Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018


Pastoreio ordenado no Parque Ecológico




Gil Canha 

O início deste ano foi marcado por uma ameaça que causou algum pânico na Quinta Vigia e no Estado Maior das Forças Armadas, pois a Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Areeiro ameaçaram fazer uma grande manifestação na cidade do Funchal contra a guarda florestal que anda a abater cabras e cabritos ao deus-dará. 
Com “pelo na venta” por causa do último abate de caprinos na Serra de Água, os criadores de gado estão zangados porque alguém desligou os chips dos GPs implantados nos cornos da cabritagem, e perdendo os animais os sinais orientadores do satélite, entraram de uma forma suicida em terrenos alheios, o que os levou a serem impiedosamente massacrados pela guarda. Esta forma tecnologicamente avançada de pastoreio ordenado tem estes contratempos, mas segundo o Presidente da Associação de “Pastores”, o problema vai ser resolvido por uma pessoa que “admiramos muito”, o sr. Prof. Paulo Cafôfo, em quem “deposito esperança de ser o novo presidente do executivo regional”.  

Esta admiração dos criadores de gado por Paulo Cafôfo e Miguel Gouveia nasceu à volta de uma panela de cabrito guisado confecionada este verão nas serras de Santo António, onde os excelsos autarcas prometeram defender os interesses desta associação e dos seus animais ruminantes. Aliás, como o “desgoverno social democrata” não facilita as coisas, Paulo Cafôfo já está a preparar o Parque Ecológico da Cidade (zona do Areeiro) para receber rebanhos de cabras dirigidas e ordenadas por drones, a partir de uma central de comando instalada na empresa municipal Sociohabita: 
- Alô! Alô! Atenção Bode Glésia, não coma essa folha de vinhático! Por favor, sr. Bode, não se atreva! É uma planta protegida da nossa Laurissilva e se o senhor mordiscar mais uma vez esse grelo, leva um choque de 3 mil volts.  
São estas indicações e avisos que estão a ser experimentados com grande sucesso na Sociohabita e que estão a levar os funcionários ao rubro, pois enquanto o novo presidente se distrai com o cabredo na serra, eles vão gerindo o património habitacional camarário sem ninguém a atrapalhar.  

22 comentários:

Anónimo disse...

O animal que vai atrás não entrou de bicicleta na Câmara mas de BMW.

Anónimo disse...

E se fosse só as ovelhas e cabras... Nos últimos tempos é só inícios de incêndios, incluindo em dias de chuva! Os nossos pastorinhos são o novo braço armado de Cafofo, nesta política de terra queimada.

Anónimo disse...

Os cabreiros (meia dúzia de patusqueiros liderados por um cacique de nome Beija Ovelhas)são tão burros que nem se apercebem que estão a ser usados pelo Cafofo para ganhar uns votos! Vamos ao novo PDM do Funchal, e vemos que nas zonas altas do Funchal o gado continua proibido, aliás, de forma até mais restrita quee anteriormente! Quero ver a cara deles quando se aperceberem disto! Tansos

Anónimo disse...

Não sei qual o problema de o gado ordenado pastar no parque ecológico? garçolas que já fartam!

Anónimo disse...


se alguém maltratar um cão ou gato vem os "fecebookianos" invadir a net a defender os animais( e bem) agora que mataram dezenas de caprinos ninguém diz nada, será que não são animais com mesmo direito de viver??!!

Anónimo disse...

Moral da história///// O bode fugitivo anda a "monte"mas está perto de fugir por uma ribanceira.

Anónimo disse...

estou a ver essa manifestação estará repleta de sindicalistas , bloquistas , comunistas , Gauleses , PS e talvez aparece 2 que se dizem pastores mais na realidade são adeptos é de patuscadas na serra

Anónimo disse...

O editor desta crónica nem o Rarissimas consegue dar cura, o homem termina o ano e começa o novo com o Professor Cafofo na mente, julgo que nem o João de Deus consegue resolver.

Anónimo disse...

E Parque Estacionamento para os Cabritos? Temos aqui uma nova oportunidade de negócio para explorar. É uma questão de adaptação para o lado leste da cidade.

Anónimo disse...

Anda prá qui um amigo dos animais que também acha bem 50 cães numa casa, no meio de vizinhos, sem quaisquer condições.Em vez de matar as cabras a guarda devia de oferece-los a esses que foram para a frente do tribunal, eles que levem para casa para pastar nos jardins e nas fazendas deles.

Anónimo disse...

Comentador das 12:40. Eu também tenho direito à vida e não quero cabras lá em cima a pastar fora de zona, a colocar em risco a minha segurança quando chover e as cabrinhas tiverem comido a vegetação que segura a terra nas serras.

Anónimo disse...

E lá vai o Glésias a caminho do parque. LINDOOO!..

Anónimo disse...

O P. Cafofo é um populista do pior que há. Anda a prometer coisas que ele próprio pode resolver. O Canha tocou na ferida, porque não ajudar os pastores e soltar o gado no Parque Ecológico do Funchal?

Anónimo disse...

O presidente desta associação se fosse inteligente veria que está a ser comido pelo Cafofo e Miguel Gouveia. Então ele não sabe que os dois têm a chave da serra do Areeiro, é só abrir o portão e toca a soltar o gado.

Anónimo disse...

Os cabreiros são burros que nem portas. São enganados por todos com a ingenuidade duns anjinhos.
Que totós.

Anónimo disse...

Numa reunião de Câmara, o Cafofo disse que era contra o gado solto na serra, mas para mamar votos diz outra coisa fora e assim vai enganando os parolos.Bem feitos, os pastores foram comidos pela raposa!

Anónimo disse...

Adoro ver o Glesias encavalitado atrás do homem de cor (sou um tipo politicamente correto...ha,ha...)mas nesta foto não vão para o parque ecológico, vão para a Quinta Vigia...

Anónimo disse...

Os cabreiros são tão enganados como foi o povo do Funchal, que acreditou que o Cafofo mentiroso ia ficar na Câmara como tinha prometido mas afinal quer tacho no governo. A dentuça sorridente dele não me engana mais...

Anónimo disse...

13,35h
Ainda está a doer, e em 2019 vai doer mais.
Convém já ir mudando as mentes aos poucos. A partir de 2019 vamos saber toda a podridão em que a Madeira tem vivido e o Governo Central vai ter de ampliar urgentemente o Estabelecimento Prisional da Cancela.

Anónimo disse...

Os pastores já viram bem o PDM do Funchal? O Cafofo com o chefe Iglesias está a enganar estes amigos das cabritadas na serra.

Anónimo disse...

Nunca vi a coisa mais desprezível que é o Cafofo e o Miguel Gouveia a defenderem o gado na serra e nas reuniões da vereação dizerem ao contrário aos colegas. Esta gente não presta!!!!!!!!

Anónimo disse...

e o Professor Raimundo calado , deve ainda estar com medo das ameaças que os pseudo pastores lhe fizeram