Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Pequena Ilha mais uma vez a saque


Porto Santo de Verdade,
a verdade da areia

Há um dito popular sobre o que fica na mesma quando as moscas mudam, mas o que dizer quando percebemos que não só temos mais moscas como o que as atrai piorou, tanto na quantidade como no “aroma”?

Depois da chuva de brindes, promessas e frases feitas de Setembro, eis-nos, de novo, em Janeiro. E, pelos vistos, as promessas de uma postura mais assertiva perante o nosso vergonhoso isolamento, promessas de um “bater no peito” que faria corar de vergonha os majestosos gorilas na bruma, lá se juntaram a todas as outras, no monte onde voam, felizes, as moscas.
Como se não bastasse tudo aquilo que está a saque na nossa terra, lá vamos nós, alegremente e sem pio, delapidar e desperdiçar mais um bem essencial do nosso património: os inertes. Não me refiro ao Presidente da Câmara e aos outros quatro vereadores, despidos de pensamento crítico e preocupados em passar o seu mandato por entre os pingos da chuva, mas sim às areias da nossa terra, a parte “Dourada” da expressão “Ilha Dourada”. Porto-santenses, a proposta da Câmara Municipal de suspensão do PDM não é um equívoco. É, sim, a primeira amostra do que serão os próximos quatro anos. Enquanto uma mão distrai com, por exemplo, uma Taxa Turística, a outra age pela calada, para não percebermos, a tempo, as consequências dos erros praticados. Mas outra coisa não se pode esperar dos “iluminados” cujas campanhas foram feitas sempre com um dedo apontado aos “podres” alheios, nunca reparando para onde os outros quatro dedos apontavam. Fazem as trapalhadas por baixo do nosso nariz, mas esquecem-se que, quando produzem material apropriado para as moscas, o nariz é, normalmente, o primeiro a saber.

Os cinco dedos desta “mão marota”, vereadores eleitos para defender os interesses do Porto Santo e dos porto-santenses, preparam-se para deixar uma “dedada” irreparável na nossa terra, seja por actuação iludida ou por omissão de crítica.

Srs. Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, pergunto-vos: tem cabimento apresentar uma proposta desta importância, para não falar do Orçamento, numa reunião de Câmara que não só não foi aberta ao público como não mereceu qualquer tipo de publicidade, seja por convocatória ou edital? Ao arrepio de qualquer parecer técnico, da vontade das autoridades regionais, ou até, pasme-se, da pura lógica, já que tanto se anda a encher a boca com a “Reserva da Biosfera”? E não serve de nada vir dizer que se convocou uma reunião pública. Marcar uma reunião para as 9 da manhã de uma Quarta-Feira (dia 17 de Janeiro) não é abrir a discussão ao público, é querer lavar as mãos da responsabilidade. Deve ser por isso que convidaram quem anda a fazer sabonetes com a areia local. Se é este o juízo demonstrado pelo Sr. Presidente nas matérias em que os outros vereadores podem votar, imagine-se o que vem aí com a “rédea solta” que lhe foi dada com a delegação de poderes na sua pessoa, um “cheque em branco” passado com o aval do vereador José António Castro.

Sr. vereador eleito pelo “Mais Porto Santo”, pergunto-lhe: Há um laranjal a querer brotar de dentro de si e não avisou ninguém? Quem lhe confiou o voto, pensou que ia acabar com os avales “a fundo perdido”. Mas, depois das votações das reuniões de Câmara de 19 de Dezembro e 9 de Janeiro, pelos vistos, os avales do presente estão a desembarcar no mesmo porto de abrigo dos do passado.

Srs. vereadores eleitos pelo PS, pergunto-vos: os últimos quatro anos não ensinaram nada? É este o conhecimento autárquico que o ex-Presidente da Câmara Municipal pretende transmitir às autarquias que requeiram os seus préstimos? Em todo aquele floreado da declaração de voto produzida, não encontram um único argumento que impeça a vossa conivência? Sim, abstenção é conivência! Esta é uma lição que o bolso de quem se absteve perante as patranhas do último mandato, chumbadas pelo Tribunal de Contas, aprendeu, de forma dolorosa.

De que serve aprovar uma Taxa Turística se, antes da mesma render o primeiro euro, dermos cabo do turismo? Aprovada a proposta pela Câmara, cabe aos membros da Assembleia Municipal demonstrarem iniciativa e aproveitarem a oportunidade para apagar a má imagem deixada na primeira reunião, em que tanto tempo se perdeu com os preciosismos do Regimento. As reuniões da Assembleia Municipal vão passar do 80 ao 8, da guerrilha à submissão? A Assembleia Municipal fiscaliza a Câmara Municipal, não é a carneirada dela.

E onde anda o Sr. deputado que, supostamente, nos representa na Assembleia Regional? É tão inútil no Parlamento como a dirigir a concelhia local? Caso não tenha percebido, ter menos votos do que na eleição de 2013 significa que a Câmara não foi ganha pelo mérito do candidato e do seu programa, mas sim porque a vossa porcaria fede menos do que a dos outros. Está na hora de tirar o nariz do ecrã do telemóvel enquanto se discutem os assuntos importantes e de merecer o principesco ordenado que recebe. Há gases inertes, mas não é suposto estar cheio de gás inflamável? Todos os actores políticos locais e regionais ainda vão a tempo de recolher informações sobre o possível impacto desta proposta. Consultem os operadores turísticos e procurem saber o impacto das nossas belezas naturais no turismo que nos procura. Falem com actuais e antigos técnicos da Câmara e procurem soluções alternativas.

Todos vós deveis agir em respeito da responsabilidade que vos foi confiada. Está em jogo não só a erosão da nossa imagem de marca turística como, também, a erosão da confiança que os portos-santenses (cada vez menos) têm nos seus representantes.

* Grupo de cidadãos porto-santenses

46 comentários:

Anónimo disse...

Este senhor até pode ter razão em tudo o que, o problema é se manter sempre no anonimato. Se realmente quer defender o Porto Santo, tem de se candidatar a cargos onde possa intervir e corrigir o que está mal. Tem de sair da zona de conforto onde está. Não se esqueça que os eleitos é que decidem, mesmo que estejam comprados. Homem candidate-se a alguma coisa, nem que seja à associação mais próxima, ou a lider de um grupo de Porto Santenses interessados, mas dê a cara, porque assim não ajuda o seu querido Porto Santo.
Tem medo de quê?
João Silva

Anónimo disse...

É degradante! Eu até já tenho saudades do mandato do Menezes! Fez ajustes diretos, sim, mas ao menos não destruiu o futuro da ilha!
É uma vergonha o que se preparam para fazer com aquela zona, extraindo areia para construção quando há outras alternativas!
É preciso pensar porque razão convidaram logo o engenheiro dos sabonetes e não o dr. Mário Cachão?
Eu não votei PSD, nem no Castro, nem no PS...mas caramba salvemos o Porto Santo!
O que vamos deixar aos nossos filhos?
Vá,pensemos no que é preciso fazer para impedirmos este saque!!!!!!
Isto não pode ficar assim...
Vamos deixar estragar esta ilha?

Anónimo disse...

A minha última esperança vai para a assembleia municipal. Que aquela gente tenha juízo...

Anónimo disse...

É fácil minha gente... É não passar na assembleia municipal!

Anónimo disse...

Não poderá ter sido uma dama a redigir este texto ou um conjunto de senhoras?
Eu acho que escrever tb é uma forma de intervenção, tal como as canções e outros afins ..

Anónimo disse...

Eu já perdi a esperança.
A partir do momento que as pessoas se metem nos partidos regem-se pela mesma bitola, parece que deixam de ter pensamento próprio! Está tudo certo, se o partido quer! :'(

Um profeta acordado disse...

Eu admiro-me com Idalino: antes de ser político, trabalha com e para o turismo. Vai matar a galinha dos ovos de ouro?

Anónimo disse...

Pelo menos vão à Assembleia Municipal e intervenham no período antes da ordem do dia. Dêem a cara ssf. Saiam do anonimato e lutem pelo que acham certo.

Anónimo disse...

Aguardarei por quarta para tecer comentários quero perceber bem o que querem fazer. E dou a cara se for preciso

Anónimo disse...

É Viva A Sociedade Joselino ,Pedro Freitas, caldeireta e João Batista.
Idalino a ser comido de Cebolada.
Porto Santo de Mentira.

Anónimo disse...

Volta Menezes + Carlos Melim dupla espetáculo estão perduados.

Anónimo disse...

Ainda ninguém explicou direito o destino da areia.

Anónimo disse...

Em que zona vão retirar areia ?

Anónimo disse...

Isto não pode passar assim sem que ninguém faça algo!
Pressionem os deputados municipais porque é a última barreira...

Anónimo disse...

Não escolheram o iogurtes e o jacuzzi, tavam a espera de que!!!!!!

Anónimo disse...


Mas alguém no seu Perfeito Juízo trás para dentro da Capoeira a Raposa ?
Então o Eng João dos Sabonetes não é INTERESADO na extração de Areia ?
Não é o Vereador Pedro Freitas Sócio do Principal interessado na extração da Areia ( caldeireira ) ?
Uma VERGONHA.
O Menezes Deu Menos nas Vistas do que Vocês.

Anónimo disse...

Anônimo das 08.05. o distino da Areia ?
Para fazer sabonetes.

Anónimo disse...

Agora é que vamos ver de que "massa" são feitos os membros da Assembleia Municipal porque este Levantamento do PDM para o Eng João Dos Sabonetes aproveitar mais a Sociedade Pedro Do jacuzi / caldeireta só acontece se a Assembleia Municipal aprovar logo vamos estar aqui para ver a " DIGNIDADE " especialmente da Senhora Presidente da Assembleia para não Premitirem este atentado Ambiental, este autêntico Crime contra o maior Tesouro do Porto Santo.
A Ver Vamos.
Tenham Coragem falem verdade.

Anónimo disse...

Ao ponto a que as coisas chegaram... Um geólogo a defender a extração de areias. Qualquer coisa não bate certo.

Anónimo disse...

Tenham Calma. Não é por retirar algumas Toneladas de Areia que o Porto Santo vai deixar de ser Porto Santo.
O Menezes o tal dos Ajustes Diretos, a aguardar que o Tribunal de Contas apresente o que foi mal feito em 2015 2016 e 2017, para decidir se o Menezes vai mudar de residência.
Agora dizerem que o Carlos o russo e o menezes o merda deveriam voltar, muito sinceramente, já esqueceram as trapalhadas que estes dois artistas cometeram?
Já o castro o licenciado em falências está a fazer o seu trabalhinho, para ver se consegue um Tacho Remunerado, porque os que o apoiaram já acordaram e entendem o que a casa gasta.
Que venha o João Batista e esclareça tudo o que alguns Profetas desconhecem.
Tenho Dito.

Anónimo disse...

Cá para mim o eng Alcides o tal que percebe de tudo deveria explicar à sociedade quantas toneladas de areia é que podem retirar para que não falte areia num futuro próximo.

Anónimo disse...

Muito bem dito e muito bem escrito.Não deixem dar cabo do Porto Santo! Os cidadãos têm de mostrar o seu descontentamento. A participação em democracia, não se esgota no voto e no dia do voto.Os cidadãos têm de estar atentos ao que os eleitos fazem e revoltar-se se assim entenderem perante o que vão vendo.
Quem é eleito, é eleito para servir a causa pública e o bem público.Os eleitos têm de saber que é isto que o povo espera.

Anónimo disse...

Não sei quem escreveu mas acertou, pois quem realmente manda é de facto aquela a quem chamam de Mosca e os Tomatinhos, todos comandado pelo mestre Jocelino.

Anónimo disse...

Tá tudo de volta à normal, até o bar do parque!!!!

Margarida disse...

O destino já está mais do explicado anónimo das 8:05! É para a construção!
O que não está explicado são os impactos que a extração de areia naquele lugar irá ter no futuro da ilha e no ambiente!

Anónimo disse...

Onde estão os autoproclamados "defensores" do Porto Santo: Hugo Nóbrega, Ana Fátima, pessoal do ex-Somos Porto Santo,pessoal do ex- Porto Santo Sempre, Tiago, João Rodrigues?!
Nestas ocasiões é que se vê quem ama verdadeiramente esta terra!

Anónimo disse...

Mas que areia? Sou da Madeira e vou muito a Porto santo. Gostava de saber.

Anónimo disse...

Infelizmente, tem toda a razão! Cambada de chulos! E nós a pagarmos salários a esta gente com os nossos imoostos! Pagamos para nos destruirem o património geológico e outros afins!

Anónimo disse...

Oxalá tenha razão. Veremos a fibra desta gente! Veremos se têm "tomates"...
Mas, eu penso que sào todos caes amestrados.

Anónimo disse...

Há qualquer coisa mal aqui nesta "história"!
De qualquer modo, o ilustre Mário Cachão, profundo conhecedor da realidade porto-santense e destes problemas, já veio a público afirmar que já deu alternativas para a extração de areias sem lesar o património geologico, alternativas essas que são um pouco mais caras, mas que não comprometem o ambiente, nem o futuro da ilha!
É estranho que o engenheiro Batista vá fazer uma sessão de esclarecimento acerca desta matéria! Não sei o que ele dirá sobre isto, mas se defender a extraçao de areia nos Mornos, zona do Varadouro, então, meus caros é que foi bem pago, a peso de ouro! Não há outra explicação!

Anónimo disse...

Optimo, venha essa areia para a Praia Formosa e assim fica cumprida uma Promessa do Miguel Promessas Falsas.

Anónimo disse...

O Povo já percebeu, mas agora é tarde!!!!!

Anónimo disse...

Quem andou a escrever que vá À sessão de esclarecimento e que dê a cara. Já agora sabem quem pagou o estudo da retirada da areia? O Ex-Presidente da Camara, o Menezes, mas não colocou o plano em vigor porque o seu vice-presidente Carlos Melim tinha interesse de vender só a sua areia, impedindo os outros empreiteiros de trabalhar. Este é que é o Segredo Mais bem guardado!

Anónimo disse...

20,19h
Nós Funchalenses agradecemos imenso, só não sei se o SOUSAS está de acordo, é que assim vão diminuir as viagens marítimas e estadias nos seus hotéis.

Anónimo disse...

De certeza que o Eng.João Batista, não alinha em práticas lesivas do ambiente.
É possível usar areias, sem lesar o património.

Anónimo disse...

Só esperando para ver isso...só tenho pena de não poder participar na sessão...à hora que é, quem trabalha em "horário normal", torna-se impossível comparecer...

Anónimo disse...

Podem retirar areias do fundo do Porto de Abrigo. Fazem um favor à navegação ao dragar. E aproveitam a areia.

Anónimo disse...

Mas isto vai de mal a pior?
Depois do Menezes, que se fartou de mentir, arranjar confusões e dar dinheiro aos amigos, agora vêm estes irresponsáveis, vendidos e incompetentes.
600 anos depois o Porto Santo precisa de ser refundado!

Anónimo disse...

Como pode o Pedro do jacuzzi votar nesta questão do levantamento do PDM para extração da Areia quando é interessado diretamente devido a sua Sociedade que tem com o Maior vendedor de Areia no Porto Santo, o Caldeireta ?
Devia ter pedido escusa de votar.
Uma Verdadeira Delícia, avança Menezes e denuncia esta Situação ao Ministério Publico.

Anónimo disse...


Amigos Portossantenses.

É Preciso Saber de quem são os Seis Terrenos além do terreno da Câmara onde foi suspenso o PDM e aí vão perceber o porque deste levantamento do PDM .
Investiguem.
O Gangue da Areia agradece.

Anónimo disse...

Levaram o Sócio do Caldeireta e do Joselino para a Câmara estavam a espera de Que.
Toca a Vender Areia.

Anónimo disse...


O Jocelino é sócio do Pedro Freitas e do Caldeireta ?

Anónimo disse...

Gostei muito destes comentários mas ainda não vi ninguém falar da secretária regional Dra. Susana Prada. Será que o Pestana vai construir o novo hotel?

Anónimo disse...

A Assembleia Municipal é que tem o poder, pressionar os Deputados Municipais. As pessoas têm que estar atentas às Assembleias Municipais.

Anónimo disse...


Então Sr. António Seroido não comenta ?
Não critica ?
O Castro não deixa ?

Anónimo disse...

E outras questões as casas típicas de Porto Santo sao património vejam a olhos de ver uma deitada abaixo junto do restaurante gazela!