Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de março de 2018



NOTA DE IMPRENSA CONJUNTA


EURODEPUTADA CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIAR
GRUPO PARLAMENTAR DO PSD NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA
DEPUTADOS DO PSD NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA



Funchal, 8 de março de 2018 – O Ciclo de Conferências promovido pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, com as presenças do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira e dos deputados do PSD/M na Assembleia da República, nos dias 5 e 6 de março, com diferentes representantes de instituições europeias, permitiu identificar os problemas que a Região enfrenta e sinalizar as oportunidades no contexto europeu.

A visita de trabalho contou com encontros com Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, com o Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, Embaixador Nuno Brito, com representantes da EURODOM, consultora especializada em assuntos das Regiões Ultraperiféricas, e com a Comissão Europeia, nomeadamente com a Direção-Geral da Política Regional e Urbana, unidade RUP, a Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas e o Comité das Regiões.
O conjunto das principais reuniões transversais assentou nos principais temas para a Madeira, como a Agricultura, os Fundos Europeus, a Investigação e a Inovação, a Economia Azul e as Pescas, o Turismo e a Política regional, que resultaram numa excelente oportunidade para sentir o pulsar da política europeia nestas matérias de interesse regional.
A importância do Estatuto das RUP, foi uma das prioridades nestes encontros, tendo em conta as especificidades das regiões insulares, sobretudo ao nível das suas características geográficas e do seu distanciamento dos centros de decisão europeus, reforçando a discriminação positiva a estas regiões.
O enquadramento do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), pós 2020, cujo primeiro documento deverá ser entregue no início de maio pela Comissão Europeia, esteve também em foco nas várias reuniões, existindo alguma expetativa relativamente à posição da Comissão Europeia sobre o Memorando das RUP.
Destacamos dos encontros, os seguintes temas:
Na reunião com a EURODOM, ao nível do dossier da Banana, foi afirmada a necessidade de serem mantidos os apoios aos produtores insulares, como forma de salvaguardá-los relativamente à ameaça de países terceiros, que excedem as suas quotas de importação

na UE e que ficam impunes às respetivas sanções, tendo sido, igualmente destacado, pela EURODOM o papel fundamental da GESBA no apoio a este setor.
No encontro com a Chefe de Unidade para as RUP da Direção-geral e Política Regional e Urbana, Sabina Bourdy, foi transmitido que a Comissão está a proceder a um estudo das necessidades desse próximo QFP, que se deverá centrar em questões de acessibilidade e de conetividade das RUP com o mercado interno, em matéria de transportes aéreos e marítimos.
No encontro com o Comissário Carlos Moedas, foi destacado a criação no programa Horizonte 2020, de quatro milhões para a melhoria da participação das RUP em programas de quadro de investigação, tendo o mesmo ressalvado que a Região Autónoma da Madeira merece um destaque especial devido ao reforço dos seus projetos no atual quadro comunitário em relação aos quadros anteriores.
Já na reunião no Comité das Regiões, com Christian Gsodam, a delegação parlamentar foi informada sobre a criação de uma task force, pela Comissão Europeia, sobre o Princípio da Subsidiariedade e da Proporcionalidade, vista como uma oportunidade de envolver os Parlamentos Regionais no processo de decisão.
Ao nível das questões do mar, foi manifestada a importância de reforçar o papel das RUP no alargamento do território europeu, com destaque para o território marítimo, tendo sido reivindicado para as pescas a garantia dos apoios ao setor e a necessidade de alargar os fundos europeus à renovação e modernização das frotas pesqueiras.
No encontro com o Representante Permanente Português junto da UE, o Embaixador Nuno Brito, puderam abordar-se temas como a posição portuguesa nas negociações do próximo QFP pós-2020, assim como a situação da Venezuela e a importância de a União Europeia aumentar o seu envolvimento não só no apoio à comunidade portuguesa, maioritariamente madeirense, mas também nas medidas catalisadoras de mudanças que acabem com o flagelo que hoje vive aquele país e com o drama diário dos nossos conterrâneos.
Neste encontro, os deputados do PSD aproveitaram ainda para reforçar a importância do Centro Internacional de Negócios da Madeira e para sensibilizar os interlocutores da premência da sua intransigente defesa, dada a sua relevância económica para a nossa Região.

15 comentários:

Anónimo disse...

...a foto lembra a dum CAPÍTULO DE CONFRARIA...neste em Bruxelas

Anónimo disse...

Já estou a ver muitas caras que vão ficar desempregados em 2019 e algumas caras que vão ter que trabalhar em qualquer coisa pela primeira vez na vida.

Anónimo disse...

E nós contribuintes europeus a pagar isto tudo.
Agora multipliquem esta excursão pelos deputados do parlamento europeu, e vejam os rios de dinheiro deitados ao lixo.

Anónimo disse...

Falta o Guido de São Vicente. Já foi dispensado?

Anónimo disse...

Nem tinha reparado!!! É tão importante que ficou na Madeira a assegurar o serviço.

Anónimo disse...

Anónimo
9 de março de 2018 às 11:32
...atenção! ... "não tome a árvore pela floresta"...por algum motivo Inglaterra saiu da UE.

Anónimo disse...

E do caniçal? Sr. Deputado Miguel Vieira... não sabendo falar Português quanto mais inglês ou francês!!!

Miguel Freitas disse...

A minha amiga Nivalda fica bem em qualquer fotografia!!

Anónimo disse...

Que rico passeio com tudo pago. Boa vida, gosto!

Anónimo disse...

Anónimo
9 Março de 2018 às 16:49
...”há males que veem por bem”... se tivesse sido eleita Presidenta da CMRB...

Anónimo disse...

Ó das 15.05, não foi a Inglaterra, foi o Reino Unido.
Mas votaram no Brexit devido a uns populistas, ainda piores que esta tropa fandanga da fotografia.
E já começaram a perceber que a brincadeira vai sair bem cara.
O que os líderes europeus não percebem é que estas extravagancias afastam as pessoas.

Anónimo disse...

O Bernardo tirou notas sobre os transportes marítimos e aéreos? Ou foi mudo e saiu calado como apanágio?
Belo deputado pelo Porto Santo

Anónimo disse...

Ó das 19:50
MUITÍSSIMO GRATO PELO SEU REPARO!!...nunca é tarde para aprender!!
Doravante referir-me-ei a Theresa May como sendo Primeira Ministra REINUNIDENSE !!!

Anónimo disse...

ó das 19:50
"O que os líderes europeus não percebem é que estas extravagancias afastam as pessoas."

...mas alguém no seu perfeito juízo tem por "líder europeu" alguém da foto?...quando muito "lideres duma tabanca a meio do atlântico"

Anónimo disse...

...já agora RAINHA REINUNIDENSE...em vez de RAINHA DA INGLATERRA...já agora: sabe quantas selecções de futebol têm estatuto de "selecção nacional" no REINO UNIDO?! BOM FIM DE SEMANA