio, apresentando-o como seu.

Do que ela percebe, e bem, é andar a perseguir e ameaçar os seus funcionários e andar a berrar histericamente pelos corredores do teatro.

Anónimo disse...

Este cara de sonso da Associação do ciclismo é um jogador de primeira e só se deixa enganar por ele quem quer está armado em cavalinho de corridas e acha que pode enganar todos. Quem sabe o que ele anda a fazer na Associação com a ajuda do advogado que lá está pode falar bem da pessoa que este sonsinho é mas ele não engana todos e já vão descobrindo as carecas dele.