Powered By Blogger

domingo, 4 de março de 2018

Porto Santo


Queremos a verdadeira mudança, 
a verdadeira renovação


Já sabíamos que o nosso último texto não seria, de forma nenhuma, tão consensual como os anteriores. De qualquer forma, ser consensual nunca foi a nossa intenção. O que queremos ajudar a conseguir é, sim, a verdadeira mudança, a verdadeira renovação que o Porto Santo realmente necessita e que, até hoje, não se deu.

A nossa Ilha está cada vez mais presa aos interesses da Madeira e dos grandes grupos. Os grandes partidos políticos continuam a escolher os “yes-men”, os “boys”, em detrimento daqueles que, de forma honesta e sem qualquer tentativa de guerrilha ou separatismo ignorante, lutam apenas por manter, nas mãos dos portosantenses, o poder de decidir o seu próprio futuro e escolher o seu próprio caminho, aquilo a que chamamos de independência intelectual, que está morta e bem enterrada, mas que tudo faremos para que ressuscite o mais rápido possível, sob pena de, em breve, pagarmos um preço demasiado alto por tanta passividade.


Que fique bem claro: ao contrário de outros, os Profetas pela Verdade jamais serão um grupo de cidadãos com intenções políticas. Jamais seremos uma plataforma para apoiar candidatos seja a que cargo for. Pretendemos, apenas, dar a nossa opinião sobre o Porto Santo e ajudar a que muitos dos assuntos “tabu” sejam trazidos à discussão. O tempo urge. O debate, actualmente, está minado. Quem beneficia e quer manter o “status quo” mantém-se alegremente calado. Teimam em camuflar a panóplia de assuntos relevantes para os portosantenses. O tempo urge. Os discursos de circunstância não servem para nada. Se nos pusermos com rodeios, não saímos da cepa torta. Se nos cingirmos ao politicamente correcto, continuaremos amordaçados por quem não tem escrúpulos.

Perdemos o rumo, e não é com “paninhos quentes” que retomaremos o melhor caminho. Arrufaremos umas quantas penas. Não massajaremos egos. O nosso único objectivo é um futuro melhor para o Porto Santo. E as soluções para lá chegarmos não residem, seguramente, na repetição dos erros do passado.

Quem não gostou de se rever no que escrevemos rapidamente recorreu à fumaça, alegando um ataque aos professores enquanto classe. Nada mais falso. Nunca esteve em causa o profissionalismo e competência da larga maioria daqueles que ajudam a preparar as novas gerações. É a qualidade do seu trabalho que sustenta a reputação que a profissão ainda granjeia. Quando essa reputação, construída e mantida por uma maioria silenciosa, é instrumentalizada por uma minoria ruidosa para fins políticos, muitos professores dedicados encontram, nesse facto, as mesmas críticas que nós apontámos no nosso último texto. Se essa minoria tem uma agenda política, que o assuma. Não venham é dizer que os políticos e a política estão na lama e se apresentar como neutros, ao mesmo tempo que praticam tudo, menos o que pregam.

Queremos uma escola, e, por escola, entenda-se não só o espaço físico como também todos aqueles que lá labutam, saudável e transparente.

Alguém tem dúvidas que, em breve, iremos ter uma luta pelo poder no “Liceu”, liderada por aqueles que criticam os políticos mas que, por estes dias, não sabem fazer outra coisa senão política? Alguém acha que a solução está na política gastado caciquismo? Da sebenta “Quanto mais benefícios, tipo iogurtes ou tinta, se dá, maiores serão as hipóteses de lá chegar”?

Sabemos o que alguns destes senhores negociaram para fazer parte de listas políticas. Outros, sem coragem de dar a cara, esconderam-se atrás de jovens de grande valor, aproveitando-se da sua pura inocência no amar da sua Ilha. Isto, e muito mais, será trazido para cima da mesa no momento certo. Estamos muito alertas e, no momento certo, iremos dizer tudo o que sabemos.

Estamos bem informados. Assuntos como a Assembleia Municipal, Centro de Saúde, a Misericórdia do Porto Santo, aCasa do Povo, os Clubes Desportivos, a piscina pública, a gestão de espaços desportivos e espaços púbicos, a economia local,a gestão de recursos naturais, a agricultura, a caça e até a maçonaria local serão trazidos a debate, doa a quem doer. Assuntos como a Praia do Porto Santo.

É deprimente a forma como se procura justificar o desaparecimento da Praia (“é normal, a areia vai e volta”) ou a intenção de tirarem a areia que quiserem da Fonte da Areia, dizendo que isso em nada mexe com a praia. Parece que o assunto da protecção e recuperação da praia será tratado como a chegada da maré negra, quando chegar, logo se vê, porque teimamos em reagir e não em agir.

Este desnorte também é evidente no planeamento das comemorações dos 600 anos. Até os cartazes dos festivais de Verão são anunciados com maior antecedência, e o nosso Presinerte, no seu inconfundível estilo, não tem vergonha de, em Março, ainda estar a pedir ideias e colaboração a quem as quiser dar. Entre isto e o bloqueio mental que se viu na BTL, venha o diabo e escolha. Conseguiu gaguejar mais ainda do que no debate das autárquicas.

Assim não vamos lá. Quando um dia, e esse dia vai chegar, se colocarem assuntos como que utilização dar ao terreno do parque de campismo, que força terá este homem para defender o que está correcto? Todos sabemos a resposta. Simplesmente, não existe. A verdade é que, em vez de grandes personalidades e grandes eventos culturais e musicais, talvez o grande evento que se deveria pedir para os 600 anos seja, sem dúvida, o salvar da praia, do género “destruam as ondas, não a praia”, criado,há muitos anos, para os lados do continente, que já passou por estas situações, facto a que, ao que parece, continuam alheios os nossos representantes políticos. O maior contributo que a Câmara Municipal, os Governos Regional e da República e o próprio Presidente da República deveriam dar seria dar meios técnicos e financeiros para que se comece a verdadeira obra, a verdadeira mudança que precisamos nesta terra. É vital a recuperação e revitalização da nossa praia, ela que tem sido tão maltratada, e que tudo nos dá. Chega de entregar o melhor da nossa praia aos grupos Sousa, Pestana e Ferpinta, que em nada contribuem para a protecção do nosso areal. Será que os nossos políticos terão essa capacidade? Ou só servem para suspender o PDM à pressa e a mando dos “senhorios” e dos seus interesses?

Estamos aqui pela Verdade e não apenas pela crítica destrutiva, ao contrário da ideia daqueles que não fazem e teimam e nada fazer pelo Porto Santo, querem fazer passar. Queremos contribuir para o progresso da nossa terra, e não para o seu retrocesso. Somos cada vez mais e não nos desviamos do nosso propósito, doa a quem doer.

Profetas pela Verdade

39 comentários:

Anónimo disse...

O Mar enrola na areia e toda gente sabe o que ela diz, sejam bem-vindos Profetas pela Verdade e digam tudo o que sabem, estou pessoalmente interessado no texto sobre o Centro de Saúde e Casa do Povo. Muito para comentar tenho eu sobre esses textos.

Anónimo disse...

Adorei ver o Stand do Porto Santo na BTL, já vi quiosques da SuperBock com melhor aspecto.

Anónimo disse...

Depois de ouvir o Idalino falar fiquei descansado, o Turismo está sem dúvida bem entregue. Não fosse o Idalino o Raminhos do Porto Santo. O homem das anedotas virou anedota. Deus não castiga nem com paus nem com pedras. Tanto gozaste dos velhos que hoje a anedota és tu.

Anónimo disse...

Saúdo o contributo destas vozes. Que sejam uma mais valia para as aspirações dos portosantenses.
Este status quo é que não é sustentável

Anónimo disse...

Mas estes iluminados sobre o porto santo, que andam ensombrados porque não dão a cara, não apresentam soluções.
Não querem o Sousa, a Ferpinta, o Pestana...
Ainal o que rem?
Desemprego?
Porto Santo sem turismo?
Criticam e bem a questão da praia, pois não se trata apenas de esperar que o mar traga...Pois o mar tem trazido menos e é preciso carregar.
Mas critiquem e apresentem soluções e não sejam apenas os tradicionais críticos de tudo , sem qualquer proposta.
Estar de fora, sentadinho no sofá, é maravilha...Problema é agir e dar a carinha ao tal debate que se deseja construtivo. Enquanto não houver profetas de coragem , vão continuar os Idalinos e os jocelinos a gerir o ordenado e as mordomias.
Por exemplo, alguém do porto santo já criticou o facto do Vice Presidente ter andado na costa sul da Madeira a inventariar os estragos e no Porto Santo nem Jocelino, nem Câmara, nem Presidente Albuquerque (que tem o pelouro da Ilha) foi ver a destruição da duna e a praia como ficou?

Anónimo disse...

Anónimo, 4 de março de 2018 às 13:03, e tu o que queres? Que eles gastem os temas todos num texto só? Que continuem as asneiras já feitas, como isentar o Lobo Marinho de tudo e mais alguma coisa, enquanto se paga mais para a carga vir da Madeira para aqui do que se paga para ela vir do Continente para a Madeira? Que se continue a cobrar uma renda anedótica, o custo de dois dias de aluguer de uma casa no Verão, pelo terreno onde está o Torre Praia? Há muito para falar e cada vez mais gente curiosa em saber.
Não querem dizer quem são? Siga pá frente. É da maneira que a malta se concentra na mensagem, em vez de se distrair a atacar o mensageiro. Ninguém quer o Porto Santo sem turismo, mas ninguém também quer o Porto Santo chupado até ao tutano com a gente a chuchar no dedo.

Anónimo disse...

Caros anônimos, adivinhem a razão pela qual tanta gente quer saber quem são os Profetas pela Verdade?

Anónimo disse...

Os problemas das Maiorias são os Lambe-Botas, que são sempre contemplados com Tachos.
A Praia do Porto Santo está cheia de Calhaus, mais dia menos dia a Areia volta em peso e lá teremos novamente a melhor Praia do Mundo.
Para a dimensão do Porto Santo, na BTL, creio que estamos bem representados.
Queriam o quê? O Tatos a barafustar, o Serôdio a dizer mal de tudo e todos?
Tenham calma que na Páscoa teremos o Porto Santo cheio de madeirenses.

Anónimo disse...

É fazer como a Madeira faz com Lisboa, comecem a dizer que os governantes do Funchal são uns cubanos colonizadores. Ameacem com a independência do Porto Santo e lutem por uma autonomia que permita os portosantenses decidirem o seu próprio futuro, sem o cubano do Albuquerque e do Pedro Calado a meterem bedelho.

Anónimo disse...

16,47.
Ataquem os verdadeiros responsáveis e deixem os investidores fazerem o seu trabalho e o mercado responde.
Os investidores do PSanto são a maioria de fora da Ilha.
Os Malinos e os Zecas do Psanto não investem. Ficam a ver o navio passar e nada fazem.
O Pé na Água é de um cubano e foi uma ideia genial de um Madeirense.
O calhetas é de madeirenses há muito tempo.
O mercado que nunca devia ter sido vendido ao malino é explorado por um madeirense
O beach club (cais café) já foi de um profeta que se deixou ir abaixo. Esperemos que o café da marina não caia também.
Os Hóteis são de Madeirenses e de cubanos.
Se querem que seja diferente, mexam-se e não critiquem apenas para se vitmizarem.

Anónimo disse...

Para lhes fazer a folha?

Anónimo disse...

A areia vai e volta como sempre? Achas que as alterações climáticas não afectam as marés? Quanto à BTL, a questão não é a dimensão, é ter alguém a falar por nós que saiba dizer três vezes batata...

Anónimo disse...

Pois, o mercado responde. Por isso é que, havendo mercado, já existe uma bomba da BP no Campo de Baixo...

Anónimo disse...

Ninguém quer peixarada. Perguntar, por exemplo, porque é que não se pode ter dois vôos directos, um à Sexta e outro ao Domingo, entre o Porto Santo e Lisboa é assim tão ofensivo?

Anónimo disse...

Perguntar porque é que não se pode ter sempre dois vôos directos, um à Sexta e outro ao Domingo, entre o Porto Santo e Lisboa, quero eu dizer.

Anónimo disse...

É preciso dar voz ao povo do Porto Santo. Não de deixem colonizar pela Madeira.

Anónimo disse...

A eles e a família. Típico dos senhores que estão no poder. O pesssoal do Governo que o diga e até mesmo o da Câmara. Se têm o azar de calhar nas mãozinhas dos Jocelinos, Idalinos, Bernardos e companhia, tão feitos!!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo tudo de borla, nos aqui no Porto Santo, também seríamos todos milionários. Os Madeirenses têm tudo dado e arregaçado, mas isso vai acabar. Tiveram o Barco de borla e ele só serve os Madeirenses, tem os restaurantes com rendas de miséria, para nós, rendas de dez vezes mais. Os hotéis não pagam um cêntimo para usar a praia, como o Vila Baleira que lá pôs 200 cadeiras no Verão, o Torre Praia quem lhe paga os nadadores salvadores é a Câmara, os transportes são cobrados os valores mais caros do mundo e mais e mais.Isto vai acabar e se não for a bem vai a mal.

Anónimo disse...

Escrever tanto texto e que depois de espremido só dá isto: queremos tacho.

Anónimo disse...

Essa do barco que só serve os Madeirenses tá boa.
Quando fizeram a experiência do Independência sair do Porto Santo uma vez por semana o navio vinha vazio.
Então o barco não serve os Portosantenses, mas choram quando o barco não vai em Janeiro.
E os Madeirenses que vão aí não consomem? não movimentam o mercado local?
Não se façam de vítimas e trabalhem. Mexam-se.

Anónimo disse...

Ok...voltaram ao que eram! Assim sim porque no último texto notava-se uma certa pretensão a cargos políticos nas entrelinhas.
E havia falsas verdades à mistura. Ainda bem que voltaram a ser o que eram.

Anónimo disse...

Ó das 20.29, resta perguntar, com essa facilidade toda porque não é o camarada milionário ?

Anónimo disse...

Essa de "não se façam de vítimas e trabalhem", neste tema, cai mal. Eles não deram a ideia, noutro texto, do barco fazer, ao Domingo, a mesma viagem que faz na Sexta?

Anónimo disse...

Porque não sou Sousa, Pestana ou Ferpinta. Sou um simples profeta trabalhador e que pago a preço de ouro a dupla insularidade de viver nesta Ilha. Se calhar não é do Porto Santo não entende o que aqui se escreve, pois sempre nos viram como os parentes pobres do Arquipélago.

Anónimo disse...

Deves ser mais um dos que anda polindo solas na Avenida do Mar!!!!!

Anónimo disse...

Jocelino diz ao Elvio, para ir mandar a Vânia e o Idalino trabalhar ou quem vai ficar sem tacho são vocês. O Cafofo e o Victor Freitas tão quase a chegar.

Anónimo disse...

Bom, mas então depois de tantas ameaças afinal prometem denunciar muita coisa!?

Já parecem o Menezes, ponderava denunciar, mas depois nada.
Um texto de 3 páginas a prometer denunciar em breve(!?)este mundo e o outro..OK.

Estas coisas não se anunciam e muito menos se fazem ameaças veladas.
A serem verdade é de louvar a coragem e o caminho é esse, mas vamos ver depois de aparecerem os nomes quem as vai publicar, porque os palcos nestes casos fecham-se.


Anónimo disse...

Confundir os Madeirenses, com os Sousas e Pestana, vê-se logo quem é o meu amigo. E comparar os dias de hoje com os do barco independência, só demonstra que ou parou no tempo ou é daqueles que só usa a estatística que mais lhe convém. Mas porque razão um barco pago com os nossos filhos impostos não pode pôr exemplo sair do Funchal um Domingo por mês as 19 como faz as sextas-feiras. Já viu se usar o cérebro, vai conseguir perceber que precisamos do barco e que o Barco serve o Porto Santo e que podia e devia prestar um melhor serviço aos habitantes do Porto Santo, também não tenho dúvidas.

Anónimo disse...

Acho muito bem fazer a experiência do Domingo.
Então como ficaria?
Domingos-não sai do Fx as 8 horas. Sai às 19. Portanto neste dia não haveria turismo de um dia para Porto Santo?
È preciso compatibilizar horários ou anular alguns...

Anónimo disse...

Julgo que é para discutir e resolver os problemas do Porto Santo que o Cafofo se senta ao lado do patrão do grupo Sousa no Estadio dos Barreiros. A acreditar no Professor Mentiras os profetas estão desgraçados.

Anónimo disse...

Os pontos referidos estão muito bem desenvolvidos agora ponham em prática,ou será como o presidente Idalino que na campanha disse que não podia falt barco em Janeiro e focamos isolados na mesma,conclusão é só promessas e quem vive na Ilha e sem trabalho é que sofre na pele porque não é com envelope de 10€ e uns iogurte fora de prazo que ad pessoais vão sobreviver!

Anónimo disse...

O que é capaz de render mais? Turismo de um dia ou escapadinhas de fim-de-semana? Élvio, a gente sabe que és tu que andas aqui a minar a discussão...

Anónimo disse...

Anónimo5 de março de 2018 às 12:24 Nunca foi ao cinema. Normalmente, antes do lançamento de um filme, costumam aparecer "trailers"...

Anónimo disse...

Na Madeira andam sempre a falar de como a autonomia é boa para os madeirenses mas quando é que a Madeira dá a autonomia ao Porto Santo? O Porto Santo está pobre e subdesenvolvido porque está a ser explorado pelos grandes grupos da Madeira. Os grandes hotéis são todos de grupos externos ao Porto Santo e os grandes negócios estão todos nas mãos de madeirenses. Assim as receitas do turismo vão todas para fora, não ficam no Porto Santo. Os impostos do turismo também vão para a Madeira. As ligações de barco e de avião também são muito poucas e não permitem ao povo do Porto Santo ter a mobilidade que precisa. Ter transportes regulares também é essencial para o desenvolvimento da ilha.

Anónimo disse...

Oh das 15.28.
Não esperem pelos Madeirenses. FAÇAM.
OS MALINOS, OS ZECAS que INVISTAM.
Comprem barcos, hotéis...
Não dependam dos outros.
Força.

Anónimo disse...

Andam por aqui a falarem do que não conhecem e não sabem. Limitam-se a mandar atoardas e ainda há uns ignorantes que vão na cantiga.
Sinceramente o que tem o Porto Santo para oferecer a quem nos visita nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março?
A Sazonalidade existiu, existe e vai continuar a existir.
O Porto Santo foi, é e sempre será um destino de PRAIA.
E quem disser o contrário é Ignorante.
E os visitantes que mais gastam, são os Madeirenses, quer queiram ou quer não.

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que o Elvio Vânia Alcalino jacuzzi jotacilino foram para a Disneylândia porque são o que são crianças mimadas pobres e nal agradecidos sem visão para os interesses da população trabalhem vadios falinhas mansas!

Anónimo disse...

Os trailers estão a visita de todos

Anónimo disse...

Max volta!