Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


JPP defende proteção da tradição 
dos fachos em Machico 



Discute-se esta terça-feira, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), o projeto de resolução da autoria do Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP), que pede a “Inventariação, classificação e divulgação dos fachos de Machico enquanto património cultural imaterial”. O deputado Carlos Costa salientou que com esta iniciativa o JPP pretende proteger o património cultural único e raro da Região:


“Oriundo dos séculos 16 e 17, como forma de comunicação para prevenção e alerta da população, sobre a investida dos corsários, a tradição dos fachos é um evento histórico, que tem sido evidenciado e representado nas festividades religiosas do Santíssimo Sacramento em Machico. Mas até quando? Por isso, surge a necessidade de inventariar e classificar, no sentido de preservá-lo e valorizá-lo para as futuras gerações. Este é um testemunho com valor incalculável de civilização e de cultura”.

Com este objetivo de proteção, o deputado do JPP defende “o registo patrimonial de classificação e de inventariação, com base no Regime Jurídico de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da RAM, que potencia estes pedidos de inventariação”, que será solicitado por via da Assembleia Regional.

“Esperamos que seja aprovado, para que não se perca esta tradição secular, da Madeira e do Porto Santo, atualmente só representada em Machico e que, por isso, precisa ser rapidamente protegida e valorizada”, salvaguardou Carlos Costa, esta manhã, em conferência de imprensa na ALRAM. 
Texto e foto JPP

2 comentários:

Anónimo disse...

E andam 5 (cinco) deputados entretidos com tontices enquanto o POVO que dizem representar anda à míngua de tudo o que lhes é essencial..

Anónimo disse...

não entendi está iniciativa, serviu para que?

A tradição dos Fachos em Machico cada vez está mais forte , a CMM anda a fazer um documentário em vídeo sobre está tradição

e vem está gente com um paleio como os Fachos fossem uma tradição que está prestes acabar

uma mão cheia de nada é o que está gente é