Powered By Blogger

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019





VINTE E CINCO


Começo a estranhar a fixação por parte de alguns interventores da praça na pessoa de Emanuel Câmara. Digo fixação para não dizer perseguição. Parece moda: já com Paulo Cafôfo andam a pegar todos os dias, chegando ao exagero de dizer que o Xerife dos Mossos percebe de árvores.
Mas o que é que motiva os assanhados detractores a morder a canela aos dois regedores?
Nem mais: o facto de haver movimentação contra Carlos Pereira nas internas do PS-M. Tão simples quanto isso.

Não sendo advogado de defesa de ninguém, entendo que seria conveniente a massa crítica socialista despir o conservadorismo de 40 anos e enquadrar-se no novo cenário, aliás originalíssimo. O próprio Carlos Pereira, pese o capital de experiência somado em Lisboa, insiste em desafiar ambas as personagens para um debate no qual sejam discutidos publicamente os projectos para o partido. Pergunto: no fundo, que tem Cafôfo a ver com as eleições no PS, uma vez que nem militante é? E que tem Emanuel Câmara a ver com as eleições no PS-M, quando se limitou a dar o nome e a emprestar o seu cartão de militante para viabilizar um candidato PS às regionais de 2019?

Ainda ontem, mais uma vez apertado pelos pressurosos jornalistas, Emanuel fez uma arengada para justificar a sua nega aos debates, chegando ao ponto de invocar o seu passado de árbitro para ameaçar com cartões vermelhos. Ninguém percebeu nada do que ele arengou sobre os debates, mas com um pouco de boa vontade pode fazer-se a interpretação habitual da arengada: "Que tenho eu a ver com as eleições internas do PS?"
Posição aceitável. Só porque promete um candidato para 2019, o ex-homem de preto precisa de debates? "O tempo não é para um frente-a-frente entre candidatos, mas para ouvir militantes e simpatizantes", tem dito Emanuel. E bem dito. Então o candidato - já que insistem no termo - é que vai apresentar ideias para o partido e debatê-las na televisão?! Nos tempos de hoje?! Homessa! Os militantes e os simpatizantes é que têm de se preparar e pronunciar diante do candidato ouvidor. Trabalhem, malandros!
Está certo que a situação é tão exótica, bizarra e curiosa que em nenhuma parte do mundo alguém a compreenderia. Como se tem visto nas televisões, dos USA à Catalunha, passando pelo Laranjal da Espanha Ocidental. Mas estamos a falar de uma terra que se acostumou durante 40 anos "a virar frangos" em circunstâncias as mais estapafúrdias. Tratando-se agora e aqui de mais um episódio mexicano, acham bonito chamar candidato a um candidato só porque ele é, quando muito, meio candidato? Mais depressa se admitiria chamar candidato ao outro, Cafôfo, já que, na boca dos más-línguas, ele é candidato e meio: 'meio' no dia 19 e 'um' em 2019.
Lembrei-me desta achega favorável à Bagunça num dia em que, no plano panfletário regional, se respiram tréguas no chorrilho das habituais manchetes a branquear a arguição de Cafôfo no caso das 13 mortes do Monte e um cessar-fogo também na campanha ILB - Imposto Lava Branco -, sem os habituais suplementos pagos 'Pelas Pessoas'.
É também um dia em que a decadente vaga Cafôfo sobe às parangonas no outro lado da Fernão de Ornelas, no garrafal e arrepiante anúncio de que o futuro PS reeditará os 'estados gerais' que António Guterres, nos seus bons tempos de 1995 cheios de 'razão e coração', lançou com um sucesso tão grande que o levaram a governar até deixar o País de tanga. 
Cafôfo e Emanuel também apostam nos seus 'estados gerais', presumo que a decorrer nas instalações do laboratório de ideias de Victor Freitas, para se catapultarem às alturas das Angústias. 
Vemos naquela notícia uma resposta de Emanuel aos que andam sempre a puxá-lo para o baralho, com a história dos debates. Ele pretende mostrar que tem mais que fazer do que essas baboseiras na TV. Se bem conhecemos o perfeccionismo do edil nortenho, ele andará ocupando o tempo nos bucólicos batatais e couvedos das Achadas a ensaiar Vangelis, música escolhida para os 'estados gerais' domésticos por dois motivos: para estribar o projecto no sucesso 'Guterres e sua tanga' e porque Paulo Cafôfo desafina menos a cantar de boca fechada. 
Deixem os homens trabalhar. Deixem seguir a Bagunça Rumo a 2019, na companhia de Vangelis, 'À Conquista do Paraíso'. 

PS - Se a reacção impuser as suas ideias, obrigando mesmo à realização de um debate, propomos uma primeira eliminatória entre Emanuel e Cafôfo. Aquele que perder vai à final apanhar a sova do Carlos. 

16 comentários:

Anónimo disse...

Este PS é e será sempre um ninho de víboras pois entre eles não se entendem e facas nas costas quanto baste, Emanuel câmara não fica atrás ,não gera consenso nem sabe apaziguar o partido,faz falta um trindade ,estes são meramente garotos de calhau

Anónimo disse...

Nem no Burkina Fasso existe um candidato que não é bem candidato e cujo objectivo é abrir a porta a um tipo que nem PS é?

Anónimo disse...

Debate para quê?
O Gil Rosa está sempre a interromper e a RTP não tem mais ninguém.

Estados Gerais serão debate interno, onde também pode ir o Carlos Pereira e arrasar o Árbitro que não gosta de vídeoTV.

O Cafofo vai se esconder que não é militante e não vai a esses Estados Gerais, evitando assim essa sova do arrogante pereirinha

Anónimo disse...

Debates para quê ?
O tolo do norte não tem uma ideia que seja, para além de pagar remedios e passeios aos velhos do Porto Moniz, logo vai apresentar o quê ?
Ele faz muito bem. Isso de eleições é com os militantes. Não é com os candidatos.
Ora tomem, e mais nada !

Anónimo disse...

Pois é. Ele não percebe de árvores e de agricultura. Pois não tem tomates para se tornar militante e se candidatar...ou ir a debate...prefere ir de barriga de aluguer com toda a flatulência do árbitro...Bah

Anónimo disse...

Um PS sem ideias nem argumentos preferem ser barriga de aluguer para ao cafofo,pois os favores pagam se é o filho do câmara já arranjou trabalho

Anónimo disse...

Faz favor de não insultar o pessoal do Burkina Fasso!

Anónimo disse...

Barriga de aluguer é o PS por deixar o Carlos Pereira que veio do PSD, porque nao lhe deram o que queria. Mais não digo.

Anónimo disse...

Carlos Pereira: o socialista de gema, o defensor dos socialistas, o socialista altruísta e solidário.
O PS-M andou décadas à espera do seu AJJ, de um líder carismático, popular e unificador. Eis o salvador!

Anónimo disse...

Pensava que o tolo do norte era o secretário das couves, aquele que chama canalhas a quem lhe põe o comer na mesa.

Anónimo disse...

Se a Lebre perder gostaria de saber que partido a raposa pelada iria escolher para lhe levar ao colo?

Anónimo disse...

O Emanuel que tenha cuidado que depois de Cafofo vencer em 2019 da lhe um chega para la.

Anónimo disse...

O passado da lebre ainda há de vir ao de cima

Anónimo disse...

A Lebre ao perder, vai hipotecar o seu futuro em tachos partidários e os tachos futuros dos filhos, e ganhar o cognome de Tolo do Norte.
Será a sua única vitória.

Anónimo disse...

meu voto vai para Carlos Pereira do males o melhor

Anónimo disse...

Emanuel Câmara, candidato à presidência do PS? Por favor, não me façam rir.