Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018


Savoy – o grande embuste





Gil Canha

Ontem, dia 24 de Janeiro, fiquei extasiado ao ler no nosso boletim municipal, leia-se Diário de Notícias, uma reportagem vergonhosamente branqueadora intitulada: “Câmara do Funchal levanta embargo ao Savoy Palace”.
Desde 2008 que tenho sido um feroz opositor à construção daquele horrível mamarracho, aliás, em 2009, e como já escrevi neste espaço, eu mais o dr. Baltasar Aguiar fomos à célebre reunião pública da Câmara que se preparava para licenciar este “caixote de cimento”, e em frente a todos os vereadores abrimos uma tarja onde estava impresso o “monstro de betão”, no intuito de os chamar à atenção para a aberração que estavam prestes a aprovar.  
Na altura, ficaram todos envergonhados, e o único que abriu a bocarra a defender o mamarrachão foi o vereador Ricardo Vieira, na altura advogado dos promotores. (É interessante que, nesses tempos, o sr. Paulo Cafofo e o sr. Miguel Gouveia, atualmente uns destemidos fanfarrões  na defesa da cidade, não se tenham manifestado contra esta horrível bosta de cimento, nem mesmo o sr. José Prada, com os seus posteriores textos vira-latas).
Em finais de 2013, quando assumi funções de vereador do Urbanismo, fui sondado por Paulo Cafofo no sentido de viabilizar o projeto, ao que respondi: - Só sobre o meu cadáver! – E o presidente retorquiu: - Mas vamos ficar ali com aquele buraco?! – Eu repliquei, - mas já viste o projeto? Aquilo é uma loucura, é melhor ficar ali o buraco até se decidir o que se fazer com aquilo!.. 
Mais tarde, vim a descobrir que Pedro Calado e outros emissários do sr. Avelino Farinha andavam a sondar a autarquia para saber se havia condições para revalidar a licença do Savoy. E só com a garantia firme de Paulo Cafofo em revalidar a licença é que o sr. Avelino se lançou na “aquisição” do quarteirão do Savoy ao falido BANIF - ou alguém é suficientemente idiota para acreditar que o esperto empreiteiro da Calheta se iria abalançar numa aventura daquelas sem a sólida garantia da Câmara cafofiana?
Por mais sabão branqueador que o DN, de Mr. Blandy, deite para lavar as mãos de Paulo Cafofo neste malfadado processo, o certo é que o atual Presidente da CMF tem tanta responsabilidade nisto como tem o estroina do dr. Miguel Albuquerque. Aliás, a determinação de Paulo Cafofo em facilitar e satisfazer o sr. Avelino é tão grande, que deixou propositadamente caducar o caríssimo processo de classificação de interesse municipal das belas Moradias da Av. Do Infante, da minha autoria e aquando da minha vereação, que além de salvaguardar a integridade arquitetónica das mesmas, dava cabo por força da lei, e por “arrasto”, do projeto do Savoy. 
Quando o sr. Miguel Albuquerque e o sr. José Prada de Carácter Agachado me acusam farisaicamente de nada ter feito para bloquear o monstro, aqui está a resposta. Aliás, uma das razões que levaram Paulo Cafofo a me retirar os pelouros de vereador foi precisamente por causa desta “coelheira de betão” e também porque eu e os outros vereadores defenestrados não alinharam na corrupção e nos altos favorecimentos que Paulo Cafofo pretendia. (Esses misteres deixamos para a Caldeirada, para o Cubano cantor e para o bando indescritível dos cafofianos oportunistas semianalfabetos)    
E como as pessoas têm memória curta, não há sabão nem poço-de-lavar neste mundo que branqueie aquilo que Cafofo disse  numa entrevista que deu ao DN, a  12 de Dezembro de 2015, Pag. 19, onde manifestou o seu “regozijo pelo facto do grupo Siet Savoy ter sido vendido ao grupo AFA, o que na sua ótica vem resolver um problema muito grande” ;  “também deseja que a obra comece em breve (…) e garantiu que a autarquia acompanhou todo o processo, concretizado ontem, e que se empenhou na parte da simplificação dos procedimentos”. O nosso Pinóquio não desarmou e, eufórico, disparou: “Estamos, neste momento, em condições de ter o hotel Savoy novamente erguido, o que é importante para a nossa economia”. 
No entanto, o maior embuste do sr. Prof. Paulo Cafofo deu-se em Agosto do ano passado, quando numa manobra engana-vilões secundada pelo DN, de Mr. Blandy, o nosso fanfarrão autárquico anunciou que tinha EMBARGADO parcialmente a obra do Savoy, para dar a entender à viloada e ao Ministério Público (existe um processo a decorrer) que não estava para brincadeiras e que ele (Paulo Cafofo) era uma espécie de Marquês de Pombal castigador, que não tolera desmandos aos poderosos. 
Mas duma forma leviana e até na minha opinião criminosa, o sr. Paulo Cafofo “esqueceu-se” de referir um dado muito importante detetado pela fiscalização municipal em Agosto de 2017, em que o sr. Avelino aumentou a área bruta máxima de construção dos 66.617,53 m2 aprovados para 70.093,00 m2, aumentando assim este colossal bisonte em mais  3.475,47 m2.  Este aumento “pato-bravesco” deu-se essencialmente para os lados, um ligeiro aumento na cobertura, construção de mais um piso intermédio e uns acrescentos numas edificações secundárias na Rua Imperatriz D. Amélia. Se fosse uma casa dum desgraçado das zonas altas, o sr. Cafofo embargava tudo, mas como é uma obra do sr. Avelino da Calheta, o sr. Cafofo montou o seu teatrinho do faz-de-conta, e com ajuda do boletim municipal de Mr. Blandy, anunciou a quatro ventos que tinha feito UM GRANDE EMBARGO, mas parcial, nos tais acrescentos na Rua Imperatriz D. Amélia, quando deveria ter sido um EMBARGO TOTAL, pois o mamarracho “engordou” para todos os lados. E como em todas as comédias, o último ato desta ópera bufa cafofiana deu-se ontem, com a fanfarronada autárquica a anunciar no SEU DN que o “terrível” e “avassalador” embargo cafofiano tinha sido levantado (quelle horreur!)  e que tinham sido finalmente aprovadas as alterações ao projeto. 
E para enganar ainda mais a viloada, a peça branqueadora de ontem ainda remata: “A CMF procurou assegurar o máximo de contrapartidas a favor das áreas públicas para usufruto da população de modo a compensar o impacto da volumetria do edificado”. 
Estes aldrabões compulsivos são de tal maneira uns oportunistas maquiavélicos que escondem que essas áreas já estavam há muitos anos notarialmente salvaguardadas (Departamento de Concursos e Notariado da C.M.F., livro 143, pag. 65 até pag. 68.) no contrato de “Cedência de Seis Parcelas de Terreno que irão constituir Servidão Pública” firmado a 29 de Setembro de 2009, entre a CMF e a Soc. Imob. de Emp. Turísticos – Savoi, SA . 

   Gil Cada Vez mais Ressabiado Canha

52 comentários:

Anónimo disse...

Cafôfo e Pandilha, Lta. conseguem ser tão sórdidos e maquiavélicos que a vilhoada nem percebe, até porque têm sempre a cobertura de alguns órgãos de comunicação que se escusam de fazer um trabalho sério, idóneo e imparcial. Esta terra vai no mau caminho...

Anónimo disse...

Se isto se passasse num país decente, de uma Europa civilizada, o srº cafôfo já tinha perdido o mandato e provavelmente já estaria preso, juntamente com o vereador com o pelouro das obras! Mas como tudo isto se passa numa república das bananas, tipo Haiti, Ruanda, ou Guiné-Equatorial, aqui não se passa nada, e a justiça continua na sua longa hibernação!

Anónimo disse...

Se a área bruta máxima de construção dos 66.617,53 m2 aprovados passou para 70.093,00 m2, aumentando assim em mais 3.475,47 m2, então os valores de areas definidas no "Contrato de Urbanização" que foi estabelecido entre a CMF e a Siet Savoy ,com base na perequação compensatoria do "Plano de Urbanização do Infante" serão diferentes, logo o atual promotor tem de pagar mais ao municipio, em numerário ou espécie...

Anónimo disse...

o Dr Gil Canha ja foi proficuo em Accções Populares para escandalos urbanisticos, o que lhe impede neste caso ? esta na cara que houve aumento das areas de construção relativamente ao plano urbanistico aprovado anteriormente e por si chumbado...

Anónimo disse...

À espera da comunicação social madeirense para saber das aldrabices e corrupção que graça na administração pública é melhor esperar sentado para não se cansar! A comunicação social madeirense controlada pelos grandes interesses através da publicidade é outro cancro da nossa sociedade! É por isso que esta podridão vai continuar!

Anónimo disse...

Por mim o mamarracho deve ser demolido e os culpados castigados!

Anónimo disse...

CMF: Câmara Municipal de Falsos. As obras nunca pararam. O Embargo não existiu. O artigo do Diário é apenas mais um insulto ao jornalismo.

Anónimo disse...

Aos poucos vamos conhecendo de que massa é feito o Cafofo.

Anónimo disse...

E também vamos conhecendo a política de Albuquerque e Pedro Calado...não fosse o dono do embuste o seu anterior ( ou atual!) patrão !

Anónimo disse...

Cuidado com as ofensas ao Haiti, Ruanda e Guiné-Equatorial. Estamos muito longe desses países (em quilómetros). E mais não digo.

Anónimo disse...

A violada já há muitos anos que é enganada. Temos vários mamarrachos junto ao mar. Os políticos e os patos bravos enganaram tão bem a viloada que até se deram ao luxo de ocupar o domínio público marítimo construindo grandes hotéis e empreendimentos em áreas que deviam permanecer públicas. Fecharam a cidade bloqueando as vistas e os acessos ao mar. Os madeirenses têm que começar a pensar seriamente em recuperar o espaço que os tubarões da Mamadeira têm roubado à população. Deve-se pensar seriamente em sanear esta terra e começar a demolir todos os mamarrachos que pululam e prejudicam a cidade e seus habitantes.

Esse mamarracho é um aborto arquitetónico. Podem começar por esse. Ele que venha abaixo. Quando é que ele vai ser demolido? Ou vamos continuar com uma justiça que não funciona? Será que temos que continuar a ter por cá alguns intocáveis a poder fazer tudo o que querem com total impunidade?

Anónimo disse...

Todos a bater com toda a justiça no Cafôfo e ninguém repara na crítica a Ricardo Vieira (à altura , advogado do então promotor e simultaneamente vereador) e Albuquerque.
Negociaram uma trampa de um terreno no Pico das Romeiras para a licença!! Isso o "sr. José Prada de Carácter Agachado" não mencionou, o súbito interesse deveu-se aos interesses de um familiar num grupo hoteleiro concorrente?
O mamaracho tem pai, mãe e o Cafofo é o parteiro

Anónimo disse...

E o sr. Gil Canha esqueceu-se de falar de uma coisa grave: o sr. Presidente Paulo Cafofo licenciou 60 espaços comerciais no Savoy sem pensar nos lojistas da nossa cidade que estão a morrer à fome.

Anónimo disse...

Cadê esse "sr. José Prada de Carácter Agachado" que andava sempre a falar do Savoy e a criticar o Cafôfo? Ah pois mas isso era antes das autárquicas. Agora não pia. Essa é a parte mais nojenta que tem a política. Em vez de serem deputados para defender o povo, são deputados para meter ao bolso um salário de jackpot e só abrirem a boca quando dá jeito ao partido. Das culpas no cartório que teve o Albuquerque esse "de Carácter Agachado" também nunca piou.

Anónimo disse...

Hehehe.. quando o monstro estiver cheio de turistas aquilo é que vai ser uma m€rd@. No Verão já temos tido problemas com a qualidade da água do mar em grande parte devido à elevada ocupação turística dos últimos anos. A capacidade de tratamento de águas residuais existente não é ilimitada. Quando se juntarem à obra mais de 1100 turistas, a obrar, diariamente, aquilo é que vai ser obra, mas é no mar.
Vão ver como nessa altura se vai voltar a falar da falta de qualidade da água do mar, de demasiados coliformes e de estreptococos fecais. Espero bem que a ganância dos "Donos da MaMadeira" não deitem tudo a perder e que não estejam a minar irreversivelmente a qualidade do destino Madeira com estes monstros de betão.

Anónimo disse...

Eu tenho um terreno em S. Martinho também posso fazer um Savoy mais pequeno sr. Cafofo?

Anónimo disse...

Se fossem demolir o mamarracho, tinham de criar um novo aterro de inertes na baixa do Funchal.

Anónimo disse...

E o Monaco Sr Gil Canha como vai ser? Vamos já embargar aquilo.

Anónimo disse...

Para aterro não que já não tem mais espaço para aterros na baía do Funchal, mas sempre podem demolir o mamarrachão e aproveitar os detritos para enfiar no prolongamento do molhe da pontinha. Assim a região poupava em betão, já não era preciso andarem lá fora a pedir mais 500 milhões para se endividarem mais ainda.

Anónimo disse...

Oh senhor mal Educado Gil Canha, por acaso consegue desmentir alguma verdade dita pelo Dr Prada (tudo matéria jurídica de relevância que o senhor Ex barrados Canha não percebe como é claro)? Claro que não consegue, só disse a verdade... E também disse que o MA podia não ter dado licença.

Anónimo disse...

Sr. Gil não faça barulho por favor, deixe o vilões rebentarem com isto porque eles adoram edifícios altos como Nova Iorque para serem a Singapura do atlântico dos broquilhas.

Anónimo disse...

Vejam os comentários dos estrangeiros sobre este Monstro neste blogue.

https://www.madeiraislandnews.com/2017/09/savoy-final-height.html

Ainda bem que está em inglês para os vilões não sujarem isto!

Edgar Silva disse...

Um dia vamks ter de aumentar o Porto do Funchal será uma oportunidade para demolir o monstro e usar o entulho no aumento da pontinha...aproveite-se para enterrar junto todos os DDT rosas e laranjas...

Anónimo disse...

Qualquer cagadinha que seja feita nesta terra é logo criticada seja alta, baixa ou larga. Já está no ADN deste povo regional pegar com tudo e deitar bota abaixo, não fazem nem deixam fazer, são uns autênticos empata F.
Qual será o próximo, o Café do Teatro? Parece que eles já jogaram na antecipação e colocaram num letreiro dizendo, MAIS UM RENOVADO, sendo assim os renovadinhos não irão barafustar.

Anónimo disse...

Abro a minha janela e agora vejo palmeiras no ultimo piso do Savoy plantaram aquilo para disfarçar a javardice.

Anónimo disse...

Até pode ter alguma razão, mas distilando ódio com o seu resssbiamento ninguém o leva sério.
Não foi a sua berraria inconsequente que obrigou ou embargo. Foram os textos do Prada, juridicamente correctíssimos, que levaram a isso.
O que o Prada escreveu e você não quis perceber e que foi a Câmara onde você foi eleito que prolongou a licença em 2015. Se tem a coragem que apregoa, tivesse lá ficado como vereador (o Cafofo não o podia meter na rua) e votado contra a prorrogação da licença. Assim não haveria monstro.
A culpa não é sua, é do Cafofo, isso é evidente, mas com os seus textos escarniçados não ajuda a esclarecer. Dispara para todo o lado, não fica a culpas em quem as tem. Quase que acaba por branquear o principal culpado. Assim não vai a parte nenhuma, nem tão pouco engana a violada.
Está bem a tempo para apresentar queixa no MP. Há muita culpa da CMF e de Csfifo neste processo. Em não ter feito cessar a licença por suspensão de obras por mais de 6 meses, em ter permitido que a obra avançasse para além do projecto prorrogado em 2016. Tem pano para mangas!!! Vá pela calada. Não faça tanto estéril alarido. Tem mais a ganhar

Anónimo disse...

Aviso ao público: Decorre um processo judicial no MP por causa do Savoy. A justiça não está a dormir e garanto isto porque tenho amigos que trabalham lá.

Anónimo disse...

Durante largos meses a obra arrancou sem o logótipo da empresa, não se via nem nos tapumes, nem nas gruas. Os construtores nunca se esquecem do logótipo, principalmente quando são obras importantes. Que queriam esconder? Tinham vergonha de mostrar aos madeirenses que iam ser eles a fazer aquele monstro? Quem lá passasse nem sabia que a obra era do AFA. Agora que tem os pisos todos lembraram bem de encher aquilo de palmeiras para ver se disfarçam o impacto horrível que aquilo tem na cidade. Ainda não tinha acabado a fase do betão e já tinha lá palmeiras enfiadas nos últimos pisos. Pois!...

Anónimo disse...

gosto da minha terra e me dâ pena quando vizito a minha mãe e vejo as lages compridas desse hotel feio; eu trabalhei muitos anos em Nice mas mudei e estou a trabalhar no Monaco no Fairmont Monte Carlo Hotel; tem 632 quartos que é dos mais grandes do Monaco e eles agora já nã autorizem hoteles aqqui deste tamanho; só se fôr para arranjos; nã sei porquê falem de coisas sem o saber; O Virjilio de Santo antonio faz serviço aqui também e ele sabe que nã estou amentir

Anónimo disse...

O Jornal da Madeira está muito melhor em noticias contundentes que o Diário, quem diria?!.....

Anónimo disse...

Cuidado que agora o Sr Pedro Calado está no Governo e a música é outra.

Anónimo disse...

Das 23:11h
Está completamente enganado. Se aquilo fosse uma cagadinha não tinham pendurado palmeiras lá no alto nesta fase da construção. Nem aquilo é uma cagadinha nem os madeirenses são empata F que nada deixam fazer. Infelizmente os madeirenses têm sido é demasiado mansos e e deixam que façam deles gato-sapato. Os madeirenses têm deixado os mesmos tubarões de sempre rebentarem com a nossa cidade, têm deixado fazer demasiadas barbaridades no Funchal e na Madeira sem sequer protestarem. No Funchal não faltam exemplos disso. E alguns tontos, se lhes pagarem uns copos ou umas ponchas, ainda fazem o papel ridículo de aplaudir no fim, depois das porcarias serem feitas e quando abortos como esse são inaugurados.

Anónimo disse...

Tenho um tio que veio da América e quando viu o aborto do Savoy perguntou-me: Vocês estão loucos? Então eles fazem esta aberração e ninguém diz nada? O tipo que autorizou isto não vai preso? O Donald Trump fez umas torres em Atlantic City com pisos a mais e pagou milhões de dólares a cidade para não deitar abaixo o que fez sem licença.

Anónimo disse...

11,12h
Mais aquilo que se passou bem no centro da nossa cidade com a destruição do património das nossas Ribeiras e despejar betão por tudo quanto é lado num visual horrível aqueles travessões.
Para quando a plantação de Bungavillas afim de diminuir um pouco o visual horrível e inestetico daquele local?

Anónimo disse...

Ó das 23:11 se fosse o caso de não deixarem fazer nada os madeirenses já estavam mas era a exigir todos juntos a demolição imediata dessa grande cag*d*.

Anónimo disse...

Das 12,55
E aqui também aconteceu algo semelhante, o AFA pagou e até antecipadamente com uns Penhascos no Sitio das Romeiras no acordo inicial que fez com o Sr Presidente Miguel Albuquerque negociado através do Sr Advogado Ricardo Vieira.

Anónimo disse...

Há aqui um emigrante a explicar o que se passa no Mónaco e o que os grunhos dizem aqui não é verdade. Depois dos anos 80 há grandes mas grandes restrições no Monaco à construção, só reabilitação como em Lyon, Burges etc...

Anónimo disse...

O sr. Cafofo não me engana mais. Começo a ver que ele ainda é pior que os PPDas. Nunca vi o tipo a criticar os grandes, nem Avelino, nem Sousas, nem Pestana, pelo contrário, é só facilitar os grandes e lixar os pequenos com aquele sorriso engana cristos.

Anónimo disse...

Bem visto. Cem por cento de acordo!

Anónimo disse...

Felizardo! Assim até parece que vive num paraíso tropical!
Ainda lhe vão aumentar o IMI:

Anónimo disse...

Mas quem disse que o autor quer enganar a VIOLADA?
Força, Canha, que muita gente o apoia.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Com esta denúncia onde anda o MP? Deve actuar porque o Avelino mais o Cafofo meteram ainda mais metros a mais numa coisa que já era um aborto. Façam como a COSMOS fez na quinta do Lord.

Anónimo disse...

Cuidado ao passear na Av do Infante em dia de vento.

Ainda leva com uma dessas palmeiras na cabeça

Anónimo disse...

Das 06,54h
Isso foi no Porto Santo e na cabeça dos cubanos.

Anónimo disse...

Tenho pena de não vivermos num Estado islâmico, porque assim o pessoal mandava cortar as mãos aos imbecis que engendraram este penico gigante de cimento.

Anónimo disse...

18,09
Ficavamos logo sem Presidente e sem Vice-Presidente.

Anónimo disse...

Muito bem Canha! Só os vilões semianalfabetos é que acreditam na raposa cafiana

Anónimo disse...

E eu que andei nas Universidade sou um deles, ainda não tinha falado para os meus botões nem me visto ao espelho. Santa paciencia, como há pouco li atrás:
PAI, Perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem.

Anónimo disse...

Quando abrirem as lojas neste monstro vou ver os logistas do Funchal a carpir como velhas. Abaixo os lojistas antiquados exploradores!

Anónimo disse...

Há cada grunho a lançar impropérios contra as pessoas que mantêm o comercio tradicional e o casco histórico da cidade. Sem a zona histórica e sem as nossas paisagens a Madeira era um calhau no meio do mar. O Savoy é mais um prego do Cafofo para enterrar o pequeno comercio!

Anónimo disse...

09,30h
Neste caso o prego foi do Presidente e do Vice-Presidente que agora estão novamente juntos a fazer dupla, o seu a seu dono nada de alterar a paternidade, os cuidados da criança(monstro) é que depois foram entregues a outros, mas isso é outra história.
Quanto a abertura de uma nova Galeria de Lojas de alta qualidade, não estou a ver o espanto, não querem concorrência isto já vamos no ano de 2018?
Sinceramente adaptam-se e deixem de viver na zona de conforto em que até agora viveram, os tempos estão a mudar e depois o Cliente é que decide.