Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018


DE BESTAS A BESTIAIS


Encerrou-se 2017, porém as perspectivas para 2018 serão, como diz o povo, “mudam as moscas, mas o esterco é o mesmo”.
Que melhor exemplo que é a Secretaria Regional que tutela o sector que mais contribui para a economia da Madeira, o Turismo.
Em 2017, após os resultados desfavoráveis ao partido do Governo, sacudiram-se umas varejeiras, entre elas o então Secretário Regional do Turismo, o economista Eduardo Jesus, cujo lugar foi de imediato ocupado por outra anteriormente enxotada do Instituto do Vinho, a licenciada em engenharia agronómica, Paula Cabaço. 

Esta senhora, que será o personagem que melhor encarna o rótulo “de besta a bestial”, já que foi corrida do Instituto por suposta incompetência, passou a ter capacidades para dirigir os destinos do Turismo, e tanto é, que em 2018, vai compor a sua equipa na Direcção Regional do Turismo, nomeando em comissão de serviço, para Diretora de Serviços de Informação e Projectos Turísticos, a licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Bárbara Spínola, até ao momento, chefe de divisão de promoção do Instituto do Vinho, cuja vaga será supostamente ocupada por outra renegada do Turismo, que se refugiou naquele Instituto nos primeiros meses de 2017.
E a história repete-se, nos mesmos moldes de 2016, aquando da colocação na prateleira da licenciada em Turismo Carmo Fontes, então Diretora de Serviços de Eventos Turísticos, por supostos arrufos com a então Diretora Regional, licenciada em jornalismo Kátia Carvalho (que se demitiu após o chefe ter levado sebo nos sapatos, já que era quem a aguentava, pois o seu mérito era apenas o de nora do empresário António Henriques), substituída com urgência imperiosa pela licenciada em Direito, Raquel Brazão de Castro, cujo mérito, já que outro não se lhe conhece, é o de ser filha de um ex-Secretário Regional do Governo liderado pelo Dr. Alberto João Jardim, Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Engana-se quem possa pensar que Carmo Fontes ficou desamparada. Claro que não, a mulher de um ex-Secretário Regional, cunhada de outro e familiar de gente influente neste território feudal no Atlântico plantado, e que certamente conhece a podridão dos meandros políticos regionais, foi nomeada técnica especialista do gabinete de Eduardo Jesus para superintender as comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira, que já se iniciaram em 2017 em Lisboa, apesar de que descoberta dataria do ano de 1419.
Não nos esqueçamos que Kátia Carvalho, foi também substituída no cargo de Directora Regional, pela licenciada em Administração e Gestão de Empresas, Dorita Mendonça, que deixou a vaga para ser agora ocupada pela protegida da senhora Secretária, que a partir do dia 2 de janeiro tem um gabinete disponível, com ar condicionado e vista privilegiada sobre a Avenida Arriaga, enquanto os funcionários se aglomeram em espaços exíguos, mal ventilados, empoeirados e sem condições mínimas para que os seu desempenho profissional seja adequado, mas que apesar disso, são sujeitos a uma avaliação de desempenho por objetivos e competências, que tomam conhecimento fora de prazo, como é o caso das avaliações de 2015/2016 que ainda não foram feitas e os objetivos para 2017/2018, que continuam no segredo dos deuses. Mas nada disso é problemático, pois a chefe de Divisão de Recurso Humanos, licenciada em Ciências da Cultura, Helena Rêgo, com vasto conhecimento dos preceitos legais, mas que reprime e assedia constante e moralmente os seus colaboradores directos e mesmo os indirectos, e desrespeita os direitos dos trabalhadores previstos no Código do Trabalho e do Procedimento Administrativo, não medirá esforços para bajular as chefias, quando as devia denunciar.
 Mas o que importa é prover os cargos dirigentes, seja qual for a sua formação de base, já que o que não faltam na casa são trabalhadores com formação em Turismo para fazer o trabalho que deixará ficar bem os dignos representantes da corte de D. Miguel.
Como alguém diria: Isto é que vai aqui uma açorda; e a novela há-de continuar.
Feliz 2018.

Manuel Thiago

18 comentários:

Anónimo disse...

Mas a Senhora Carmo Fontes alguma vez foi animadora de alguma coisa pata ter sido Diretora de animação e posteriormente do Turismo?
Parece que ela chorou por lá quando foi destituída e então deram-lhe esse trabalhinho nos 600 anos para o qual não tem experiência de eventos com a envergadura que esta data merece.
O Faria Paulino que organizou bem os 500 anos do Funchal, seria a pessoa indicada.
Mas a incompetência nesta terra associada a tios e padrinhos, ainda é um trunfo.

Anónimo disse...

Apenas mais do mesmo, neste entretenimento entre papades e cafofianos.

Anónimo disse...

Esta senhora Paula Cabaço, uma vergonha. Foi jogada do instituto por incompetência e ainda aceita ir para secretária. Uma pessoa sem verticalidade, sem valores. Uma pessoa que é jogada por nao pensar em fora da caixa e está sempre agarrada ao bordado e ao vinho, quase que nem fala de turismo. Vai buscar mais uma do instituto depois da Figueiroa. Há muitas pessoas nesta secretaria que tinham essa competência,especialmente na Direção regional de turismo.
Quem nunca foi bom para ser presidente de um instituto nunca será uma boa secretária.

Anónimo disse...

Isto deveria funcionar como um baralho de cartas,baralhar e dar de novo ou seja que caia este desgoverno e q se organize eleicoes, isto ja nao serve a ninguem

Anónimo disse...

Não me diga.Só desgraça e incompetência! Vá lá que temos o CR7 que faz muito mais pela Madeira que a Secretaria do Turismo toda junta.

Anónimo disse...

Estes PPD protegem-se a si próprios e arranjam trabalhinho para eles mesmos, não interessa a licenciatura ou experiencia e capacidade que tenham o que interessa é ocupar o xadrez.
Enquanto os outros que não tem Cartão da Rua dos Netos ficam no desemprego...
Nunca mais chega 2019 para levarem um Koice e irem todos pedalar para a Ciclovia pelo mal que estão a causar ao Povo Madeirense.
40 anos de PPD e de partido unico já enjoa, não sei como os meus Pais consentiram uma coisa destas e foram anestesiados desta maneira.
Rua com esta escumalha toda.

Anónimo disse...

Isso que é contado no texto é muito interessante. À primeira vista poderia ser tomado como uma ficção à Garcia Marquez, mas não é não: é mesmo pura realidade, uma daquelas em que a realidade ultrapassa a ficção. Talvez hiper-realidade!
Então a Secretaria do Turismo e da senhora Cultura (2 anos, 3 diretoras), é por excelência o caso mais exemplar, modelar, paradigmático do governo dos renovadinhos. O que lá se passa, se passou e vem passando é um microcosmos do que se passa em todas as Secretarias e todo o Governo. Exemplo perfeito de amiguismo, incompetência e balbúrdia. Incrivel: a conjugação do princípio de Peter com a lei de Murphy...

Anónimo disse...

Muito bem observado

Anónimo disse...

600 Anos? Mas onde é que está a Comissão? E o dinheirinho? E quem é que manda nisso? A Fontes não é de certeza. Será a que foi demitida da Cultura? Uma coisa é certa: enquanto esse projecto "emblemático" não for entregue ao supermuseólogo, e mais uns 10 milhões de euros, isso vai dar em nada!
Vejam só a primeira ideia que ele pariu e o Miguel engoliu: levar à Capital do Império a grandessíssima exposição da Madeira! Começar os 600 Anos... por lá! O vilhão, ilhéu e eleitor, a gastar lá o dinheiro que não tem cá, pra acreditarmos que aquilo vai fazer chover aviões de turistas! Não é lindo o "ouro branco"? A vilhoada paga e ainda dá palmas à cagança destes senhorios de apelido inglês!

Anónimo disse...

Apoiado anónimo das 22:08.É mesmo isso.

Anónimo disse...

Na Secretaria da Agricultura é a mesma coisa. Tachos e mais tachos.
A secretaria esta falida, e é a companhia GesBa que vai dando os tachinhos aos meninos. A companhia contratou mais de 10 engenheiros, todos do Norte da ilha, todos meninos lindinhos do PSD. Nenhum sabe dizer 3 vezes segidas bananeiras. Todos desempregados que agora recebem mais de 1500 euros por mes e o triste que acarta banana recebe 590 euros.
É mesmo pa falir a companhia.
Uma vergonha.

Anónimo disse...

As regalias dos engenheiros do norte vão muito mais além do que o seu vencimento. É ver o tempo efetivo de trabalho, é ver os projetos agrícolas aprovados sem se saber como , é ver as construçôes ilegais e muito , muito mais.

Anónimo disse...

Concordo na íntegra com o Comentário das 22:08!
Na Secretaria de Educação as demissões e renomeações têm sido menos visíveis mas a incompetência continua do topo à base, imutável! Padrinhos e afilhados por um lado, perseguidos e assédio moral por outro! Do Palácio do Governo aos arrabaldes da Cidade, é toda uma casta de arrogantes a espezinhar quem gostaria de trabalhar e não o permitem. Mas não há mal que sempre dure... Vão aproveitando enquanto podem!

Anónimo disse...

Aguardem vem mais uma a caminho

Anónimo disse...

Da saúde é melhor nem falar.... os factos falam por si. Vamos ver 2019 como será já só falta um ano...

Anónimo disse...

Não importa a formação, competência e até experiência. O que importa são pertencer ao clube laranja e os contactos. O resto, acontece: Há sempre um lucrativo lugarzinho para a família e amigo/a laranja na teta do público.
Uma história habitual e muito repetida por este país e ilha. Já é questão cultural e tradicional, dar tachos aos amigos e todos comemos e calamos.

Anónimo disse...

Pois pensam só no seu umbigo, têm de ter cuidado com ernias

Anónimo disse...

Mas acham que ela ia perder o muito, com carro a ir buscar ao canhas, só o que poupa em combustíveis é obra. Tanto foi dito sobre isto no inicio de governo e volta tudo ao mesmo.